
Conheça 5 dicas de expert para colorir cabelo cacheado com segurança e elegância

Everson Fernandes

Hairstylist e Artista L'Oréal Professionnel
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Colorir, iluminar e descolorir o cabelo cacheado pode ser um desafio mesmo para profissionais experientes. Cada tipo de fio tem características próprias e é importante que o cabeleireiro saiba adaptar as etapas do procedimento para os diferentes tipos de clientes. Dentre os principais diferenciais do cabelo cacheado estão a definição da textura, a sensibilidade da fibra e o caimento dos fios, que podem alterar o resultado e o procedimento de coloração. Reunimos 5 dicas para acertar no processo de coloração dos cabelos cacheados e conseguir um resultado incrível!
Veja também: 6 dicas de cabeleireiros renomados para os novos profissionais!
1) Clarear o cabelo cacheado aos poucos é mais seguro
Quando for clarear o cabelo cacheado, independente da nuance desejada, tenha cuidado para não exagerar. Os cachos têm uma tendência natural a terem alta porosidade, o que permite que a fórmula penetre mais rapidamente. Errando na quantidade de produto ou no tempo de ação, pode ser que o resultado não seja o esperado. Por esse motivo, muitos experts preferem não usar papel alumínio, para evitar que a descoloração passe do ponto e acabe fragilizando demais a fibra. É sempre mais seguro prosseguir com calma e clarear aos poucos para ter mais controle sobre o acabamento.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) Ombré hair e degradê no cabelo cacheado exigem atenção
Criar degradê no cabelo cacheado requer uma graduação mais extensa do que no cabelo liso para que o resultado fique natural. Por causa da curvatura dos fios, fazer uma transição entre os tons muito curta pode fazer com que o degradê fique escondido e a passagem de cor pareça abrupta mesmo que, com os fios lisos, seja possível ver melhor o efeito. "Uma raiz esfumada perfeita tem que estar livre de qualquer tipo de marca", conta o hairstylist Everson Fernandes, Artista L'Oréal Professionnel. Outro cenário possível é a cor ficar parecendo mais escura do que o desejado por causa da sombra criada pelos cachos ao longo do fio. Esses detalhes devem ser observados para garantir um resultado impecável no ombré hair ou em qualquer outro tipo de coloração.
3) Usar Smartbond protege os cachos e a saúde da fibra
O cabelo cacheado geralmente é fino e tem uma tendência maior ao ressecamento, especialmente nas pontas, porque a ondulação do fio dificulta a distribuição da oleosidade produzida no couro cabeludo. Esse quadro torna o fio mais sensível, então é fundamental proteger a fibra durante qualquer procedimento químico para evitar a quebra e preservar a integridade e a definição das madeixas. O Smartbond, de L'Oréal Professionnel, é um sistema de duas etapas que fortalece a estrutura do fio e garante mais maciez, saúde e brilho sem alterar a cor desejada. Um dos passos é combinado com a mistura descolorante, enquanto o outro é usado na hora de lavar os fios. Assim, eles protegem o cacho durante e após a mudança de visual para proporcionar o melhor resultado possível.
4) É importante ficar atento à textura e ao formato dos cachos
Cada vez que o cabelo cacheado seca após o banho ele pode ganhar uma definição diferente. Com isso, pode ser que em certos dias as luzes fiquem mais visíveis, ou certas mechas ganhem destaque devido ao caimento naquele momento. Esse fator deve ser levado em consideração na hora de aplicar e esfumar uma coloração nos fios para ter certeza de que o resultado sempre será harmônico, independentemente das particularidades das madeixas naquele dia. "Ao usar o pente para fazer a passagem da cor, se o profissional não tomar cuidado, pode criar marcas de tonalizante ao longo do comprimento dos fios", conta Everson. "Toda atenção é pouco nesse momento", finaliza o expert.
5) Respeitar o limite do cabelo cacheado faz toda a diferença
Mesmo com bons produtos e muitos anos de experiência, o profissional precisa respeitar os limites do cabelo cacheado ao fazer uma transformação radical. Para uma coloração global de fios muito escuros ou grossos, por exemplo, pode ser preciso dividir o processo de clareamento em várias sessões para não partir os fios ou deformar os cachos. Há casos também em que uma mudança muito ousada pode não ser possível - como nos casos de cabelos cacheados com alguma química ou relaxamento anterior. Para garantir total segurança tanto a você quanto à sua cliente, sempre faça um diagnóstico capilar e um teste de mecha para ter certeza de que o procedimento será um sucesso.
Publicado por: Barbara Gonçalves, Sexta-feira 15 de fevereiro de 2019 - 14h09
Mais Área Pro

Color Festival: inscrições para o evento de coloração de L'Oréal Professionnel estão abertas

Como fazer raiz esfumada com coloração sem amônia? Expert dá dicas para cabeleireiros

4 dicas profissionais sobre cobertura de fios brancos para cabeleireiros
Últimas matérias

Cores de cabelo naturais: dicas para investir no castanho, preto e loiro sem reflexos

5 truques que cabeleireiros fazem no salão para criar penteados perfeitos

Cabelo com tons terrosos: 40 inspirações e dicas de nuances para o outono/inverno

5 segredos para evitar opacidade, frizz e oxidação da sua nova cor de cabelo

Color Festival: inscrições para o evento de coloração de L'Oréal Professionnel estão abertas

10 profissionais experts em morena iluminada