
William Sales
Hairstylist especialista em corte, coloração e mechas
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
A caspa pode ser um problema muito incômodo se não for tratado da forma correta, por isso, cuidar do couro cabeludo, onde ela é formada, e dos fios é essencial. O couro cabeludo é responsável por boa parte da saúde dos cabelos. É a partir dele que a oleosidade é distribuída para o comprimento e é nele que os novos fios crescem. Por isso, a pele da região precisa de cuidados especiais e pode demonstrar irritação em caso de algum desequilíbrio. Um desses indicativos é quando observamos o cabelo com caspa, que são pequenos flocos de escamação da pele espalhados pela região da raiz das madeixas. Reunimos 5 dicas para te ajudar a lidar com esse quadro e recuperar a estabilidade do couro cabeludo. Confira!
Leia também: como lidar com a caspa oleosa em cabelo cacheado!
1) Use o shampoo anticaspa correto para tratar a escamação
A caspa não tem uma única causa definida, então a melhor maneira de lidar com o quadro é minimizando seus efeitos. Para isso, é fundamental usar um shampoo anticaspa formulado especificamente para equilibrar a região e evitar o ressecamento e o acúmulo de resíduos. O Bain Anti-Pelliculaire, da linha Specifique de Kérastase, tem fórmula sem silicone, trata tanto a caspa seca quanto a oleosa e ajuda a manter a pele do couro cabeludo protegida por até 8 semanas. Os ingredientes fazem toda a diferença durante o tratamento: o piritionato de zinco tem ação antibacteriana, enquanto o ácido salicílico tem ação esfoliante e incentiva a produção de agentes de defesa do próprio organismo. O resultado é uma limpeza mais completa e de longa durabilidade.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) Aplicar o shampoo anticaspa corretamente faz toda a diferença
Para remover todos os flocos de caspa e os resíduos de produtos que podem piorar sua aparência, os shampoos especializados têm ação mais esfoliante. Por isso, podem deixar o comprimento e as pontas um pouco mais secos. A verdade é que esse tipo de produto deve ser aplicado somente na raiz e massageado por alguns segundos antes do enxágue. Em seguida, você pode partir direto para o condicionador ou utilizar um outro shampoo, que tenha fórmula mais hidratante, no comprimento e nas pontas. Assim, você preserva a maciez e a maleabilidade dos fios enquanto trata a pele da região. "Também recomendo tomar banho com água gelada ou morna, já que a temperatura muito elevada provoca ressecamento e irrita o couro cabeludo, aumentando a produção de óleo na raiz e, com isso, a caspa", conta o hairstylist William Sales.
3) Sempre use condicionador ou máscara depois do shampoo
Quer você lave o cabelo uma ou duas vezes durante o banho, é preciso usar um condicionador ou uma máscara após o enxágue do shampoo. Mesmo os que têm fórmula hidratante precisam do complemento de um produto voltado exclusivamente para o condicionamento dos fios. No caso dos shampoos anticaspa, essa necessidade é ainda mais marcante. Aplique o produto somente no comprimento e nas pontas, evitando contato com a raiz, e deixe agir pelo tempo indicado na embalagem. Algumas máscaras, como a Hydra-Apaisant da linha Spécifique de Kérastase, podem ser aplicadas no couro cabeludo também porque são formuladas com a finalidade de ajudar no tratamento da pele. Para não ter dúvida, sempre siga as instruções da embalagem para não errar o modo de uso.
4) Evite passar outros produtos no couro cabeludo
A não ser que o produto diga explicitamente na embalagem que pode ou deve ser usado no couro cabeludo, o ideal é evitar o contato da fórmula com a pele. Condicionadores e máscaras de uma forma geral são desenvolvidos para hidratar as partes mais secas do cabelo - o comprimento e as pontas. Portanto, não existe nenhuma necessidade de aplicá-los no couro cabeludo, que já é uma região irrigada pela oleosidade natural dos fios. Produtos de finalização como óleos, cremes e pomadas também podem deixar as madeixas muito pesadas, com aspecto de sujas e ainda piorar a situação da caspa devido ao acúmulo de resíduos na raiz do cabelo. Quem está lidando com a escamação deve evitar o máximo possível o contato desses itens com a pele da região.
5) Nunca durma com o cabelo úmido ou molhado
Os fungos são uma das causas mais comuns para a caspa e eles se espalham mais facilmente em ambientes quentes e úmidos. Por isso, quem tem o hábito de dormir com o cabelo úmido ou molhado tem mais chances de observar o couro cabeludo escamando. Se não der tempo de deixar as madeixas secarem naturalmente antes de deitar, use um secador para retirar o máximo possível da água. Assim, além de evitar que os fios quebrem ou fiquem amassados durante a noite, você ainda ajuda a controlar a caspa para que o tratamento faça mais efeito.
Marque um horário no salão de beleza para cuidar dos cabelos com um profissional!
Publicado por: Barbara Gonçalves, Segunda-feira 24 de dezembro de 2018 - 14h48
Mais Tratamento de cabelo

Hidratação para cabelos secos: saiba como fazer e qual produto escolher para devolver brilho e maciez

Como fazer o cabelo crescer e evitar pontas afinadas: 5 dicas para manter os fios sadios sem ter que cortar

Quer ter cabelos longos? Saiba 5 motivos para inserir a ampola na sua rotina capilar
Últimas matérias

Corte degradê feminino: saiba como apostar na tendência e veja 15 fotos em diferentes tipos de cabelo

Marrom dourado: com luzes ou coloração global? Veja inspirações e escolha o castanho perfeito

Free hands: tudo sobre a técnica que cria luzes no cabelo à mão livre para um iluminado natural

Cabelo oleoso: saiba como o pré-shampoo de limpeza profunda controla a oleosidade e aprenda a usar

Trança em cabelo cacheado: 5 inspirações elegantes + dicas para dar brilho ao penteado

Hidratação para cabelos secos: saiba como fazer e qual produto escolher para devolver brilho e maciez