
James França

Hair stylist, makeup artist e ID Artist L'Oréal Professionnel
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Você sabe a diferença entre clarear e descolorir os cabelos? A ideia por tás do resultado pode ser parecida, mas são dois processos diferentes. Muitas mulheres sonham em ter cabelos loiros ou mais claros e optam por fazer luzes ou descolorir o cabelo como um todo para chegar nesse resultado. No entanto, a transformação radical nem sempre é necessária. Um segredo que poucas pessoas conhecem é que há casos em que é possível sim clarear o cabelo sem descolorir, mas o processo exige muito cuidado e só deve ser feito por um profissional para que preserve a saúde e a beleza das madeixas. Quer saber como funciona e em quais casos ele é mais indicado? Confira tudo sobre o método e tire suas dúvidas!
Veja também: o que você precisa saber antes de colorir o cabelo pela primeira vez!
É possível clarear o cabelo sem descolorir? Conheça os casos mais indicados para esse procedimento
A descoloração é um processo de retirada dos pigmentos do cabelo para fazer uma transformação maior. Se o seu cabelo for natural e o objetivo for apenas clarear alguns pontos suavemente e criar um efeito tom sobre tom, pode ser que a descoloração não seja necessária, especialmente no caso de cabelos naturalmente claros. "Um segredinho que eu gosto é, ao realizar a técnica free hands (à mão livre) para fazer luzes no cabelo, às vezes eu não uso água oxigenada na mistura, uso o revelador o do tonalizante Diarichesse, de L'Oréal Professionnel, e consigo chegar em um clareamento bem leve que, dependendo como for, eu não preciso nem tonalizar", conta James França, ID Artist da marca. "Com isso, consigo criar tons naturais, com efeito que exige menos retoque. Isso é muito interessante porque conquista a cliente, que vai ter um cabelo sadio, porque a gente trabalha com produtos de qualidade, e vai ficar mais satisfeita sem ter que voltar todo mês ao salão", conta o expert.
Apesar de ser um processo mais brando do que a descoloração, o clareamento também deve ser feito exclusivamente por um cabeleireiro. Há maneiras diferentes de chegar ao tom mais claro desejado, e só um profissional saberá avaliar o estado de saúde dos seus fios para identificar a melhor técnica para o seu caso. Ele também vai te ajudar a escolher a cor ideal, fazer um teste de mecha para observar a reação do cabelo e lidar com qualquer possível reação da fibra capilar. Por isso, o ideal é visitar um salão de beleza para fazer a transformação com segurança e conforto.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Saiba quando é necessário descolorir o cabelo para chegar a tons mais claros
Mesmo com alternativas para clarear suavemente os fios, há casos em que só uma descoloração dá conta do recado. É o caso, por exemplo, de quem quer adotar o cabelo platinado, gostaria de experimentar uma cor pastel ou tem vontade de fazer uma mudança mais radical nesse estilo, como clarear um cabelo bem escuro. Nessas situações, a transformação é muito mais complexa, então é ainda mais importante contar com a ajuda de um expert. "Na hora de criar um efeito de mecha, a gente tem que tomar cuidado com o produto que é usado", conta James. Não apenas a escolha o produto mas a técnica de aplicação, a pausa da fórmula e o ritual pós descoloração devem ser realizados sob o olhar atento de um hairstylist para que tudo ocorra como planejado. Essa é a única forma de garantir um resultado mais bonito, que respeite a saúde da fibra capilar e que tenha boa durabilidade.
Cuidados com cabelos clareados e descoloridos são diferentes?
A descoloração e o clareamento são procedimentos diferentes, que provocam reações específicas na fibra capilar, então vão requerer tratamentos diferenciados após a mudança de visual. Depois de descolorir o cabelo, os fios ficam mais fragilizados, então o foco dos cuidados deve ficar na reparação de danos e no fortalecimento da fibra. Para essa finalidade, a linha Absolut Repair Cortex Lipidium, de L'Oréal Professionnel, é uma ótima pedida, porque combina reconstrução e maciez incomparável para os fios.
Fez somente um clareamento? Realce a luminosidade da cor apostando em uma linha de nutrição intensa, que valorize o aspecto sedoso e radiante das madeixas, como Nutrifier, também de L'Oréal Professionnel, que é uma coleção feita com óleo de coco e Glycerol. "A linha tem um resultado sensacional, é uma das minhas queridinhas. Muita gente pensa que, por ser à base de óleo de coco vai pesar mas eu quebrei esse tabu entre as minhas clientes", conta James.
A verdade é que todos os tipos de cabelos tem carências variadas, então pode ser necessário combinar mais de um tipo de fórmula. Para acertar na escolha e montar um kit de cuidados que atenda todas as necessidades dos seus fios, o melhor a fazer é pedir uma orientação ao seu cabeleireiro após a realização de um diagnóstico capilar. Assim, você consegue garantir um ritual de tratamento que vai manter o novo visual impecável por mais tempo.
Publicado por: Barbara Gonçalves, Quinta-feira 18 de abril de 2019 - 10h38
Mais O Poder da Cor

Ombré hair platinado: 15 fotos do cabelo com luzes claras nas pontas para usar como inspiração

Cor de cabelo castanho médio: tudo sobre o tom escuro e natural que vai te conquistar

Vai adotar o cabelo loiro pela primeira vez? Veja 4 tonalidades para fazer luzes nos fios escuros
Últimas matérias

Ombré hair platinado: 15 fotos do cabelo com luzes claras nas pontas para usar como inspiração

Preenchimento de pontas ralas funciona? Saiba tudo sobre o tratamento para ter cabelos longos

Cabelos longos, fortes e sem quebra: conheça Extreme Length, nova linha de Redken

Shampoo para cabelo com luzes: como escolher o melhor produto para cabelo com mechas

Hidratação capilar com ácido hialurônico: tudo sobre o ingrediente que vai revitalizar seus fios

Cor de cabelo castanho médio: tudo sobre o tom escuro e natural que vai te conquistar