
Jô Nascimento

Especialista em coloração, já recebeu o prêmio da Revista Cabelos e Cia como melhor colorista e também como melhor salão.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Quer deixar de ser loira e acha que basta pintar o cabelo de uma cor mais escura? O processo nem sempre é tão simples. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não basta só aplicar uma coloração por cima dos cabelos loiros na hora de mudar de visual. Para evitar que a cor fique desbotada ou até esverdeada, o processo de transformação é longo e bem delicado, então deve ser feito por um profissional. Para te orientar, reunimos os pontos principais para fazer uma mudança de loira para morena com resultado impecável e a melhor durabilidade possível. Confira!
Veja também: fiz luzes no cabelo e me arrependi! E agora?
1) Identifique a cor de cabelo ideal para escurecer os fios
Uma mudança radical no visual exige planejamento para o resultado ficar exatamente como você deseja. Por isso, para quem passou anos com cabelo loiro, a escolha do tom de castanho deve ser feita com cuidado. Para quem ainda não sabe se vai se adaptar facilmente, uma boa ideia é mudar aos poucos. Comece fazendo luzes invertidas, em tons mais escuros, para fechar um pouco a tonalidade dos fios. Experimente um visual bronde, que é o meio termo entre o loiro e o castanho, para saber se gosta da combinação com o seu tom de pele. É mais difícil clarear o cabelo depois que ele é colorido em um tom escuro, então é bom ter certeza antes de mudar a cor das madeixas.
Se tiver certeza de que quer fazer a transformação completa, escolha um tom de castanho que transmita naturalidade para tornar o visual mais sofisticado. As nuances escuras são mais flexíveis do que as tonalidades mais claras, então não é preciso se preocupar tanto com reflexos quentes ou frios. O que mais importa é qual resultado você deseja conquistar. De uma forma geral, conferir as cores que estão em alta na estação pode ajudar. Nessa temporada, o cabelo castanho bolo de chocolate é uma aposta certeira. Que tal experimentá-lo na sua próxima visita ao salão de beleza?
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) Preencher a fibra antes de colorir o cabelo garante um resultado mais duradouro
Se tiver certeza que quer transformar o cabelo loiro em castanho, agende um horário cedo no salão de beleza porque o processo todo pode levar algumas horas para ser concluído. Para conseguir uma cor intensa e evitar que o castanho fique acinzentado ou até esverdeado, é preciso primeiro preencher a fibra capilar. Como a descoloração que deixou o cabelo loiro retira os pigmentos do fio, essa reposição ajuda a criar uma base mais quente para que a cor escura tenha uma fixação mais duradoura e homogênea.
"O processo consiste em fazer um depósito de pigmento na fibra capilar, que pode ser realizado com coloração permanente ou tonalizante", explica a hairstylist Jô Nascimento, embaixadora L'Oréal Professionnel. Se seu cabelo estiver muito claro, como um loiro platinado, e você quiser adotar uma cor bem escura, como o cabelo preto, pode ser preciso fazer esse preenchimento mais uma vez, então a avaliação do expert é fundamental. "Só depois disso o tom selecionado pela cliente é aplicado", afirma Jô.
Outro detalhe importante é que, para o resultado ficar natural e elegante, não é suficiente aplicar uma única cor da raiz às pontas. Madeixas naturais têm diferença de luminosidade entre a raiz e as pontas, têm dimensão, tem profundidade. Por isso, combinar uma raiz levemente mais escura e pontos de luz delicados pelo comprimento é um truque muito usado pelos cabeleireiros para criar um resultado harmonioso e que não fique pesado no semblante. Para criar essa personalização na cor, o cabeleireiro vai ajustar a aplicação da coloração de acordo com o seu desejo.
3) A manutenção da cor no salão de beleza exige dedicação
Depois de adotar o cabelo escuro, pergunte ao seu cabeleireiro sobre a frequência de retoques que ele recomenda para manter a cor intensa e bonita mesmo com o passar do tempo. "Toda vez que escurecemos um cabelo claro é difícil evitar totalmente o desbotamento", afirma Jô. Conforme as semanas passam, é comum que a cor fique um pouco mais fraca porque tem dificuldade de se fixar na fibra que foi descolorida. Esse efeito é agravado se você tem o hábito de se expôr ao sol na praia ou na piscina por tempo prolongado. Por isso, a tonalização a cada alguns meses é fundamental para manter tons escuros bem brilhosos e pigmentados. Essas visitas ao salão para retocar a cor são boas oportunidades de ajustar alguma coisa que tenha te deixado insatisfeita, como mechas muito claras ou reflexos muito acinzentados. Converse com o profissional para chegar a um resultado que seja exatamente como você deseja.
4) Adapte a rotina de cuidados para o cabelo escuro
Cada vez que mudamos a aparência dos cabelos, devemos também mudar a rotina de cuidados com os fios, uma vez que cada visual apresenta necessidades específicas. No caso do cabelo que foi colorido de castanho, o principal objetivo é preservar a cor para evitar o desbotamento. Para os cuidados no dia a dia, Jô recomenda uma linha voltada para a proteção dos pigmentos do cabelo colorido, como Vitamino Color A.OX , de L'Oréal Professionnel. Com proteção antioxidante e filtro UV, a coleção é ideal para manter as nuances do cabelo brilhosas e intensas por mais tempo.
No dia a dia, é bom evitar lavar a cabeça todos os dias para não acelerar ainda mais o desbotamento. Quando higienizar os fios, use o shampoo Vitamino Color para proteger os pigmentos e preservar melhor a cor. Prossiga com o condicionador para hidratar o comprimento e as pontas e garantir mais maciez e brilho. Uma vez por semana, substitua o condicionador pela máscara para hidratação da coleção para realizar um tratamento mais profundo, repor os nutrientes perdidos e conferir um acabamento sedoso sem pesar.
Além dos cuidados no chuveiro, uma camada extra de proteção é sempre bem vinda, então incorpore o leave-in Vitamino Color 10-em-1 no seu kit de beleza. O finalizador oferece 10 benefícios, incluindo ação antifrizz, facilidade para desembaraçar, efeito antiquebra e proteção térmica para secador, chapinha e babyliss - outro cuidado essencial para evitar o desbotamento. Borrife nos fios secos ou úmidos e prossiga com a finalização do jeito que preferir.
Publicado por: Barbara Gonçalves, Segunda-feira 22 de abril de 2019 - 18h22
Mais O Poder da Cor

Cabelo acaju: púrpura, acobreado, dourado e mais nuances para inspirar

Balayage no cabelo preto: dicas de nuances, técnicas e como evitar reflexos avermelhados

Loiro dourado: 45 fotos da cor de cabelo mais pedida dos salões
Últimas matérias

9 penteados para cabelos cacheados ideais para o trabalho

Cabelo acaju: púrpura, acobreado, dourado e mais nuances para inspirar

Aprenda 5 dicas para tirar o frizz do cabelo loiro

Balayage no cabelo preto: dicas de nuances, técnicas e como evitar reflexos avermelhados

Corte de cabelo no ombro: reto ou repicado? Saiba escolher o perfeito para você

Loiro dourado: 45 fotos da cor de cabelo mais pedida dos salões