
Rodrigo Lima

Hairstylist e diretor criativo do Circus Hair
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Descolorir o cabelo é uma ótima forma de mudar de visual - seja para adotar o loiro platinado, fazer luzes ou aplicar uma cor fantasia por cima. No entanto, por ser um processo muito intenso de clareamento, ele pode deixar o cabelo danificado se não for realizado com os devidos cuidados. "Toda descoloração tem por base retirar os pigmentos do cabelo, e quanto mais claro o resultado desejado, mais danos a estrutura capilar sofre", explica o hairstylist Rodrigo Lima , do Circus Hair, em São Paulo (SP). "Os sinais principais desse desgaste são o cabelo perder a estrutura e ficar elástico, quebradiço, opaco e sem forma. Em casos mais extremos, você pode ter quebra também", afirma o expert. Para te ajudar fazer uma mudança radical nas madeixas sem perigo de comprometer a saúde capilar, reunimos 3 dicas valiosas sobre como proteger e tratar os fios que vão fazer toda a diferença na sua próxima transformação. Confira!
Saiba mais: clarear ou descolorir o cabelo? Saiba qual é a melhor opção!
Para descolorir o cabelo com segurança, procure um profissional
Em vez de descolorir o cabelo em casa, a melhor forma de garantir um resultado bonito e preservar a saúde da fibra é ir a um salão de beleza para fazer a transformação com um profissional. "Esse processo é um dos mais intensos que se faz em um cabelo, portanto deve-se tomar muito cuidado pois se não for bem executado ou avaliado pode gerar muitos danos aos fios", explica Rodrigo. O expert conta que, para descolorir o cabelo, é necessário realizar uma avaliação prévia e um teste de mechas para entender como está a estrutura do fio e evitar quebra na hora do procedimento. Se o fio não tiver forte o bastante, o profissional vai orientar que você trate-o por algumas semanas antes de tentar novamente.
Alguns tipos de fios exigem ainda mais cuidado, como os cabelos danificados por outras químicas e os naturalmente frágeis. "Toda sobreposição de química gera danos. Se você já tem coloração ou alisamento e coloca uma descoloração no cabelo, você está propenso a danos maiores. Cabelos finos e secos também podem sofrer mais", conta Rodrigo. Independente do caso, é fundamental usar bons produtos e contar com a expertise de um cabeleireiro.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Evite o cabelo danificado optando por uma coloração que trate o fio
Descolorir o cabelo é apenas o primeiro passo da transformação; o segundo é a tonalização, que é a etapa em que o cabeleireiro constrói a nuance exata que você deseja por cima da base criada. Como o fio vai estar um pouco sensível, o ideal é optar por uma coloração que não apenas tenha boa pigmentação mas que também ajude a tratar a fibra em vez de provocar mais danos. Uma boa opção é Shades EQ , o tonalizante em gloss de Redken que é queridinho dos hairstylists ao redor de todo o mundo. A fórmula com pH ácido confere um brilho intenso aos fios da raiz às pontas enquanto aminoácidos de trigo ajudam a reter a umidade no interior da fibra para evitar o ressecamento. Shades EQ também conta com silicones, que tornam a superfície do fio mais suave e uniforme, e não tem amônia na composição, então não deixa um odor forte nem causa desconforto. As tonalidades podem ser combinadas de infinitas formas para garantir um resultado personalizado, então não esqueça de mostrar ao cabeleireiro algumas fotos do efeito que deseja conquistar.
Cuide do cabelo descolorido usando produtos fortalecedores para reparação de danos
O cabelo descolorido precisa de uma rotina de tratamento regrada para se manter bonito, macio e resistente, sem pontas afinadas e com brilho intenso. "Ter o cabelo descolorido demanda um cuidado maior não só apenas na hora de hidratar mas também ao usar ferramentas de calor, como babyliss e chapinha, que podem inclusive mudar a cor do cabelo com a alta temperatura", explica Rodrigo. Logo após a mudança de visual, a prioridade deve ser reparar danos e fortalecer a fibra. Para isso, a recomendação do expert é a linha Extreme Bleach Recovery , de Redken. "Ela já começa a tratar o fio no primeiro uso e os principais diferenciais são restaurar a saúde do cabelo, devolvendo a maciez e a maleabilidade e, com isso, prevenindo quebras do cabelo", afirma.
A coleção conta com dois ativos principais que são os responsáveis pela transformação no aspecto do fio. No condicionador com formato inovador, a mágica acontece por causa da tecnologia lamelar. "A Água Lamelar é altamente concentrada de polímeros cationicos que ajudam agentes condicionantes a se fixar na cutícula, o que deixa o cabelo extremamente macio e traz um desembaraço quase instantâneo", conta Rodrigo. Ela vai agir preenchendo as áreas danificadas para proporcionar proteção e toque sedoso. Já o shampoo e o leave-in com proteção térmica contam com Cica, uma centelha asiática muito popular no universo da skincare. "Suas propriedades restauradoras regeneram as células e deixam o cabelo e a pele mais saudáveis", revela o expert. O leave-in é ainda mais importante se você for usar aparelhos de calor para estilizar os fios, já que vai criar uma camada protetora ao redor da fibra, mas também pode ser aplicado se for deixar o cabelo secar naturalmente. A linha pode ser usada diariamente ou intercalada com outra indicada pelo seu cabeleireiro, então sempre conte com a ajuda dele para definir a rotina perfeita.
Publicado por: Barbara Gonçalves, Quinta-feira 13 de agosto de 2020 - 09h00
Mais O Poder da Cor

Cabelo queimado de sol com luzes: como adotar as mechas loiras com aspecto natural

Cabelo platinado com luzes: as mechas loiras descoloridas vão te conquistar nessa temporada

Cabelo loiro com franja: 25 ideias que vão te inspirar a clarear e cortar os fios
Últimas matérias

5 dúvidas sobre hidratação capilar: aprenda a cuidar do cabelo ressecado em casa

Long bob em 2021: como adotar o corte de cabelo médio mais famoso do mundo esse ano

Cabelo queimado de sol com luzes: como adotar as mechas loiras com aspecto natural

Cabelo danificado e com quebra: como cuidar dos fios enfraquecidos em casa

Rabo de cavalo estiloso: 3 penteados fáceis de fazer que estão em alta em 2021

Cabelo platinado com luzes: as mechas loiras descoloridas vão te conquistar nessa temporada