
Sandra Oliveira

Hairstylist especialista em mechas, cor e tratamento
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Quem tem o cabelo preto, seja natural ou com coloração, certamente já imaginou como ficaria com fios claros. É possível sim descolorir o cabelo preto e deixa-lo com um visual bonito, mas é preciso ter atenção para preservar também a saúde da fibra, senão você pode acabar sofrendo um corte químico. Por isso, se você está pensando em trocar o tom escuro por cabelos loiros, vale a pena saber o que pode esperar do processo para se preparar para uma mudança tão radical com máxima segurança e garantia de um bom resultado. Reunimos 7 dicas sobre como descolorir o cabelo preto para te orientar ao longo dessa jornada, confira!
Leia também: 21 fotos do cabelo preto com luzes para se inspirar!
Dica 1) Entenda a diferença entre cabelo preto natural e com coloração
Para descolorir o cabelo preto, é preciso primeiro entender qual tipo de pigmento preto os fios têm. O cabelo que é naturalmente preto pode se tornar loiro com algumas sessões de descoloração - a quantidade vai variar dependendo da espessura e da saúde da fibra. Já quem tem coloração permanente preta vai precisar primeiro passar por um processo de decapagem, em que o cabeleireiro retira os pigmentos artificiais antes de fazer a descoloração. Isso faz com que a mudança de visual completa demora um pouco mais para ficar pronta, e pode ser que o cabelo não consiga chegar a um tom de loiro platinado, por exemplo, então vale a pena conversar com um cabeleireiro para entender como proceder.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Dica 2) Visite um salão de beleza para mudar o visual com um profissional
Quer se cabelo preto seja natural ou não, visite um salão de beleza para descolorir os fios. Tanto a decapagem dos pigmentos artificiais quanto a descoloração em si são processos delicados, em que cada detalhe exige atenção: a quantidade de produto, a forma da aplicação, o tempo de pausa, o teste de mecha para ver se o cabelo aguenta bem o procedimento completo e qualquer adaptação que seja necessária de acordo com as reações da fibra capilar são bons exemplos. Por isso, evite cometer erros em casa e agende uma visita ao cabeleireiro para realizar a mudança de visual com um expert.
Dica 3) Talvez não seja possível descolorir o cabelo preto de uma vez só
Se o seu objetivo é chegar em um tom de loiro claro, pode ser preciso voltar ao salão de beleza mais de uma vez para conquistar o resultado desejado. O cabeleireiro vai começar removendo a primeira leva de pigmentos para clarear suavemente o tom, e em uma próxima visita vai clarear ainda mais os cabelos. Dependendo da quantidade, da espessura e da saúde dos fios, pode ser preciso retornar uma terceira vez. Entre uma visita e outra, enquanto o cabelo está entre tonalidades, trate bem a fibra capilar durante o banho, realize tratamentos de fortalecimento e evite usar secador e chapinha para não sacrificar a saúde do fio. Assim, o resultado vai ficar muito mais bonito e com menos risco de quebra.
Dica 4) Escolha como adotar o cabelo loiro de forma harmônica
Por mais que a maior parte das pessoas associem "descolorir o cabelo" com adotar um loiro platinado, essa não é a única opção. Para quem está partindo de um cabelo preto, o ideal é apostar em uma mudança menos brusca para se acostumar melhor e não sacrificar tanto os fios. Você pode optar por uma descoloração parcial com a criação de mechas loiras no cabelo preto. "Eu sempre indico ir aos pouquinhos, começa com esse efeito queimado de sol para depois mudar totalmente a cor", afirma a hairstylist Sandra Oliveira. "Se adotar uma cor mais global, uma cor monocromática, tem que ter muita certeza porque depois para você modificar esse cabelo depois leva um certo tempo", explica a Expert K. Por isso, se ainda estiver na dúvida, comece fazendo luzes no cabelo preto e aumentando a quantidade gradualmente.
Dica 5) A reconstrução capilar será sua maior aliada na mudança de visual
Confiar em um cabeleireiro para descolorir o cabelo preto é a melhor forma de garantir um bom resultado, mas também é fundamental cuidar bem dos fios em casa. "Para manter o cabelo bonito, o segredo para antes, durante e depois da mudança é o tratamento", afirma Sandra. Seja entre as sessões de descoloração, seja após terminar a transformação, é importante fortalecer a fibra com uma reconstrução capilar para que ela não quebre e para que consiga reter melhor os nutrientes em seu interior. A máscara da linha Thérapiste, de Kérastase, é perfeita para isso. A fórmula combina Pro-Keratin (que é uma poderosa proteína de reconstrução), ceramidas, que reconstituem o cimento intercelular para fortalecer a fibra, e Sève de Résurrection, que tem ação regeneradora. Use uma vez por semana ou de acordo com a recomendação do seu cabeleireiro.
Dica 6) Cortar as pontas ajuda a manter o cabelo saudável
As pontas são a parte mais sensível do cabelo porque são também as mais antigas, então já sofreram mais danos. Por isso, pode ser que elas fiquem um pouco mais finas após a descoloração por causa da potência da química realizada. Manter uma boa rotina de tratamentos é a melhor forma de estimular o crescimento saudável dos fios para recuperar o volume, mas um truque rápido para fazer o cabelo parecer mais cheio e saudável é aparar as pontas. Um corte reto na base vai criar a impressão de madeixas mais encorpadas e disfarçar rapidamente um possível afinamento. Se quiser, peça para o cabeleireiro criar camadas por cima para adicionar movimento.
Dica 7) Cuide do cabelo loiro para manter a cor bonita
A rotina de cuidados com o cabelo loiro é bem diferente da que é indicada para fios escuros. Além da reconstrução capilar que passa a ser mais necessária após a descoloração, também é preciso cuidar da cor, que por ser mais clara é mais sensível a manchas e oxidação. Para proteger os pigmentos e realçar o brilho, nossa dica é o shampoo Bain Lumière, da linha Blond Absolu de Kérastase, que tem ação nutritiva e não pesa nos fios. Se ficar com o cabelo loiro amarelado com o tempo, aposte no Bain Ultraviolet, da mesma linha, que tem alta concentração de pigmentos roxos para neutralizar os reflexos indesejados e não resseca a fibra. Finalize com Cicaflash, um tratamento concentrado que nutre e revitaliza as madeixas loiras para aproveitar todo o potencial da cor. Depois é só enxaguar tudo e deixar secar.
Publicado por: Barbara Gonçalves, Quarta-feira 03 de julho de 2019 - 15h54
Mais Cabelo loiro

Aprenda 5 dicas para tirar o frizz do cabelo loiro

Loiro dourado: 45 fotos da cor de cabelo mais pedida dos salões

Loiro escuro iluminado: 15 fotos da cor que esquenta o visual no outono/inverno
Últimas matérias

9 penteados para cabelos cacheados ideais para o trabalho

Cabelo acaju: púrpura, acobreado, dourado e mais nuances para inspirar

Aprenda 5 dicas para tirar o frizz do cabelo loiro

Balayage no cabelo preto: dicas de nuances, técnicas e como evitar reflexos avermelhados

Corte de cabelo no ombro: reto ou repicado? Saiba escolher o perfeito para você

Loiro dourado: 45 fotos da cor de cabelo mais pedida dos salões