
Fred Silveira

Hairstylist, make up artist e expert em loiros
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Para clarear o cabelo você não necessariamente precisa ficar loira. Se você quer apostar em madeixas pontualmente iluminadas para o verão, existem diferentes formas de fazer mechas no cabelo. Há várias novas tendências de coloração, como a French Balayage e as luzes estilo morena iluminada, que podem ser usadas na hora de dar luminosidade aos fios e cada mulher pode escolher a opção que mais combine com a sua personalidade.
O expert e artista L'Oréal Professionnel Fred Silveira conversou com o Segredos de Salão e contou tudo sobre técnicas de iluminação para clarear os cabelos sem ficar loira e os cuidados necessários com a fibra capilar após a transformação. Confira!
Leia também: Morena iluminada: qual cor usar para fazer luzes no cabelo castanho?
Quero clarear os cabelos, mas não quero virar loira. Isso é possível?
Muitas mulheres sonham em ter madeixas iluminadas, mas não desejam se tornar loiras e, por isso, preferem não arriscar. Mas não é necessário temer a coloração, já que existem muitas opções de tons e técnicas para fazer mechas no cabelo e para clarear os fios pontualmente. Nas mechas morena iluminada, por exemplo, toda a base natural é preservada. Já na French Balayage, a raiz dos fios é esfumada, o que preserva a naturalidade.
Na hora de escolher a nuance, leve em consideração a sua cor de pele e consulte um profissional visagista, que indicará as opções que mais se adequam às suas características. Nesse momento, atente-se para a temperatura da sua pele, já que as nuances mais quentes combinam com tons da mesma temperatura, enquanto as mais frias devem procurar aqueles que não deixem o visual apagado e pálido.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Técnicas e truques para conseguir mechas iluminadas em cabelos de fundo escuro
Entre os medos de clarear o cabelo que passam pela cabeça de toda mulher antes de uma mudança está a aparência artificial e uma diferença gritante entre os fios e a cor natural da raiz, o que demandaria uma manutenção muito regrada. Para que isso não aconteça, aposte em tons de loiro bem naturais, como o loiro mel e o loiro caramelo. Segundo Fred Silveira, além de proporcionarem cabelos iluminados com naturalidade e serem fáceis de manter, os loiros mais fechados são as apostas do momento. "Os tons platinados ultra claros estão dando lugar aos tons amanteigados e todas as suas variações", afirma.
Além disso, vale criar um efeito apagado na raiz, usando técnicas como a raiz esfumada e o sombreamento, criando um degradê de cores. Isso proporciona um visual mais natural e prolonga o espaço entre um retoque e o outro, já que o crescimento do cabelo fica menos perceptível. "O sombreamento é quando se leva profundidade à raiz, no início da mecha. Já o esfumado é quando o sombreamento se alonga e dá início a passagem de cor", explica Fred.
A French Balayage proporciona um cabelo com mechas e iluminado mantendo a naturalidade da raiz
Se você quer um cabelo com mechas sem perder a naturalidade, a French Balayage pode ser a técnica ideal para a sua transformação. Inspirada no estilo das francesas e desenvolvida por profissionais de L'Oréal Professionnel, a French Balayage proporciona cabelos ultrailuminados com a raiz esfumada e pode ser feita em três diferentes versões: discreta, sofisticada e ousada. A discreta proporciona luzes sutis, enquanto a sofisticada proporciona uma iluminação moderada. Já a ousada é mais indicada para quem quer cabelos claríssimos, por isso, se você não quer ficar loira, vale apostar em uma das duas primeiras.
O visual morena iluminada é perfeito para quem quer fazer luzes no cabelo sem ficar muito loira
Outra opção para ter um cabelo com mechas e iluminado sem ficar loira é o visual morena iluminada. Como o nome já diz, essa técnica se caracteriza pelos cabelos castanhos com luzes, criando um efeito de cabelo beijado pelo sol. Por conta dessa característica, as mechas estilo morena iluminada são uma das principais tendências do verão, momento do ano em que as mulheres buscam esse efeito mais luminoso e prático, já que as visitas à praia e piscina são mais frequentes.
Mais um benefício desse visual, é que as luzes morena iluminada podem ser feitas de diferentes formas: mechas costuradas, babylights, ombré hair, mechas pontuais e hair contour são algumas possibilidades. Uma boa conversa com o cabeleireiro no salão é essencial para avaliar as alternativas e encontrar a que mais combina com o seu estilo, além de favorecer os seus fios e o seu rosto.
Preciso descolorir o cabelo mesmo se eu não quiser ficar loira?
Nem sempre. Para quem busca um visual mais natural, a descoloração pode não ser necessária. Geralmente, os cabelos virgens podem ser clareados de dois a três apenas com coloração. Por outro lado, quem tem histórico de outras colorações e químicas como a progressiva, podem ter que descolorir os fios.
Para evitar danos após a mudança, invista em tratamentos caseiros e profissionais. "Para manter o loiro sempre radiante eu faço um cronograma e incluo a linha Blondifier Gloss", recomenda Fred Silveira. Ricos em ativos nutritivos e antioxidantes, como os polifenóis do extrato de açaí, os produtos da linha mantém as mechas loiras saudáveis e luminosas, além de garantir mais maciez e sedosidade para todo o cabelo.
Além disso, o cabelo com mechas também deve ser protegido de agressões externas, especialmente de metais pesados como o cobre, que penetram a fibra capilar através da água do chuveiro, mar ou piscina. Em excesso, eles podem danificar a cor das mechas além de causar quebra. Por isso, vale incluir no seu cronograma a linha Metal Detox, que conta com um shampoo antimetal e uma máscara antidepósito que neutralizam os metais acumulados na fibra e protegem os fios de um novo acúmulo. Você pode alternar o uso das duas linhas de acordo com a frequência com que lava os cabelos semanalmente. Mas vale conversar com um cabeleireiro para montar o cronograma capilar mais adequado para o seu caso e as necessidades dos seus fios.
Publicado por: Amanda Cardoso, Terça-feira 28 de setembro de 2021 - 09h34
Mais O Poder da Cor

Cabelo loiro mel: 5 passos para cuidar em casa e manter a cor dos fios sempre luminosa

5 motivos para fazer luzes no salão de beleza + indicações de cabeleireiros

Ruivo acobreado: 6 cuidados para evitar o desbotamento rápido da cor
Últimas matérias

Qual a diferença entre cabelo cacheado e cabelo crespo? Especialista explica e dá dicas para cuidar dos fios

Shampoo para cabelo loiro: 6 opções para revitalizar a cor e cuidar dos fios

6 produtos de cabelo lançados no segundo semestre de 2022 que você vai amar!

Vitamina C dá brilho instantâneo aos cabelos loiros. Saiba como usar!

Cabelo loiro mel: 5 passos para cuidar em casa e manter a cor dos fios sempre luminosa

Oxidação do cabelo colorido: o que é o fenômeno e como proteger os fios do desbotamento