
Alison Salles

Hairstylist e Artista L'Oréal Professionnel
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
È bastante comum ficar na dúvida sobre qual tipo de produto usar na hora de colorir os cabelos. Independente de querer cobrir cabelos brancos, dar uma repaginada no visual ou intensificar sua cor natural, é importante saber qual tipo de coloração é indicado para obter os resultados desejados. Apesar de aparentarem ter a mesma performance, a coloração permanente, com amônia, e a semi permanente, sem amônia, possuem ações diferentes e podem ser mais ou menos indicadas dependendo de cada caso. Entenda as diferenças e vantagens de cada tintura para você escolher a que mais se aplica ao seu caso. Confira!
Veja também: Como manter a cor do cabelo vibrante por mais tempo
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Entenda como a coloração com amônia funciona
A coloração permanente é um tipo de tintura indicado para quem deseja fazer uma mudança mais radical nos fios ou para quem precisa cobrir cabelos brancos. Esse tipo de produto possui amônia em sua composição, que age para abrir a cutícula dos fios para que a cor natural dos cabelos seja retirado da fibra capilar e o pigmento sintético seja introduzido. Essa ação penetrante que a amônia promove é o que torna essa coloração muito duradoura e com alta cobertura, podendo cobrir até 100% dos fios brancos. Por ter alta duração, a coloração permanente não necessita de retoques e, ao adotá-la você precisará apenas colorir a raiz crescida, já que o comprimento dificilmente desbota.
Além disso, esse tipo de coloração possui poder de clareamento de até 3 tons abaixo da sua cor natural, o que a torna ideal para mulheres que querem fazer uma mudança mais intensa nos nos cabelos. "A coloração permanente é indicada para a cobertura de fios brancos, quando se apresentam em concentrações maiores. Outro caso de indicação é quando a cliente pretende clarear os cabelos de dois a cinco tons, mudando radicalmente o look", explicou o ID Artist, Alison Salles. Por possuir amônia em sua composição, a coloração permanente não é indicada para quem possui química nos cabelos, podendo deixar os fios extremamente danificados se for aplicada em fios que possuam escova progressiva, alisamento, relaxamentos e afins. Isso ocorre por causa da incompatibilidade entre a amônia e os princípios ativos da maioria dos procedimentos que alteram a forma dos fios.
Saiba como a coloração sem amônia atua nos fios
Diferente da coloração permanente, o tonalizante é um tipo de tintura semi permanente, que possui uma duração e cobertura um pouco menos intensas do que a primeira. A tonalização do cabelo é um processo que se concentra na parte externa dos fios, não penetrando na fibra capilar, e colore os cabelos sem que a parte interna do fio seja alterada. No processo o pigmento escolhido é depositado sobre a cutícula capilar enquanto a cor original do cabelo é mantida dentro do fio. O tonalizante também proporciona um efeito de banho de brilho incrível, deixando os cabelos com um efeito espelhado após a transformação.
Por ter uma aplicação somente na porção exterior do fio, a coloração semi permanente possui um resultado mais leve e com menos durabilidade do que a tinta permanente, sendo mais indicada para quem deseja fazer mudanças temporárias, menos radicais, principalmente para quem quer reavivar a cor dos cabelos. O tonalizante não possui amônia ou qualquer substância que venha a ser incompatível com algum ingrediente dos procedimentos químicos e pode ser aplicada com segurança em cabelos que possuam processos químicos.
Cuidados com cabelos coloridos
Agora que você escolheu qual tipo de coloração vai utilizar para transformar o visual, é importante saber como fazer a manutenção da cor e recuperar os cabelos após o procedimento. Independente de qual tipo de coloração você escolheu para pintar os cabelos, os cuidados para evitar o desbotamento e manter os cabelos saudáveis e macios são quase os mesmos. Aplicar protetor térmico nos cabelos antes de utilizar ferramentas de calor, proteger os cabelos da ação do sol com um leave-in com proteção UV e lavar os cabelos com água fria são alguns hábitos básicos para fazer a coloração durar por mais tempo.
Outro cuidado necessário para cuidar da saúde dos cabelos e da durabilidade da coloração é investir em produtos específicos para cabelos coloridos. Por isso, utilize shampoos, máscaras e condicionadores desenvolvidos para cabelos coloridos, que evitam o desbotamento e mantém a saúde dos fios. Uma ótima linha para fazer a manutenção da cor e da saúde dos fios após a coloração é a Vitamino Color AOX, de L'Oréal Professionnel. Por conta de sua fórmula composta por ingredientes nutritivos e ação antioxidante, a coleção conta com produtos que combatem o desbotamento e ainda mantém os fios nutridos após a coloração.
Encontre um salão de beleza perto de você para fazer uma transformação no visual!
Publicado por: Fernanda Oliveira, Terça-feira 09 de outubro de 2018 - 15h51
Mais Cabelos coloridos

Oxidação do cabelo colorido: o que é o fenômeno e como proteger os fios do desbotamento

18 fotos de cabelos curtos com luzes loiras e coloridas para se inspirar

Para que serve centella asiática? Conheça 3 benefícios para cabelos danificados
Últimas matérias

20 penteados para um festival de rock: coques, tranças e rabos de cavalo para cabelos curtos, médios e longos

Esses 3 passos vão recuperar o brilho do seu cabelo loiro em casa!

10 dicas para manter a cor dos cabelos ruivos vibrante por mais tempo

Veja 10 dicas para manter seus cachos bonitos e definidos

Vai platinar o cabelo? Expert conta 4 cuidados com o loiro após descolorir

Cabelo quebrou na hora da descoloração: o que fazer quando os fios sofrem um corte químico