Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
As mechas já são velhas conhecidas das mulheres antenadas com a moda e com os assuntos do universo beauté. Elas são excelentes opções para quem deseja iluminar o look sem precisar aderir a uma coloração global. Diversas celebridades, como Gisele Bündchen, Cameron Diaz e Khloé Kardashian já apostaram no visual, optando por diferentes técnicas. O hairstylist e Embaixador L'Oréal Professionnel Paulo Freitas, do salão Paulo Freitas Hair Stylist, em São Paulo, explica como adotar a produção iluminada e exibir madeixas radiantes.
Luzes
A técnica conhecida como luzes é uma das mais antigas para clarear os fios. Feita com mechas fininhas e bem distribuídas para gerar contraste entre o tom de base e a nova nuance, é ideal para quem quer ficar loira sem colorir as madeixas por completo. "A atriz Cameron Diaz tem luzes bem naturais, já que ela tem uma pele bem clarinha. Se a cliente tiver cabelos mais escuros, dependendo da altura de tom, é necessário fazer uma descoloração antes do procedimento. O ideal é que o cabeleireiro faça um diagnóstico anterior para ter um resultado positivo, conseguindo clarear uma maior quantidade de fios sem qualquer tipo de marcação", auxiliou.
"No caso de cabelos que tiveram de passar por um grande processo de descoloração, indico o uso dos produtos da linha Absolut Repair Cortex Lipidium, que reconstroem a fibra, reparando-a. Assim, conseguimos devolver a saúde aos fios, obtendo um aspecto brilhoso e radiante", completou.
Balayage
As mechas feitas com a balayage misturam de dois a três tons em todo o cabelo e podem ser mais grossinhas do que aquelas feitas com luzes. "Elas ficam localizadas em um ponto estratégico da cabeça, podendo iluminar o rosto ou valorizar um corte. O exemplo mais famoso de uso da técnica é o da top model Gisele Bündchen, dona de uma das madeixas mais cobiçadas do mundo", lembrou.
Californianas
Surgidas no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, entre os anos 2008 e 2009, o visual era adotado por surfistas, que clareavam as pontas de suas madeixas com parafina. Aos poucos, a técnica foi se aperfeiçoando e ganhou o mundo, famosa nos fios de Isabelli Fontana e Khlóe Kardashian. "A ideia é criar um efeito 'queimado pelo sol'. Dependendo da cor de base e do tom da pele da cliente, decidimos o tom de mechas mais apropriado para criar esse ar de naturalidade", afirmou.
"Em cabelos já coloridos, é necessário fazer primeiro um processo de descoloração, usando, por exemplo, o descolorante Infinie Platine. Já em cabelos naturais, dependendo, é claro, da altura de tom desejada, recomendo o uso do Majiblond Ultra ou Majicontrast, se o desejo forem mechas vermelhas", ensinou.
Por ser um processo que não altera a cor de uma mecha vertical por completo, algumas pessoas se perguntam se é necessário hidratar os fios de maneira uniforme. "Independentemente do processo de mechas, é imprescindível nutrir o cabelo, desde o seu comprimento até as pontas, para criar um efeito homogêneo e harmônico", explicou Paulo.
Ombré hair
Febre entre as famosas, o ombré hair é um dos mais pedidos nos salões de beleza. A atriz Vanessa Hudgens foi uma das celebridades que aderiu ao estilo e exibe fios superluminosos. "As mechas denominadas ombré podem ser classificadas como luzes, que formam um degradê da raiz até as pontas, criando um aspecto natural", comentou o profissional.
Sombré hair
O estilo sombré hair surgiu como um upgrade do ombré, prezando, principalmente, pela suavidade nos contrastes. "As atrizes Tainá Müller e Bruna Marquezine aderiram ao estilo e conquistaram um efeito iluminado e sutil ao visual, contrastando a cor da raiz com as mechas elegantes. Esse serviço é superindicado para mulheres mais discretas, pois conseguimos controlar a quantidade das mechas sem gerar bruscas modificações no look natural", indicou.
Splashlight
Esta é a novidade entre as técnicas de mechas, que tomou popularidade com as madeixas da atriz Jessica Biel. "Esse serviço cria um efeito em que parece que a luz do sol está incidindo diretamente sobre as madeixas, dando maior luminosidade à área na altura das orelhas. Ele pode ser feito com suavidade ou de forma mais intensa, lembrando, é claro, de não deixar os fios marcados", afirmou.
Tratamento e manutenção para mechas
Paulo indica o tratamento de Cristalização da Cor a ser realizado logo após o procedimento das mechas. "Ele é uma excelente escolha, uma vez que preserva os pigmentos dentro do coração do cabelo, hidratando os fios e mantendo a coloração intacta por até seis semanas", recomendou. Para a manutenção em casa, o hairstylist indica o uso da linha Lumino Contrast, de L'Oréal Professionnel. "Ela acentua o contraste entre as mechas e intensifica o brilho dos fios", encerrou.
Publicado por: Carolina Medeiros, Sexta-feira 22 de agosto de 2014 - 12h05
Mais Cabelo das famosas

Morena iluminada: tudo sobre o novo cabelo com luzes de Thaís Fersoza, assinado por Rafael Bertolucci

Manu Gavassi adota cabelo loiro dourado em transformação radical com Redken

Penteados para festa das famosas: 45 ideias de cabelos usadas pelas celebridades no Oscar 2020
Últimas matérias

Hidratação para cabelo fino: como deixar os fios macios e brilhosos sem pesar

Cortar o cabelo não faz ele crescer: conheça o segredo para preservar o comprimento sem aparar as pontas

Vai adotar o cabelo loiro pela primeira vez? Veja 4 tonalidades para fazer luzes nos fios escuros

Como dar vida aos cabelos: conquiste brilho, maciez e movimento com 7 dicas de expert

Cabelo loiro danificado: como fazer reconstrução capilar em casa para tratar fios com luzes ou descoloração

Cabelo cinza em 2021: grisalho ou colorido, o visual promete brilhar no novo ano