
Rafael Wanick

Hairstylist, beauty artist e Expert K Plus
Squasso Centro de Beleza e Spa

(21) 2611-1050

Rua Cel.Moreira César, 251, lj 113 - Icaraí -Niterói (RJ)

https://www.instagram.com/rafaelwanick/
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Muitas pessoas têm dúvidas sobre como cuidar de cabelos cacheados com frizz, tanto para disciplinar os fios arrepiados quanto para evitar que eles retornem. Mesmo que o frizz possa aparecer em todas as texturas de fio, ele é especialmente comum nos encaracolados. "O cabelo cacheado é mais suscetível a ter frizz porque o despertar dele é anelado desde a raiz, e por isso tem mais necessidade de disciplina", explica o hairstylist Rafael Wanick, expert Kérastase. Foi pensando nisso que trouxemos algumas dicas simples para o dia a dia que vão te ajudar a domar o aspecto rebelde dos cachinhos e conquistar madeixas muito mais alinhadas e saudáveis. Confira!
Leia também: como secar o cabelo cacheado com definição e sem frizz
1) O que causa frizz no cabelo cacheado?
Entender o que provoca o frizz no cabelo cacheado é a melhor forma de definir quais hábitos você pode inserir e retirar da rotina para reverter o problema. A causa mais comum para a formação de frizz é a ação da umidade, que penetra no cabelo e bagunça a estrutura das cutículas, deixando-as arrepiadas. Outro motivo muito comum por trás dessa aparência é o ressecamento, que acontece quando o cabelo não está absorvendo toda a água e substâncias necessárias para se manter alinhado e saudável. No caso específico do cabelo cacheado, o fio normalmente é mais fino, então ele se torna mais suscetível à ação desses fatores porque tem menos massa molecular para protegê-lo da umidade.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) Evite lavar o cabelo cacheado com frizz todo dia
O hábito de lavar o cabelo todos os dias faz parte da rotina de muitas pessoas, mas pode ser um problema para a saúde dos fios que são naturalmente mais secos, como os cacheados. Nesse caso, intercalar os dias das lavagens é a principal recomendação dos experts para controlar o frizz. Quando higienizamos demais as madeixas, retiramos toda a oleosidade natural que é essencial para proteger a fibra, o que pode acabar ressecando o cabelo e colaborando para deixá-lo ainda mais arrepiado. Por isso, tente lavar os fios em média a cada dois dias e lembre-se de ajustar a temperatura da água para morna ou fria quando estiver embaixo do chuveiro, já que a água quente também agrava o aspecto ressecado e opaco. Se pra você for difícil se acostumar a isso, experimente direcionar um último jato frio depois de tomar banho para selar as cutículas e garantir muito mais brilho e disciplina às madeixas.
3) Cabelo cacheado com frizz pede por shampoo e condicionador com ação nutritiva
Para cuidar do cabelo cacheado com frizz todos os dias é essencial escolher produtos com ação nutritiva para usar na hora do banho. Eles vão restaurar os lipídios essenciais para formar uma camada que protege o cabelo dos agressores externos, deixando o cabelo muito mais disciplinado, brilhante e saudável. Nossa dica é apostar no shampoo antifrizz Oleo-Relax , que deixa os cabelos mais controlados e fáceis de desembaraçar, colaborando para o controle dos fios rebeldes. Se você prefere a ideia de um co-wash, que é o condicionador próprio para limpeza, o Cleansing Conditioner da coleção Discipline Curl é uma opção excelente porque é específico para cabelos cacheados. Além de evitar a formação do frizz, ele também ajuda na definição dos cachos, deixando-os super hidratados, macios e sedosos.
4) A nutrição para cabelo cacheado com frizz é indispensável
Fazer tratamentos intensivos com uma máscara de nutrição é essencial para revitalizar a saúde do cabelo cacheado com frizz e evitar o aspecto arrepiado. A Masque Oleo-Relax conta com uma combinação perfeita de óleos capazes de nutrir o fio, impermeabilizá-lo e proporcionar ainda mais brilho, recuperando a aparência poderosa dos cachos e protegendo-os do aspecto rebelde por até 24h. Em geral, ela pode ser usada uma ou duas vezes por semana para tratar profundamente o cabelo cacheado com frizz, mas como a frequência certa varia de pessoa para pessoa, não deixe de consultar seu cabeleireiro para entender como usar no seu caso. Para aplicar, distribua de 15 a 30ml somente no comprimento e pontas, massageie e prenda. Deixe agir por 5 minutos e em seguida acrescente um pouco de água para emulsionar. Uso os dedos para retirar o excesso de produto e enxágue bem para finalizar.
5) Capriche na finalização do cabelo cacheado com frizz com um leave-in com proteção térmica
Os leave-ins para cabelo cacheado com consistência de óleo são ótimos aliados para tratar vários problemas capilares, como pontas ressecadas e aspecto espigado. Quando se trata do cabelo cacheado com frizz, então, o produto vai ser o seu melhor amigo! Por tratar o fio instantaneamente com uma combinação de ingredientes super hidratantes e nutritivos, ele é a melhor opção para finalizar as madeixas depois de limpas, ou mesmo quando estiverem secas e precisarem daquele toque extra de brilho e proteção. Duas opções perfeitas nesse caso são o Discipline Advanced Oleo-Relax , que tem proteção térmica até 230 graus e vai te ajudar a evitar que o frizz se agrave por conta do calor do secador, ou o Discipline Curl Ideal , formulado especialmente para as cacheadas, deixando a textura incrivelmente definida e os fios maleáveis.
6) Cuidado com o atrito para não agravar o frizz no cabelo cacheado
Outro cuidado super importante que quem tem o cabelo cacheado com frizz deve tomar é evitar os hábitos do dia a dia que aumentam o atrito entre os fios, já que eles colaboram para agravar a aparência rebelde. Na hora de secar o cabelo, por exemplo, evite esfregar a toalha com força ao longo das madeixas, dando preferência à secar suavemente com movimentos leves. O mesmo vale para o uso do secador: evite usá-lo todos os dias, mas sempre que precisar aplique um bom protetor térmico para evitar o ressecamento e os danos. Na hora de desembaraçar, o melhor a se fazer é começar sempre a partir das pontas e só depois subindo em direção ao comprimento. Para dormir, aposte na fronha ou touca de cetim para garantir um acabamento alinhado e sedoso.
Publicado por: Maria Antonia Rocha, Segunda-feira 04 de maio de 2020 - 09h05
Mais Dicas de experts

5 passos para acabar com o frizz do cabelo cacheado e crespo no inverno

5 segredos para tratar cabelo quebrado rapidamente

É melhor pintar o cabelo antes ou depois da progressiva?
Últimas matérias

Como ficar ruiva iluminada? Expert dá o passo a passo para conquistar a nuance

Descobrimos o passo a passo para deixar a franja cortininha perfeita!

5 passos para acabar com o frizz do cabelo cacheado e crespo no inverno

5 segredos para tratar cabelo quebrado rapidamente

Cabelo curto castanho claro: 20 fotos de curtinhos até cortes no ombro

Corte de cabelo para rosto redondo: 7 tendências para curtos, médios e longos