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Mais do que uma rede social, o Instagram se tornou um portfólio e um cartão de visitas para profissionais da área de beleza. É por meio do perfil do profissional que o cabeleireiro atrai novos clientes, divulga seu trabalho para marcas e faz contato com colegas de profissão. Por isso, é importante que as postagens reflitam a qualidade do trabalho do profissional e que cada detalhe da página seja otimizado para facilitar a interação e atrair a atenção dos seguidores. Reunimos 6 dicas simples e transformadoras para aproveitar ao máximo o potencial do seu Instagram e te ajudar a conquistar cada vez mais reconhecimento e clientes. Confira!
Saiba mais: 6 cabeleireiros compartilham seus melhores conselhos para novos profissionais!
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Interatividade com outros profissionais ajuda a construir laços
Não subestime o poder dos comentários nas fotos dos profissionais que você segue e admira. Se deparou com um trabalho incrível de um cabeleireiro no seu feed? Deixe seu elogio, seja ele famoso ou iniciante. Além de ajudar a motivar o hairstylist e inspirá-lo a fazer o mesmo, você vai se conectar com pessoas com quem se identifica e vai poder construir uma rede de contatos que podem se transformar de seguidores em amigos ou até parceiros de trabalho. A mesma lógica vale para os comentários de outros profissionais nas suas fotos. Agradeça os elogios, responda as dúvidas e compartilhe os produtos usados para criar o visual. É essa interatividade que gera confiança e forma laços para toda a carreira - e a vida!
Tirar boas fotos para o Instagram faz toda a diferença
Muitas vezes, trabalhos incríveis acabam não recebendo tanto reconhecimento nas redes sociais porque as fotos simplesmente não valorizam o resultado. Dependendo da iluminação e do ângulo, os detalhes do corte, do penteado ou da coloração podem não ficar tão em evidência quanto deveriam. Por isso, para tirar fotos incríveis para o Instagram, é importante dedicar um tempinho para encontrar uma boa fonte de luz, de preferência natural, um fundo neutro para não distrair a atenção e testar ângulos diferentes para a foto. Observe as fotos dos perfis de profissionais que você admira e tente aprender com seus truques e postagens. Assim você vê o que funciona bem para eles e pode ajudar a valorizar suas criações também. Outra dica legal é alternar entre os tipos de postagens, revezando entre fotos de cabelos, dicas de produtos, avisos de promoções, montagens de antes e depois, vídeos e boomerangs. Assim, você mantém seus seguidores entretidos.
Disponibilize informações importantes para novos clientes
Não adianta ter fotos lindas no perfil se seus seguidores não conseguem encontrar informações básicas como seu e-mail e seu local de trabalho. Aproveite o espaço da bio e dos destaques para fixar informações importantes para potenciais parceiros, clientes e marcas que estejam conhecendo seu trabalho pela primeira vez. O nome do salão (e a sede onde você atende, se for uma rede) e a cidade, telefones para contato direto com você ou com o estabelecimento, marcas que você representa como embaixador ou consultor e suas especialidades são dados muito importantes para quem se impressionar com suas fotos. Sem essas informações, fica mais difícil converter seguidores em conexões reais.
Mantenha uma boa comunicação com clientes e seguidores
Não se deixe levar por números de curtidas e seguidores; importante mesmo é usar suas redes sociais para se conectar com pessoas que realmente estão interessadas no seu trabalho. Por isso, use o Instagram para estreitar os laços com seus clientes. "Especialmente hoje em dia, com o Instagram, é muito mais fácil trazer clientes de fora e lotar as cadeiras. O difícil é manter as clientes por dois, cinco, dez anos" afirma a hairstylist Brunna Fabrício, Embaixadora L'Oréal Professionnel. Isso significa, além de oferecer um atendimento primoroso no salão, aproveitar as redes sociais para compartilhar fotos de clientes satisfeitos, responder dúvidas nos comentários e criar laços, demonstrando sempre educação e profissionalismo. Assim, você não apenas atrai novas pessoas para o seu círculo, como fideliza as que já confiam no seu trabalho.
Use hashtags, legendas e localização corretamente para divulgar seu trabalho
Além da foto, outros detalhes da postagem também devem ser levados em consideração. As hashtags são ótimas para divulgar seu trabalho para quem ainda não te segue e aumentar o alcance do post. Use as hashtags de marcas que usou para criar o look, de grandes portais de beleza do Brasil e do mundo (como #SegredosDeSalao ) e da tendência que está aparecendo na foto. Aproveite a função de localização para colocar o salão onde você trabalha ou a cidade onde realizou aquele trabalho. Marque as marcas dos produtos usados da criação e o perfil oficial do seu salão para aumentar suas chances de ter a foto repostada. Quanto à legenda, explique brevemente o que foi feito: o tipo de mecha, o modelo de corte, o nome do penteado... isso cativa a atenção dos seguidores e desperta a oportunidade de pedirem o mesmo visual quando te visitarem no salão.
Escute as dicas e opiniões de outros perfis mais famosos
Em treinamentos, cursos, eventos e workshops com outros profissionais conceituados do mercado da beleza, peça a ajuda deles para aproveitar o potencial do seu Instagram. Às vezes, uma dica simples sobre iluminação ou hashtags pode impulsionar suas postagens para ainda mais pessoas. Um olhar vindo de fora pode te ajudar a identificar também coisas que não estejam dando certo, como alguma informação faltando no perfil. Lembre-se que o objetivo é divulgar seu trabalho e se tornar cada vez melhor, então conversar com quem é bem sucedido no ramo é sempre uma experiência enriquecedora. Demonstre sua vontade de aprender e se aprimorar e certamente terá um bom retorno.
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Publicado por: Barbara Gonçalves, Sexta-feira 14 de setembro de 2018 - 10h20
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