Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Seu cabelo está poroso e você quer colorir? Muitas pessoas não sabem o que é a porosidade do cabelo, mas ela pode fazer muita diferença na hora de tratar, finalizar e principalmente colorir os fios. O termo se refere ao grau de abertura das cutículas que envolvem a fibra capilar e a protegem; quando o cabelo está danificado ou ressecado, é comum que as cutículas fiquem exageradamente dilatadas e até fragmentas em alguns pontos, apresentando falhas que fragilizam o cabelo como um todo. Na hora de colorir o cabelo, esse status pode alterar o processo e o resultado da aplicação de cor; por isso, é importante entender os cuidados necessários para garantir um acabamento sedoso, homogêneo e duradouro. Confira nossas dicas!
Leia mais: como identificar se o cabelo tem alta porosidade?
O que é um cabelo poroso e como esse status afeta a coloração
A porosidade normal dos cabelos é a intermediária. Quando a fibra está muito selada, como acontece após alisamentos, ela não absorve bem os tratamentos ou as colorações, então demora mais para responder durante esses processos. No entanto, quanto está com porosidade alta e tem um toque áspero, ela absorve facilmente os ativos mas não consegue retê-los, o que acelera tanto o processo de ressecamento quanto o de desbotamento.
Além disso, durante a aplicação da cor, pode ser que o resultado fique manchado ou desigual ao longo do comprimento, já que as pontas tendem a ser mais ressecadas do que a raiz e o grau de porosidade pode variar de uma área para a outra. Outra possível consequência é a quebra dos fios, uma vez que ficam mais sensíveis quando estão com porosidade alta. Para evitar esse efeito e garantir mais segurança para o profissional e para a cliente, os cabeleireiros geralmente recomendam cuidar da saúde dos fios antes de fazer uma transformação na tonalidade.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Como preparar o cabelo poroso para a coloração
Na preparação do cabelo poroso para a coloração, o foco principal é recuperar o equilíbrio dos fios, não apenas para facilitar a transformação como também para garantir mais durabilidade ao resultado. Por isso, a solução não é fazer uma química, e sim seguir uma rotina de tratamento nas semanas anteriores. Priorize fórmulas voltadas para reparação e nutrição, que reponham os lipídios perdidos e ajudem a resgatar a saúde da fibra. A hairstylist Brunna Fabrício, embaixadora L'Oréal Professionnel, indica a linha Absolut Repair Cortex Lipidium . "A linha é perfeita para quem faz coloração, descoloração ou reflexos no cabelo porque reconstrói a fibra, dá muito brilho e ainda confere proteção total", afirma a expert. Cada cabelo tem necessidades especiais, então a pessoa certa para receitar uma rotina de tratamento é o cabeleireiro que analisar o estado de saúde dos fios, mas uma linha como Absolut Repair com certeza vai ajudar a preparar suas madeixas para uma coloração segura e impecável.
A melhor forma de colorir o cabelo poroso com segurança
Depois de tratar o cabelo por algumas semanas para recuperar a força e o equilíbrio da porosidade, é hora de visitar o salão de beleza para realizar a coloração. O profissional vai saber exatamente qual tipo de produto usar, quanto tempo deixar agir e como garantir a integridade da fibra ao final do processo, além de poder tratar os fios depois para proteger o pigmento e a saúde do cabelo. Essa personalização do procedimento é o que assegura que as necessidades do fio e as suas preferências vão ser atendidas da melhor forma possível.
Para os cabelos que ainda estão com a porosidade alta ou que têm uma sensibilização melhor, usar um tonalizante pode ser a melhor opção, já que sua ação é mais branda. Se fizer questão de uma coloração sem amônia, uma boa dica é apostar em uma fórmula sem amônia, como INOA, de L'Oréal Professionnel. A tecnologia a base de óleo garante uma cor intensa e duradoura sem odor, além de conferir até 50% mais brilho para valorizar a tonalidade e manter as madeixas radiantes.
Cuidados essenciais para manter o cabelo colorido bonito e controlar a porosidade
Depois de colorir o cabelo, também é importante manter uma rotina de cuidados em casa para que a porosidade dos fios não fique desequilibrada novamente. Usar a linha Absolut Repair Cortex Lipidium ajuda a manter os fios macios, reparados e saudáveis, mas é importante não exagerar no uso para não sobrecarregar a fibra sempre com os mesmos ativos. Em vez disso, intercale seu uso com uma linha específica para cabelos coloridos, como Vitamino Color A.OX , de L'Oréal Professionnel. A fórmula tem proteção antioxidante, o que prolonga a duração do pigmento, além de oferecer filtro UV para bloquear a deterioração provocada pelo sol. Use o shampoo e o condicionador ou a máscara para tratar a fibra no banho e finalize com o spray 10-em-1 para garantir máxima proteção, brilho e toque sedoso aos cabelos coloridos. Alternando entre as duas linhas, você pode atender diferentes necessidades dos fios e mantê-los em sua melhor versão por tempo prolongado.
Publicado por: Barbara Gonçalves, Segunda-feira 06 de maio de 2019 - 15h57
Mais O Poder da Cor

Cabelo loiro mel: 5 passos para cuidar em casa e manter a cor dos fios sempre luminosa

5 motivos para fazer luzes no salão de beleza + indicações de cabeleireiros

Ruivo acobreado: 6 cuidados para evitar o desbotamento rápido da cor
Últimas matérias

Qual a diferença entre cabelo cacheado e cabelo crespo? Especialista explica e dá dicas para cuidar dos fios

Shampoo para cabelo loiro: 6 opções para revitalizar a cor e cuidar dos fios

6 produtos de cabelo lançados no segundo semestre de 2022 que você vai amar!

Vitamina C dá brilho instantâneo aos cabelos loiros. Saiba como usar!

Cabelo loiro mel: 5 passos para cuidar em casa e manter a cor dos fios sempre luminosa

Oxidação do cabelo colorido: o que é o fenômeno e como proteger os fios do desbotamento