
Renata Rodrigues

Artista L'Oréal Professionnel especialista em coloração, mechas, cortes, tratamentos e penteados
Squasso Centro de Beleza e Spa

(21) 2610-1000

Rua Dr. Tavares de Macedo - Icaraí, Niterói - RJ

https://www.instagram.com/renatarodriguesoficial/?hl=pt-br
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Você sempre sonhou em ser loira mas não sabe como clarear cabelo escuro sem danificar os fios? A melhor forma transformar o visual com segurança é agendar uma visita a um cabeleireiro especialista em colorimetria. Além de fazer um diagnóstico capilar para saber se as madeixas estão saudáveis o suficiente para passarem pela química, ele também pode te ajudar a chegar ao resultado mais próximo do que você deseja sem riscos de deixar o cabelo manchado ou provocar um corte químico. Para que você entenda melhor os detalhes desse processo, reunimos tudo que você precisa saber para ir do cabelo castanho ao loiro sem perigos. Confira!
Leia também: 4 dicas de expert para hidratar cabelo loiro em casa
1) Como clarear o cabelo escuro e preservar a saúde dos fios
Uma das primeiras coisas que você deve considerar ao clarear cabelo escuro é que esse processo leva tempo. Dependendo do resultado que desejar, você pode optar por fazer uma descoloração global, que é realizada no cabelo como um todo de maneira uniforme, ou fazer luzes no cabelo para ir transformando o visual aos poucos. Além de ser uma boa opção para quem busca um efeito mais discreto e precisa de tempo para se acostumar com a nova cor, fazer mechas loiras também preserva a integridade do fio, já que o descolorante age apenas em algumas partes do cabelo e por menos tempo.
Seja qual for a alternativa que você preferir, o profissional sempre vai começar fazendo um teste de mechas para entender como a fibra reage à química antes de aplicá-la no comprimento todo. Com esse resultado em mãos, será mais fácil decidir como prosseguir com a transformação. Como a mudança do castanho ao loiro é drástica, especialmente se você quiser ir de um tom muito escuro para um platinado, em alguns casos é preciso agendar mais de uma visita ao salão para chegar ao resultado esperado de forma saudável e homogênea. Nos intervalos entre cada sessão, você pode aproveitar para tratar e fortalecer as madeixas para evitar problemas que podem causados pela intensidade da química, como quebra, ressecamento e afinamento das pontas.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) O fundo de clareamento faz toda a diferença ao adotar cabelos loiros
Quando o assunto é como clarear cabelo escuro, entender a influência do fundo de clareamento no resultado final é essencial. O fundo de cor nada mais é do que o tom que é revelado conforme os fios vão sendo clareados pela química. Ele influencia tanto na durabilidade da cobertura de uma coloração quanto nos reflexos que vão surgindo nas madeixas quando os pigmentos começarem a desbotar. A melhor forma de identificar o seu fundo de clareamento é saber a altura de tom, uma escala que varia de 1 a 10 de acordo com a sua cor natural. Enquanto o número 1 indica fios pretos, o 2 representa os castanhos escuríssimos e assim por diante até o tom mais claro de loiro.
"Para cada altura de tom existe um fundo de clareamento. Todo cabelo do 1 ao 5 vai abrir para o castanho avermelhado, por exemplo. Do 6 ao 7, o fundo será castanho alaranjado, enquanto do 7 ao 8 teremos um alaranjado amarelado. Por fim, temos um amarelado claríssimo nas alturas de 8 ao 10", explica Renata Rodrigues, artista L'Oréal Professionnel. Com isso em mente, o colorista vai ajustar o seu fundo de cor para que a tonalidade escolhida se revele da forma adequada. Caso você tenha um cabelo com o fundo avermelhado e queira atingir uma cor de bem clara, por exemplo, será preciso criar uma base adequada para que a nuance se revele de forma homogênea, sem reflexos quentes, então a descoloração será mais intensa. A melhor forma de fazer isso é apostar em bons produtos: além de descolorantes de qualidade, colorações ricas em pigmentos frios podem ser ótimas aliadas no processo de transição do castanho ao loiro, pois ajudam a neutralizar o fundo quente e preservam a intensidade da tonalidade por muito mais tempo.
3) Cuidados com o cabelo depois de ir do castanho ao loiro: mantenha uma rotina para preservar a cor
Depois de clarear o cabelo castanho ou preto, você deve montar uma rotina de manutenção em casa para deixar a fibra hidratada, sedosa e sadia novamente. Como a química tende a deixar as mechas um pouco mais ressecadas e propensas à perda de nutrientes, o ideal é buscar por produtos desenvolvidos especialmente para cabelos loiros e com luzes para suprir todas as suas necessidades. "Quando o cabelo é exposto ao clareamento, há também uma mudança na textura. Sendo assim, é preciso ter todos os cuidados para que não haja um rompimento da fibra", comenta Renata. Nossa dica é investir na coleção Blondifier , de L'Oréal Professionnel, que conta com polifenóis de açaí para oferecer nutrição intensa e disciplina às madeixas coloridas.
No dia a dia, intercale o uso do shampoo roxo e do shampoo Gloss entre as lavagens. O primeiro ajuda a corrigir os reflexos amarelados e alaranjados que podem surgir com o passar do tempo, enquanto o segundo faz uma limpeza suave enquanto preserva o brilho. Tome cuidado para não exagerar na frequência da neutralização; se tiver dúvidas, pergunte ao seu cabeleireiro qual é a periodicidade ideal. Para uma hidratação leve e suave, o condicionador da linha é uma aposta certeira, mas nos dias em que a fibra precisar de uma dose ainda mais profunda de nutrientes, aplique a máscara Gloss. Já o leave-in Blonde Bestie pode ser usado durante a finalização para proteger o loiro dos agressores externos e proporcionar um toque instantâneo de brilho e nutrição. Seguindo esses cuidados regularmente, o resultado são cabelos loiros macios, uniformes e muito mais saudáveis.
Publicado por: Maria Antonia Rocha, Sexta-feira 31 de julho de 2020 - 15h32
Mais Cabelos coloridos

Cabelo preto e branco: 20 fotos da tendência bicolor para quem gosta de ousar

Cabelo cinza em 2021: grisalho ou colorido, o visual promete brilhar no novo ano

Cabelo colorido em 2021: 4 formas de apostar nos tons fantasia que vão te conquistar
Últimas matérias

5 dúvidas sobre hidratação capilar: aprenda a cuidar do cabelo ressecado em casa

Long bob em 2021: como adotar o corte de cabelo médio mais famoso do mundo esse ano

Cabelo queimado de sol com luzes: como adotar as mechas loiras com aspecto natural

Cabelo danificado e com quebra: como cuidar dos fios enfraquecidos em casa

Rabo de cavalo estiloso: 3 penteados fáceis de fazer que estão em alta em 2021

Cabelo platinado com luzes: as mechas loiras descoloridas vão te conquistar nessa temporada