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A maior parte das pessoas utiliza o Instagram em momentos de lazer, mas a ferramenta pode fazer toda a diferença nas oportunidades que aparecem na trajetória de um profissional de beleza. Ele é um ótimo portfólio do trabalho e dos conhecimentos do beauty artist, assim como um poderoso cartão de visitas para novos clientes. No entanto, muitos cabeleireiros cometem erros graves ao usarem a rede e podem acabar afastando clientes e parceiros em vez de atraí-los e fidelizá-los. Reunimos 7 dicas para te ajudar a contornar esses problemas e turbinar seu perfil no Instagram para divulgar melhor seu trabalho e alavancar sua carreira. Confira!
Veja também: 5 dicas para tirar fotos melhores das suas clientes!
1) Não deixar informações importantes visíveis para os seus seguidores
Utilize o espaço da bio e dos destaques para colocar informações importantes para os seguidores que se interessarem pelo seu trabalho. Seu nome, o salão onde atende e a cidade são dados essenciais, assim como um telefone ou e-mail para contato e agendamento. Outras informações úteis são suas áreas de especialização, como coloração, mechas, penteados de noiva ou cortes masculinos. Assim, é mais fácil de as pessoas encontrarem seu perfil quando buscarem por um cabeleireiro no Google. Isso também permite que as pessoas que gostarem das fotos que você compartilha possam agendar um horário com você. Sem saber como te encontrar, elas vão acabar buscando outro profissional.
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2) Postar fotos ruins, tremidas ou muito escuras
O Instagram é uma rede social extremamente visual, onde as fotos determinam o sucesso ou o fracasso de um perfil. Sendo assim, é essencial que as imagens que você compartilha sejam de boa qualidade para mostrar de verdade os resultados do seu trabalho. "Recomendo tirar fotos em ambientes limpos e focar bem", afirma a hairstylist Brunna Fabrício, embaixadora L'Oréal Professionnel. Priorize sempre espaços com a melhor iluminação possível, e de preferência natural. Também é importante preparar as madeixas para o registro. "O cabelo tem que estar bem polido, com bastante brilho", conta a expert. Experimente também com poses diferentes, optando por tirar as fotos de lado ou de costas se a cliente não quiser mostrar o rosto. "Recomendo também investir em bons materiais para produzir fotos melhores e focar mais em ambientes claros e menos em paredes escuras para não ficar muito pesado" indica. Com as imagens prontas escolha a melhor para postar e guarde as outras para o futuro. Outra boa dica é não aplicar filtros em fotos de coloração para mostrar o resultado verdadeiro do serviço.
3) Não postar novas fotos com frequência
Não basta postar fotos boas pouquíssimas vezes por ano; no Instagram, qualidade e quantidade devem andar juntos. Salve alguns minutos na sua rotina para selecionar as melhores fotos e publicar regularmente novidades para os seus seguidores. Pode ser um cabelo que fez naquele dia, uma foto de um serviço mais antigo, uma dica de produto, um registro de um curso que participou recentemente... Não tenha medo de variar no conteúdo, mas lembre-se de manter seus clientes e as pessoas que te acompanham atualizados para que ele lembrem do seu nome quando quiserem adotar um novo visual.
4) Ignorar os comentários, as perguntas e mensagens
Mesmo que suas fotos recebam muitos comentários, é legal responder o máximo que puder. Não é preciso gastar muito tempo: agradecer elogios, responder dúvidas rápidas e ficar de olho nas mensagens privadas que te mandam é uma maneira de demonstrar interesse e respeito por quem acompanha e gosta do seu trabalho. Ignorar as tentativas de contato só vai fazer com que eles se afastem. Por outro lado, evite entrar em discussões e responder críticas. Concentre-se em quem quer fazer uma pergunta séria ou te parabenizar pelo serviço bem feito.
5) Não priorizar os conteúdos voltados para o trabalho
Se o seu perfil de Instagram é usado para a sua vida profissional, é importante que a maior parte das postagens seja sobre esse tema. No entanto, pode ser legal compartilhar um pouco da sua vida também para que os seguidores te conheçam melhor. "O cabeleireiro tem que ter o perfil bem personalizado. Tem que ter a cara da pessoa, não pode ser forçado, tem que ser natural. Eu pincelo um pouco da minha vida porque as pessoas querem saber também o que a gente gosta, o que a gente faz, o que a gente pensa", conta Brunna. Vale lembrar que essa exposição tem um limite e que o foco deve permanecer no trabalho. O ideal é reservar no máximo 20% do perfil para postagens pessoais; se preferir, considere criar uma conta separada para compartilhar esse tipo de conteúdo somente com seus amigos e familiares.
6) Postar sempre o mesmo tipo de foto
Variar no tipo de conteúdo que você compartilha vai deixar seus seguidores mais interessados, então não tenha medo de experimentar. Postar sempre fotos muito parecidas pode deixar o feed monótono. Em vez disso, use ângulos variados, poste resultados de serviços realizados em diferentes tipos de cabelo, teste penteados como tranças ou nós para demonstrar as nuances de uma coloração, faça boomerangs do cabelo em movimento, compartilhe dicas nos stories, registre o antes e o depois de uma transformação radical. Inspire-se nos perfis dos profissionais que você admira e não hesite em pedir dicas e conselhos. Depois, observe que tipo de postagem atrai mais comentários e curtidas para entender o que seu público gosta de ver na página. Além de conquistar mais audiência, você vai poder demonstrar toda a versatilidade do seu trabalho
7) Não usar hashtags, marcações e localizações nas postagens
Não subestime o poder das funcionalidades que o próprio Instagram oferece. Use hashtags que combinem com a foto para alcançar mais pessoas com o seu post, incluindo as das marcas usadas no procedimento. Aliás, marcar essas empresas na foto aumenta as chances delas compartilharem seu trabalho. Coloque sempre a localização na hora de postar - seja a do salão de beleza, a do shopping onde fica o estabelecimento ou até a da cidade, especialmente se estiver atendendo em um local diferente, para que alcance mais pessoas. Esses detalhes fazem toda a diferença para as pessoas que visitarem seu perfil e quiserem agendar um horário com você, o que é, no final das contas, o grande objetivo.
Publicado por: Barbara Gonçalves, Sexta-feira 14 de dezembro de 2018 - 15h12
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