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O trabalho de um cabeleireiro vai muito além de cortar, modelar e colorir cabelos. Cada transformação de visual pode mudar a maneira como o cliente se sente e se enxerga, então é importante que o profissional esteja preparado para oferecer uma experiência completa de relaxamento, luxo e segurança para cada pessoa que vai ao seu salão. Em um momento em que o mercado da beleza está tão aquecido, causar uma boa primeira impressão é fundamental para atrair e fidelizar novos clientes. Por isso, reunimos dicas poderosas para te ajudar a se destacar desde o primeiro atendimento. Confira!
Saiba mais: os melhores conselhos para cabeleireiros que querem trabalhar com noivas!
O diálogo entre o cabeleireiro e o cliente deve ser a base do atendimento
Cada mudança que é feita no cabelo pode afetar diretamente a autoestima de uma pessoa. Por isso, o cabeleireiro e o cliente precisam ter uma boa comunicação para assegurar que o resultado seja satisfatório. O primeiro passo para conquistar essa segurança é escutar os desejos do cliente. "Temos que lembrar antes de mexer com um cabelo, você vai mexer com uma pessoa. Então o profissional da área da beleza tem que gostar de servir as pessoas. Tem que ter paciência em ouvir seu cliente, entender o problema que tem a resolver, o porquê de ele querer aquele serviço" conta Matheus Vieira , hairstylist e Artista Redken com mais de 20 anos de carreira. Perguntando sobre as expectativas, observando fotos de inspiração e conversando sobre as possibilidades disponíveis, você demonstra interesse e mostra que está dedicado a proporcionar o melhor resultado possível. Essa dedicação é fundamental para cativar o cliente.
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Não subestime o poder do diagnóstico capilar
O diagnóstico capilar é a análise que o cabeleireiro faz do cabelo do cliente antes de iniciar qualquer serviço. É nesse momento que eles conversam sobre o histórico dos fios, possíveis tratamentos anteriores e o estado de saúde da fibra capilar. Essas informações são fundamentais para o profissional definir o que pode ser feito para atingir o resultado desejado, respeitando os limites e as características do cabelo. Além de dar segurança para o hairstylist, o diagnóstico também faz com que o cliente se sinta mais confortável para confiar em seu trabalho. O cabeleireiro que não dedica alguns minutos para essa análise pode passar uma imagem de despreparo e falta de profissionalismo que não é esquecida nem se o resultado final for satisfatório. Por isso, incorpore esse cuidado na sua rotina de atendimento.
O lavatório deve ser um local de relaxamento para o cliente
Além da prestatividade dos profissionais e da qualidade do serviço, outros detalhes podem agregar valor à experiência dos clientes do salão de beleza. O tratamento do cabelo começa no lavatório, e esse deve ser um momento de relaxamento. Por isso, é recomendado evitar conversas altas e música com volume elevado. Opte por um som ambiente suave, que não se acumule com o barulho dos secadores, e mantenha as conversas adequadas ao ambiente de trabalho, evitando comentar assuntos íntimos com os demais profissionais no recinto. Na hora da higienização, evite movimentos agressivos. Em vez disso, aproveite a oportunidade para fazer uma massagem no couro cabeludo. Esses elementos simples podem impactar diretamente a experiência sensorial de quem está sentando na cadeira.
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Publicado por: Barbara Gonçalves, Sexta-feira 13 de julho de 2018 - 15h00
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