
Fabrícia Santos

Hairstylist expert em coloração e mechas e campeã brasileira do Style & Colour Trophy 2017
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Para algumas mulheres, pintar o cabelo já se tornou um hábito. Para quem tem cabelo virgem, no entanto, a coloração pode ser um pouco intimidadora. Se você tem o sonho de adotar uma nova tonalidade mas ainda tem receios sobre o procedimento, a transformação ou a manutenção do visual, saber exatamente o que esperar pode te dar a coragem que falta para experimentar um novo look. Para facilitar o processo, separamos nossas 5 melhores dicas para quem vai colorir o cabelo virgem pela primeira vez. Confira!
Veja também: como conseguir a cor de cabelo perfeita!
1) Busque inspiração da cor de cabelo que deseja adotar
A principal motivação para mudar a cor do cabelo costuma ser a paixão por uma nova tonalidade. Se você não tem uma nuance específica em mente, o primeiro passo é pesquisar fotos de mulheres com características semelhantes às suas - especialmente no tom de pele e no tipo de cabelo. Assim, fica mais fácil saber se a cor vai combinar com você. Em vez de tentar explicar o tipo de nuance que você tem em mente, salve suas fotos favoritas para mostrar para o cabeleireiro no dia da transformação. Assim, você pode ter certeza que ele vai entender o que está sendo pedido e vai te ajudar a chegar o mais perto possível daquele resultado.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) Tire todas as dúvidas com o cabeleireiro antes de iniciar a transformação
Para ter mais segurança com a mudança de visual, aproveite para tirar todas as dúvidas que tiver com o profissional - sobre a cor, a aplicação, as seções necessárias para chegar ao tom desejado e até os cuidados após o procedimento. Se o profissional não tomar a iniciativa por conta própria, peça para ele fazer uma mecha teste. "Acredito que o segredo para quem tem medo de mudar de visual é fazer uma mecha teste. É importante o cabeleireiro tirar esse tempo para cuidar da sua cliente, fazer uma mecha, mostra como vai ficar", explica a hairstylist Fabrícia Santos. Essa mecha permite que o profissional e a cliente vejam o resultado final da cor e como a fibra capilar vai reagir à coloração. Assim, você não precisa se preocupar com o risco do fio quebrar ou a tonalidade não fixar.
3) Entenda que a textura do cabelo pode ficar bem diferente após a coloração
Não é apenas a cor do cabelo que muda com a coloração. A textura, o toque e a ondulação também podem ficar diferentes. "Eu sempre falo que a cliente sai do salão com um bebê recém-nascido depois de fazer mechas ou coloração. Quem tinha cabelo virgem vai perceber a diferença logo depois de lavar" conta Fabrícia. Clarear o cabelo geralmente altera mais a saúde dos fios do que escurecê-lo, então dependendo do seu tipo de fio e da coloração usada alguns efeitos colaterais comuns são um aspecto mais seco, sobretudo nas pontas e textura menos definida, com cachos mais abertos.
4) Adquira os produtos certos para cuidar do cabelo colorido e evitar o desbotamento
Para cuidar do seu novo cabelo, é importante adaptar sua rotina de beleza. O primeiro passo é adquirir produtos adequados para tratar o cabelo colorido, independente da cor. Nossa dica é a linha Vitamino Color A.OX, de L'Oréal Professionnel. Com filtro UV a ação antioxidante, ela atende as duas principais necessidades das madeixas com coloração: protege o pigmento para evitar o desbotamento e hidrata a fibra capilar para tratar o ressecamento. O shampoo e o condicionador são indicados para uso diário, enquanto a máscara é ideal para os dias em que quiser realizar um tratamento mais intenso. Para finalizar os fios e protegê-los do calor do secador, aplique o leave-in 10-em-1 da coleção.
5) Separe um espaço na agenda para voltar ao salão de beleza regularmente
Outra dica importante para está colorindo o cabelo pela primeira vez é que não se deve esperar até o dia do retoque indicado pelo cabeleireiro para voltar ao salão de beleza. "Além de ter bons produtos em casa, é importante ir ao salão no mínimo a cada 15 dias para fazer um tratamento mais profundo", afirma Fabrícia. Cada cabelo tem necessidades próprias, então esses encontros com o hairstylist vão ajudar a acompanhar as mudanças que ocorrem após a coloração para que a cor dure o máximo de tempo possível. Prevenir danos aos fios é muito mais fácil do que repará-los, então se programe com antecedência para fazer hidratações e reparações no salão quinzenalmente.
Encontre um salão de beleza próximo a você para mudar o visual!
Publicado por: Barbara Gonçalves, Quarta-feira 17 de outubro de 2018 - 16h10
Mais O Poder da Cor

Cabelo com mechas douradas: 18 fotos do tom de loiro perfeito para iluminar os fios

O cabelo ruivo começou a desbotar, e agora? Saiba como lidar com o desgaste entre os retoques

Se arrependeu da cor do cabelo? 3 situações mais comuns e como lidar com cada uma
Últimas matérias

6 dicas para fazer babyliss em cabelos curtos

Cabelo com mechas douradas: 18 fotos do tom de loiro perfeito para iluminar os fios

4 perigos do sol para os cabelos: o que a exposição sem proteção pode fazer com os fios

4 segredos para um couro cabeludo saudável e equilibrado

Retrospectiva 2019: 5 cortes de cabelo que mais fizeram sucesso no ano

O cabelo ruivo começou a desbotar, e agora? Saiba como lidar com o desgaste entre os retoques