
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Ter cabelos curtos com luzes é possível, e o segredo para iluminar com perfeição é escolher a técnica que melhor se adequa ao comprimento dos seus fios e ao visual que você deseja conquistar. Mesmo com menos espaço para criar as mechas, há a possibilidade de apostar em balayage, babylights, ombré hair e até em técnicas como o hair contour, que cria mechas na frente do cabelo. Para escolher a melhor forma de clarear seu cabelo curto, o primeiro passo é conhecer o efeito de cada técnica para acertar a nomenclatura na hora da transformação com o cabeleireiro. Pensando nisso, listamos 5 tipos de técnica para fazer luzes no cabelo curto. Confira!
Leia também: 15 penteados que valorizam o cabelo com mechas
1) Free hands é a técnica ideal para quem tem cabelos super curtos e quer efeito natural
Cabelos com cortes super curtos, como o pixie, podem ser iluminados. Mas devido ao espaço reduzido entre as pontas e o couro cabeludo, o cabeleireiro precisa ter total controle da aplicação da coloração para não atingir a raiz e clarear o cabelo por completo. A técnica free hands proporciona esse controle, pois nela as luzes são feitas com as mãos - sem pincel ou papel alumínio -, o que possibilita ao profissional depositar apenas o necessário em pontos específicos dos cabelos. Esse aplicação à mão livre ainda confere um efeito mais natural às luzes, já que sem o papel alumínio o clareamento é mais lento e sutil.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) A balayage pode ser aplicada em cabelos curtos intermediários
Balayage é um termo francês que, em tradução livre, significa varrer. Na coloração, a técnica se refere ao movimento que o cabeleireiro faz com o pincel sobre os fios, como os varressem, mas com movimentos delicados e rápidos. Para conferir um acabamento natural e sem marcações, o segredo é aplicar a coloração com o pincel na diagonal. Como arrastar o pincel sobre os fios faz parte da técnica, a balayage é mais indicada para cabelos com alguns centímetros a mais de comprimento, a partir da altura da orelha. Assim como as free hands, na balayage não se usa papel alumínio, a menos que seja necessário para acelerar o processo ou atingir um clareamento mais intenso.
3) O hair contour concentra a iluminação na parte da frente do cabelo
O hair contour (contorno de cabelo, em português) é uma tendência que conquista cada vez mais adeptas. Também conhecida como money piece, a técnica consiste em fazer mechas na frente do cabelo para iluminar e delinear o rosto. Para quem tem cabelos curtos entre a altura da orelha e do queixo, essa é uma boa pedida, já que esse comprimento permite a criação do efeito iluminado aos lados da face. A versatilidade também é uma marca desse visual e os cabelos curtos com luzes estilo money piece podem ser sofisticados, com um tom pouco contrastante e mechas nem muito finas nem muito grossas. Caso queira uma transformação mais moderninha, mechas ultrafinas ou super grossas dão um ar jovial e divertido ao look.
4) Cabelos curtos com luzes babylights são elegantes e delicados
Falando em sofisticação, a técnica babylights é uma opção certeira para clarear cabelos curtos com elegância e delicadeza. Ela consiste em fazer luzes bem finas e sutis, com nuances próximas do tom natural dos fios, que começam a poucos centímetros da raiz do cabelo e vão até as pontas. O cabeleireiro escolhe pontos estratégicos da cabeça para distribuir as babylights, o que contribui para criar esse efeito sutil de um cabelo que parece ter sido iluminado naturalmente pelo sol. Por serem finas e bem localizadas, as babylights podem ser feitas tanto em cabelos super curtos quanto em cabelos mais comprimento.
5) Aposte no ombré hair para ter cabelos curtos com luzes nas pontas
Talvez a técnica de iluminação mais conhecida e um dos visuais mais adotados pelas mulheres, o ombré hair nunca sai de moda. Oposta às babylights, a técnica ombré hair ilumina apenas o comprimento e pontas dos fios. As iluminações começam poucos centímetros acima das orelhas, com a raiz esfumada para dar naturalidade, e vão ficando mais intensas no comprimento. Por isso, é a aposta ideal para quem quer cabelos curtos com luzes nas pontas, preservando totalmente a cor natural da raiz, o que prolonga o espaço entre os retoques.
Como cuidar dos cabelos curtos com luzes?
Seja qual for a técnica escolhida, cabelos com luzes precisam de cuidados específicos. A descoloração é um processo intenso que retira nutrientes da fibra capilar e pode danificar o cabelo. Proteger a cor também é imprescindível para prolongar a durabilidade da coloração e não ter que fazer retoques frequentes. A dica é apostar em uma linha de tratamento que trate o fio profundamente sem pesar os cabelos curtos, que já estão mais próximos ao couro cabeludo e recebem os óleos naturais da raiz com mais facilidade.
Bruno Viana, hairstylist e embaixador de L'Oréal Professionnel, recomenda Vitamino Color. A máscara da linha tem textura em gel e fórmula com propriedades antioxidantes. "Recomendo procurar shampoos equilibrados que cuidem da cor. Vitamino Color tem produtos que cuidam da cor para ter um desbotamento muito menor e garantir uma lavagem muito mais segura em relação ao equilíbrio do pH, que é muito importante para manter a cor das mechas", afirma. Para mechas loiras Blondifier Gloss é uma boa adição na rotina. A fórmula desenvolvida a partir dos polifenóis presentes no extrato de açaí nutre os fios e confere brilho multidimensional às luzes.
Publicado por: Amanda Cardoso, Quinta-feira 06 de maio de 2021 - 12h54
Mais O Poder da Cor

Cabelo loiro mel: 5 passos para cuidar em casa e manter a cor dos fios sempre luminosa

5 motivos para fazer luzes no salão de beleza + indicações de cabeleireiros

Ruivo acobreado: 6 cuidados para evitar o desbotamento rápido da cor
Últimas matérias

Qual a diferença entre cabelo cacheado e cabelo crespo? Especialista explica e dá dicas para cuidar dos fios

Shampoo para cabelo loiro: 6 opções para revitalizar a cor e cuidar dos fios

6 produtos de cabelo lançados no segundo semestre de 2022 que você vai amar!

Vitamina C dá brilho instantâneo aos cabelos loiros. Saiba como usar!

Cabelo loiro mel: 5 passos para cuidar em casa e manter a cor dos fios sempre luminosa

Oxidação do cabelo colorido: o que é o fenômeno e como proteger os fios do desbotamento