
Barbara Rabelo

Hairstylist e Artista L’Oreal Professionnel
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Saber como cuidar do cabelo oleoso no verão é uma dúvida muito comum. Afinal, é nessa época do ano que os fios ficam pesados e com aspecto engordurado mais rapidamente. Além de prejudicar a aparência, o acúmulo de resíduos no couro cabeludo também pode causar outros problemas como coceira e irritação.
Para evitar que isso aconteça, em primeiro lugar é importante entender o que deixa o cabelo mais oleoso no verão. Além disso, também vale a pena conhecer algumas dicas de shampoo para cabelo oleoso para remover as impurezas e deixar os fios mais leves e sedosos novamente. Reunimos as melhores dicas sobre o assunto para te ajudar, confira!
Leia mais: 5 erros nos cuidados com cabelo oleoso que você pode estar cometendo!
1) Por que o cabelo fica mais oleoso no verão?
O cabelo fica mais oleoso no verão porque é nessa época que ele é exposto ao acúmulo de resíduos. Além dos efeitos do sol no cabelo, que incluem ressecamento, opacidade e aspecto sem vida nas pontas, há também o calor, que estimulam a produção de sebo no couro cabeludo e aumenta a transpiração.
Quem costuma ir à praia ou mergulhar na piscina também vai observar resíduos de areia, sal e cloro nos fios com mais facilidade. Quando as impurezas não são retiradas completamente durante o banho, elas podem provocar um aspecto pesado nos fios e obstruir os poros na raiz, estimulando ainda mais a oleosidade.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) Use um shampoo para cabelo oleoso para recuperar a leveza dos fios
Usar um shampoo para cabelo oleoso é indispensável durante os meses de calor. As fórmulas próprias para retirar resíduos acumulados promovem uma limpeza completa desde a raiz e mantêm a oleosidade sob controle por mais tempo. No entanto, também é importante evitar um que tenha ação muito abrasiva e possa acabar ressecando demais a fibra ou deixando um aspecto rígido.
Uma boa aposta é o shampoo Pure Resource, de L'Oréal Professionnel, uma indicação da hairstylist Barbara Rabelo. "É um produto indicado para controlar a oleosidade, além de ser feito a partir de água purificada para tirar metais pesados e purificar o cabelo", explica a artista da marca. Sua composição enriquecida com citramina ainda é capaz de reforçar a camada hidrolipídica e manter o couro cabeludo nutrido e protegido contra danos.
3) Lavar o cabelo com água fria ou morna evita o efeito rebote
Lavar o cabelo oleoso todo dia pode ser uma boa opção para algumas pessoas no verão, mas cada uma se adapta a uma rotina diferente. Se estiver na dúvida sobre o que fazer, conte com a orientação de um cabeleireiro. Além da frequência, a forma como você higieniza os fios também faz muita diferença no resultado.
A temperatura da água é um dos elementos mais importantes para controlar o sebo. Quando o chuveiro está muito quente, as cutículas tendem a ficar abertas e ressecadas, o que provoca o famoso efeito rebote - quando a fibra passa a produzir ainda mais oleosidade para compensar. Por isso, dê preferência à água gelada ou morna para manter o cabelo brilhante, macio e leve.
4) Evite aplicar máscara e condicionador no couro cabeludo
Para equilibrar o cabelo oleoso no verão, evite ao máximo aplicar condicionador e máscara na raiz do cabelo. Esses produtos normalmente contam com fórmulas super hidratantes e ricas em ingredientes umectantes para devolver maciez e brilho ao comprimento e pontas. No entanto, eles podem deixar os fios pesados e com aspecto oleoso se forem usadas na raiz, que já recebe mais sebo naturalmente. Por isso, distribua esse tipo de produto mantendo uma distância de pelo menos três dedos do couro cabeludo para não correr risco de agravar a oleosidade.
5) Como cuidar do cabelo oleoso no verão: não durma com os fios molhados
Dormir com a cabeça molhada nunca é uma boa ideia, especialmente se você fica com o cabelo oleoso mais facilmente no verão. O ambiente úmido e quente do couro cabeludo pode ser muito prejudicial para a saúde capilar, já que facilita a proliferação de fungos e desregula a produção de oleosidade, o que pode levar a um quadro de caspa.
Por isso, o ideal é lavar a cabeça com antecedência suficiente para deixar o cabelo secar naturalmente ou usar um secador para acelerar o processo. Não esqueça de aplicar um bom leave-in com proteção térmica como PLI , de L'Oréal Professionnel, que é super leve e consegue reduzir os danos causados pela ferramenta.
Publicado por: Maria Antonia Rocha, Sexta-feira 11 de dezembro de 2020 - 12h56
Mais Cabelos oleosos

Cabelo oleoso: como cuidar? 5 erros que você pode estar cometendo na rotina

Cabelo com raiz oleosa: o que fazer? Saiba como restaurar o equilíbrio do couro cabeludo

4 dicas de como usar shampoo seco da maneira correta para tirar melhor proveito do produto
Últimas matérias

5 dúvidas sobre hidratação capilar: aprenda a cuidar do cabelo ressecado em casa

Long bob em 2021: como adotar o corte de cabelo médio mais famoso do mundo esse ano

Cabelo queimado de sol com luzes: como adotar as mechas loiras com aspecto natural

Cabelo danificado e com quebra: como cuidar dos fios enfraquecidos em casa

Rabo de cavalo estiloso: 3 penteados fáceis de fazer que estão em alta em 2021

Cabelo platinado com luzes: as mechas loiras descoloridas vão te conquistar nessa temporada