
Bruno Galhardo


Hairstylist e expert Kérastase no Brasil
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Envelhecimento capilar é um quadro muito mais comum do que muitas pessoas imaginam. Não existe uma idade específica a partir da qual os sinais podem ser percebidos, então o ideal é começar a prevenção o mais cedo possível - tanto para combater a perda de vitalidade dos fios quanto para ter um cabelo com brilho, maciez e força. Reunimos abaixo as melhores dicas para quem quer evitar o desgaste das madeixas. Confira!
Veja também: 6 tipos de cabelo danificado e como lidar com cada um!
Sinais de envelhecimento capilar: como saber se os fios estão desgastados
Para prevenir o envelhecimento capilar, é preciso conhecer os sinais aos quais você deve ficar atenta. Os sintomas podem aparecer desde o couro cabeludo até as pontas, então todas as partes dos fios precisam de cuidados. Na raiz, por exemplo, você pode perceber ressecamento, sensibilidade e rigidez da pele. Já no comprimento, sinais comuns são o afinamento, fragilidade e opacidade. Muitos fatores estão interligados, como o ressecamento e o cabelo opaco e sem vida. Por isso, você deve prestar atenção às mudanças com o passar do tempo para agir antes que elas se agravem.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
O que causa o envelhecimento capilar? Saiba quais fatores evitar
O envelhecimento capilar é um processo natural, que pode acontecer com todos e está diretamente ligado às mudanças pelas quais que o organismo passa com o avanço da idade. Por isso, é importante manter os exames em dia para corrigir possíveis desequilíbrios hormonais e nutricionais.
No entanto, fatores externos também podem contribuir para o envelhecimento precoce do cabelo, então devem ser evitados no dia a dia. Se expor muito ao sol, por exemplo, pode causar ressecamento e fragilidade. Excesso de químicas como alisamento e descoloração também tende a enfraquecer a fibra. Por fim, a falta de tratamento no dia a dia também deixa os fios mais expostos e desprotegidos, acelerando o desgaste.
Produtos para evitar e combater o envelhecimento capilar
Além de evitar agentes causadores de danos, também é preciso cuidar bem dos fios no dia a dia para evitar o envelhecimento capilar. Para isso, é preciso investir em fórmulas que garantam proteção antioxidante e consigam revitalizar a fibra da raiz às pontas. O ácido hialurônico, por exemplo, é um ativo muito importante nesse processo. "Ele tem uma ação anti-envelhecimento muito poderosa, então consegue devolver estrutura para a fibra", explica bruno Galhardo, hairstylist e Expert K. Graças ao efeito de preenchimento e hidratação que ele proporciona, os fios ganham mais vitalidade instantaneamente. Outros bons ativos para apostar são a vitamina E, que é um antioxidante natural e melhora a elasticidade do couro cabeludo, e Abyssine, com ação regeneradora e reparadora.
No dia a dia, shampoo e máscara são essenciais para higienizar e tratar a fibra. No entanto, também vale a pena completar a rotina com um pré-shampoo, que vai preparar os fios para uma limpeza mais completa e evitar acúmulo de resíduos, e um leave-in, para finalizar com mais proteção, brilho e maciez. Se focar secar o cabelo com secador, lembre-se de optar por uma fórmula com proteção térmica. Assim, os efeitos do tratamento serão muito mais duradouros.
Publicado por: Barbara Gonçalves, Sexta-feira 29 de janeiro de 2021 - 19h02
Mais Tratamento de cabelo

5 segredos para tratar cabelo quebrado rapidamente

É melhor pintar o cabelo antes ou depois da progressiva?

Vai viajar? Veja 6 cuidados que você precisa ter com o cabelo na viagem
Últimas matérias

Como ficar ruiva iluminada? Expert dá o passo a passo para conquistar a nuance

Descobrimos o passo a passo para deixar a franja cortininha perfeita!

5 passos para acabar com o frizz do cabelo cacheado e crespo no inverno

5 segredos para tratar cabelo quebrado rapidamente

Cabelo curto castanho claro: 20 fotos de curtinhos até cortes no ombro

Corte de cabelo para rosto redondo: 7 tendências para curtos, médios e longos