
Conheça 5 causas para o ressecamento capilar e 5 soluções para reverter esses problemas

Ana Carolina Yamada

Hairstylist, visagista e ID Artist L'Oréal Professionnel
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Cabelo ressecado é o problema mais comum entre as brasileiras e pode ser causado por vários fatores: genéticos, climáticos ou culturais (sim, adoramos um processo químico e isso prejudica os fios). Para se livrar desse drama e cortar o mal pela raiz, é necessário adotar medidas definitivas que combatam o temido efeito palha e, por isso, o Segredos de Salão preparou uma lista com 5 causas e 5 soluções para acabar com o ressecamento já. Confira!
1) Cabelos ressecados por descoloração
Causa: a descoloração, processo que retira os pigmentos de cor da fibra capilar, também leva embora nutrientes essenciais para a saúde e beleza do cabelo e isso causa danos profundos na fibra capilar. Graças à esse processo o aspecto hidratado e macio do cabelo desaparece, dando lugar à madeixas ásperas, opacas e sem movimento.
Solução: durante o processo, peça para que o profissional utilize o SmartBond, produto de L'Oréal Professionnel que protege os fios dos danos da descoloração. Depois, invista em tratamentos reconstrutores e de ação profunda. Outra dica é realizar um cronograma capilar específico para o caso, com rituais de nutrição, hidratação e reconstrução feitos alternadamente para eliminar completamente o ressecamento e devolver o visual saudável para os fios.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) Cabelos ressecados por uso de secador e prancha
Causa: como explicou a ID Artist L'Oréal Professionnel Ana Carolina Yamada , o calor de ferramentas como o secador e chapinha retiram a umidade de dentro da fibra capilar e tornam os fios mais secos e opacos. "Isso acontece principalmente quando o uso desses modeladores é feito com muita frequência e sem a proteção adequada. Por isso, é sempre importante tomar alguns cuidados ao estilizar as madeixas", ensina.
Solução: para evitar que esses acessórios prejudiquem a beleza e a saúde do cabelo, o ideal é evitar usá-los sempre, criando pausas entre uma estilização e outra. No dia a dia, procure apostar em finalizadores que valorizem a sua textura natural e tornem o uso de chapinhas, secadores e babyliss dispensável. Além disso, sempre que for estilizar as madeixas aplique um bom protetor térmico antes de tudo, que blinda a fibra capilar contra as altas temperaturas.
3) Cabelos ressecados pelo uso incorreto de produtos
Causa: No momento da lavagem, utilizar produtos com sulfatos e petrolatos em sua fórmula pode aumentar o aspecto sem brilho e movimento dos cabelos cacheados. Pois eles são naturalmente sensíveis e propensos ao ressecamento e precisam de cuidados especiais..
Solução: uma das alternativas para evitar que o ressecamento se agrave, é utilizar produtos de ação ligth poo, com agentes mais leves. Outra opção é apostar no uso de condicionadores limpantes, produtos que limpam e hidratam o cabelo ao mesmo tempo, evitando que o aspecto seco apareça.
4) Cabelos ressecados por processos químicos
Causa: cabelos superprocessados são aqueles que passaram por diferentes processos químicos e mecânicos e, por isso, apresentam uma aparência danificada, sem brilho e toque áspero da raiz às pontas. O ressecamento surge como o primeiro sinal do problema e é sempre importante identificar o que está causando o aspecto seco nos fios para então, tratá-lo da maneira correira.
Solução: no caso dos cabelos danificados, é necessário apostar em produtos com ação restauradora e reconstrutora. Dessa forma, os fios terão seus nutrientes e vitaminas reinseridos na fibra capilar, o que devolve o visual saudável, brilhoso e com movimento. "Em L'Oréal Professionnel temos a coleção Pro Fiber, com produtos para cada nível dos danos e que pode ter sua ação prolongada por até seis semanas", explica o Educador L'Oréal Professionnel Daniel Marcato.
5) Cabelos ressecados pela ação do tempo
Causa: além de agentes externos que podem potencializar o ressecamento do cabelo, a parte interna do corpo também influencia nesse aspecto e, com o passar dos anos, o problema pode se tornar mais grave. "O organismo para de produzir vitaminas essenciais para a saúde do cabelo quando envelhecemos e, com isso, seu aspecto se torna cada vez mais seco e sem vida.
Solução: a dica para rever o ressecamento causado pelo envelhecimento capilar é apostar em linhas específicas. Nesse caso, prefira aquelas com óleos em sua composição, como Mythic Oil, com agentes que nutrem profundamente as madeixas e, com isso, garantem o visual dos sonhos.
Publicado por: Juliana Hansen, Quinta-feira 08 de junho de 2017 - 18h44
Mais Dicas de experts

Qual a diferença entre cabelo cacheado e cabelo crespo? Especialista explica e dá dicas para cuidar dos fios

Shampoo para cabelo loiro: 6 opções para revitalizar a cor e cuidar dos fios

6 produtos de cabelo lançados no segundo semestre de 2022 que você vai amar!
Últimas matérias

Qual a diferença entre cabelo cacheado e cabelo crespo? Especialista explica e dá dicas para cuidar dos fios

Shampoo para cabelo loiro: 6 opções para revitalizar a cor e cuidar dos fios

6 produtos de cabelo lançados no segundo semestre de 2022 que você vai amar!

Vitamina C dá brilho instantâneo aos cabelos loiros. Saiba como usar!

Cabelo loiro mel: 5 passos para cuidar em casa e manter a cor dos fios sempre luminosa

Oxidação do cabelo colorido: o que é o fenômeno e como proteger os fios do desbotamento