
Debora Melro

Hairstylist, colorista e Expert K
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Seu couro cabeludo está coçando? Esse pequeno incômodo, comum na região, pode acontecer por variados motivos, como explicou a Expert K Debora Melro: "Existem causas diferentes para essa coceira, que podem ser desde uma higienização mal feita, até o estresse, excesso de transpiração, ressecamento ou doenças como psoríase". A profissional conversou com o Segredos de Salão e falou mais sobre os 4 principais causadores do problema na raiz dos fios e os cuidados adequados em cada caso. Confira!
1) Uma higienização mal feita pode ser a responsável pelo couro cabeludo com coceira
De acordo com a expert, não lavar os fios corretamente abrange algumas situações variadas. "Como, por exemplo, um cabelo que é lavado diariamente, mas com o uso de produtos em excesso, ou mal enxaguados, o que deixaria alguns resíduos que irritam a região", contou, destacando que outro erro muito comum são as higienizações muito espaçadas. "Isso estimula a produção de oleosidade, que vai se acumular na raiz dos fios e entupir os bulbos capilares, causando irritação e coceira", alertou.
Nesses casos, a melhor forma de acabar com o problema é utilizar produtos específicos para o couro cabeludo irritado, como os da linha Spécifique, de Kérastase . "Os bains Vital Dermo-Calm e Riche Dermo-Calm são específicos para cabelos normais e mistos; e secos, respectivamente, e ótimas opções de cuidados para quem sofre com o incômodo. Além disso, passe a realizar a lavagem de maneira adequada, aplicando a quantidade certa de produto para a sua textura capilar e enxaguando bem para evitar o acúmulo.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) O estresse também pode piorar a coceira no couro cabeludo
A coceira na raiz do cabelo também pode surgir em momentos de muito estresse ou ansiedade, que geram irritação na região. Em casos mais graves podem também desencadear doenças, como a psoríase, que cria placas no couro cabeludo que coçam constantemente. Para acabar com o problema, a melhor indicação é procurar um dermatologista e encontrar o tratamento mais adequado para você, alinhado com cuidados específicos para a pele da cabeça.
3) O excesso de suor é outro dos possíveis causadores da coceira na região
O excesso de suor na região é chamado de hiperidrose e acomete cerca de 1% da população mundial. Esse problema, assim como a má higienização dos fios, entope o bulbo capilar, facilitando a sua inflamação e irritação, o que gera a coceira. Existem tratamentos a longo prazo para o problema, que devem ser feitos com um dermatologista, mas para minimizar o incômodo, vale lavar a região diariamente.
4) Seu couro cabeludo é ressecado? Esse pode ser um dos causadores da irritação na área
Seja através da genética, que torna a sua pele naturalmente mais seca, ou graças a processos químicos, que danificam e desidratam a região, o ressecamento é um dos principais causadores da coceira no couro cabeludo. Em alguns casos, o problema também pode surgir quando o clima está muito frio e as lavagens na região se tornam mais espaçadas, resultando no combo perfeito para a irritação.
Uma boa dica nesses casos é utilizar máscaras de hidratação específicas para a região, como a Masque Hydra-Apaisant . "Com ação calmante e sem silicones em sua fórmula, esse produto proporciona uma sensação imediata de frescor no couro cabeludo, além de tornar a raiz do cabelo mais saudável e equilibrada. Use em fios mistos e secos tranquilamente", indicou.
Em casos mais graves a dica é sempre procurar um dermatologista para saber o tratamento mais indicado para o seu couro cabeludo. Para encontrar um salão de beleza na sua região, experimente o nosso Salon Locator !
Publicado por: Juliana Hansen, Terça-feira 31 de janeiro de 2017 - 16h39
Mais Tratamento de cabelo

Hidratação para cabelos secos: saiba como fazer e qual produto escolher para devolver brilho e maciez

Como fazer o cabelo crescer e evitar pontas afinadas: 5 dicas para manter os fios sadios sem ter que cortar

Quer ter cabelos longos? Saiba 5 motivos para inserir a ampola na sua rotina capilar
Últimas matérias

Cabelo oleoso: saiba como o pré-shampoo de limpeza profunda controla a oleosidade e aprenda a usar

Trança em cabelo cacheado: 5 inspirações elegantes + dicas para dar brilho ao penteado

Hidratação para cabelos secos: saiba como fazer e qual produto escolher para devolver brilho e maciez

Como fazer o cabelo crescer e evitar pontas afinadas: 5 dicas para manter os fios sadios sem ter que cortar

Quer ter cabelos longos? Saiba 5 motivos para inserir a ampola na sua rotina capilar

Shampoo para cabelos grisalhos: 4 coisas que você precisa saber antes de escolher o seu