
Dr. Adriano Almeida
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Quem possui fios com caspa pode passar, muitas vezes, por constrangimentos públicos, pois os 'floquinhos' se espalham pela roupa, e chamam ainda mais atenção se for uma peça escura. Para acabar com esse problema, Dr. Adriano Almeida, diretor da Sociedade Brasileira do Cabelo, explicou o que causa a doença, o tratamento ideal e a prevenção para que ela não apareça mais.
Como a caspa surge?
De acordo com o médico, a caspa é uma doença em que há o envolvimento de um agente microbiano, a malassezia furfur, porém outros motivos podem ser citados. "Apesar de não ser genética, membros de uma mesma família podem ser portadores da doença. Além disso, o estresse emocional, assim como fatores físicos (outono e inverno), favorecem o surgimento da caspa", disse.
Existe diferença entre caspa feminina e masculina?
De acordo com Dr. Adriano, a doença possui as mesmas causas, independentemente do gênero. "Porém, como os homens possuem a pele mais oleosa e transpirarem mais, a doença é mais prevalente", explicou.
Como tratar a caspa
Apesar de não existir cura para a doença, o uso de produtos específicos pode fazer com que ela permaneça em remissão. "Assim, o paciente fica sem os sintomas, ou seja, a caspa diminui ou desaparece, mas a causa sempre vai estar ali, podendo voltar quando o paciente interromper o tratamento", afirmou. Segundo o médico, shampoos a base de piritionato de zinco, como o Instant Clear, de L'Oréal Professionnel, são indicados para combater e controlar a descamação.
Como usar o shampoo anticaspa
"O produto deve ser aplicado no couro cabeludo. Sugiro que os cabelos sejam lavados em dias alternados, sendo usado o shampoo de tratamento duas vezes na semana. O shampoo deve permanecer em contato com os cabelos e couro cabeludo por pelo menos cinco minutos", explicou.
O que uma pessoa com predisposição à caspa deve evitar?
- Banho quente: "Os portadores de dermatite seborrêica devem evitar banhos quentes e demorados, pois a água quente pode descamar o couro cabeludo".
- Alimentação desregrada: "Deve-se evitar alimentos ricos em carboidratos e farináceos. A doença pode melhorar com dietas ricas em frutas, verduras e proteínas".
- Acessórios: "Itens que retêm o calor dever ser deixados de lado, como chapéus muito abafados".
- Emoções à flor da pele: "O estresse é um fator que faz com que a caspa apareça. O controle emocional é importante tanto para prevenir quanto para não deixar que a doença reapareça".
Seguindo esses passos você vai conseguir controlar a caspa e exibir fios exuberantes.
Publicado por: Alexandra Gurgel, Segunda-feira 11 de agosto de 2014 - 12h15
Mais Tratamento de cabelo

Cabelo danificado, elástico e quebradiço: 5 dicas para salvar seus fios

Hidratação para cabelo fino: como deixar os fios macios e brilhosos sem pesar

Cortar o cabelo não faz ele crescer: conheça o segredo para preservar o comprimento sem aparar as pontas
Últimas matérias

Cabelo danificado, elástico e quebradiço: 5 dicas para salvar seus fios

Como fazer ondas no cabelo: 3 técnicas para experimentar no verão

Hidratação para cabelo fino: como deixar os fios macios e brilhosos sem pesar

Cortar o cabelo não faz ele crescer: conheça o segredo para preservar o comprimento sem aparar as pontas

Vai adotar o cabelo loiro pela primeira vez? Veja 4 tonalidades para fazer luzes nos fios escuros

Como dar vida aos cabelos: conquiste brilho, maciez e movimento com 7 dicas de expert