
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Para pintar o cabelo pela primeira vez, escolher um bom colorista é fundamental. Esse é o nome dado ao cabeleireiro especialista em coloração e será ele o responsável pela transformação dos seus fios. Por isso, é importante saber reconhecer um profissional de qualidade durante a conversa no salão de beleza.
A melhor forma de ter essa noção é observar as informações dadas pelo profissional. Listamos 7 coisas que um bom colorista deve te dizer ou perguntar no salão. Confira!
1. Um bom colorista vai te fazer diferentes perguntas sobre o seu cabelo
A fim de evitar um corte químico ou quebra capilar, um bom colorista vai fazer várias perguntas a respeito dos seus fios. Se você usa ou já usou algum tipo de química ou se seu cabelo é virgem, como você costuma cuidar dos fios em casa, entre outras. Isso vai dar ao profissional uma visão inicial do estado de saúde do seu cabelo antes do teste de mecha.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2. O colorista deve recomendar que você trate o cabelo antes de pintar (se preciso)
Mesmo que você esteja indo pintar o cabelo pela primeira vez, pode ser que ele não esteja 100% saudável e resistente. Secador, chapinha e babyliss também podem danificar os fios e deixá-los ressecados, além da ação de agressores externos como sol, poluição, água de mar e piscina. Por isso, caso seja necessário, um bom colorista vai recomendar que você trate o cabelo antes de pintar para evitar danos mais profundos e quebra. Ele também deve indicar quais tratamentos devem ser feitos, seja na sua casa ou no próprio salão de beleza.
3. Ele deve explicar como será todo o processo de coloração dos seus fios
É importante que o colorista converse com você sobre como será o processo de transformação dos seus fios. Dependendo da cor escolhida, pode ser necessário descolorir os fios. Isso deve ser avisado antes, já que aumenta o tempo do procedimento e também pode aumentar o custo esperado. Por outro lado, algumas tonalidades podem ser alcançadas sem descolorir e até mesmo com colorações sem amônia.
4. Um bom colorista deve explicar qual será o resultado final da cor em você
O resultado final de uma coloração sempre depende da cor de base do seu cabelo - ou seja, a sua cor natural. É dever do colorista explicar como a cor escolhida vai ficar em você considerando de que base você está saindo. Isso vai ajudar a alinhar as expectativas do que você deseja com o resultado que é possível alcançar no seu cabelo.
Caso tenha fios brancos e esteja indo pintar o cabelo com a intenção de cobrir o grisalho, o colorista também deve informar se será possível ou não fazer a cobertura total ou parcial dos fios e também orientar sobre as melhores chances para realizar essa tarefa.
5. O colorista deve te informar qual tipo de tinta vai usar no seu cabelo
Essa informação é muito importante para quem vai pintar o cabelo pela primeira vez, porque a partir desse momento os fios não serão mais virgens. Cabelos coloridos com tintas com amônia podem precisar de cuidados mais intensivos, já que a química pode sensibilizar os fios. Além disso, a amônia não é compatível com outros tipos de química, por isso, caso você queira fazer outras transformações, como escova progressiva, é importante ter essa informação.
Para reduzir o grau de sensibilização dos fios, colorações semipermanentes e sem amônia como Shades EQ, de Redken, são boas apostas. O hairstylist Wagner Macedo conta os benefícios da coloração. "Ela condiciona colorindo, isso pelo seu pH ácido. Uma coloração duradoura, sem amônia, com fórmula condicionante perfeita, sem inchaço da estrutura dos fios e com um brilho sem igual", afirma.
6. O hairstylist deve explicar como você deve cuidar do cabelo após a coloração
Todo cabelo com coloração precisa de cuidados especiais e o colorista responsável pela transformação dos seus fios deve não apenas conversar com você sobre isso, mas também te orientar sobre os produtos a serem utilizados e frequência de uso em casa. Ainda é importante que ele recomende uma data de retorno ao salão de beleza para um tratamento profundo e manutenção da cor, caso seja necessário.
7. Um bom colorista deve ser sincero e dizer que não pode colorir seu cabelo
Embora seja raro de acontecer com quem vai pintar o cabelo pela primeira vez, pode ser que seus fios não passem no teste de mecha. Isso pode acontecer pelo acúmulo de danos causados por chapinha ou por hábitos ruins que danificam e enfraquecem os fios, como dormir com o cabelo molhado, por exemplo. Em casos como esse, um bom colorista vai ser sincero e dizer que não vai fazer a coloração no seu cabelo naquele momento para evitar quebra. Depois, ele deve indicar uma rotina de cuidados para você seguir em casa para fortalecer os fios e só então voltar ao salão para fazer a transformação.
Publicado por: Amanda Cardoso, Quinta-feira 24 de março de 2022 - 15h16
Mais O Poder da Cor

Como ficar ruiva iluminada? Expert dá o passo a passo para conquistar a nuance

Cabelo curto castanho claro: 20 fotos de curtinhos até cortes no ombro

Mechas inversas: 15 fotos e dicas de como fazer a técnica para escurecer o cabelo
Últimas matérias

Como ficar ruiva iluminada? Expert dá o passo a passo para conquistar a nuance

Descobrimos o passo a passo para deixar a franja cortininha perfeita!

5 passos para acabar com o frizz do cabelo cacheado e crespo no inverno

5 segredos para tratar cabelo quebrado rapidamente

Cabelo curto castanho claro: 20 fotos de curtinhos até cortes no ombro

Corte de cabelo para rosto redondo: 7 tendências para curtos, médios e longos