
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
A finalização para cabelo cacheado faz parte da rotina de quem gosta de usar os cachos bem definidos, macios e brilhosos. No entanto, muitas vezes, o styling que é feito pela manhã não dura até a noite e os fios vão perdendo o formato e o caimento desejado. Também é possível que o volume aumente ou diminua, de acordo com o seu tipo de fio, e que o frizz fique mais aparente. Como fazer para a finalização no cabelo cacheado durar mais tempo? Reunimos 5 dicas simples e práticas que podem te ajudar nessa missão de conquistar e manter os cachos dos seus sonhos. Confira!
Veja também: guia completo de finalização para cada um dos 6 tipos de cachos!
1) Comece com o cabelo molhado mesmo que não tenha lavado a cabeça
Quando o cabelo cacheado está molhado, ele é mais fácil de modelar e definir. Depois que os fios secam, pode ser mais difícil tentar definir melhor a textura ou disfarçar o frizz. Por isso, se quiser que os cachos fiquem do jeito que você gosta até o final do dia, o primeiro passo é molhar bem os cabelos para começar o styling "do zero". Isso não significa que é preciso lavar a cabeça todo dia; o ideal é só usar shampoo uma ou duas vezes por semana para não ressecar os fios. Nos demais dias, use um borrifador ou apenas molhe o cabelo no chuveiro antes de começar sua rotina de finalização. Em seguida, retire o excesso de água com uma toalha para que a fibra consiga absorver melhor os produtos. Depois é só começar a aplicar o leave-in.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) Não tenha medo de usar mais de um tipo de produto
Quando o assunto é os produtos usados para a finalização, não existe uma única resposta que sirva para todo mundo. Tudo vai depender do seu tipo de fio e do resultado que você deseja alcançar, então a rotina vai variar de pessoa para pessoa. Por isso, nem sempre um único produto será suficiente para fixar os cachos da forma que você prefere. Não tenha medo de combinar mais de uma fórmula, já que assim você pode usar finalizadores com propostas diferentes, só se certifique de que eles conversem entre si, como os da linha Curvaceous, de Redken. Gosta de cachos abertos? Experimente combinar o spray Wind Up, que é voltado para cabelos ondulados, com o creme Ringlet, que é leve e ajuda na definição. Prefere cachos bem marcados e com menos volume? Use produtos mais densos, como o leave-in Curl Refiner, que é um creme de pentear nutritivo, com o gel Spiral Lock, que tem alta definição e efeito antifrizz sem acabamento molhado.
3) Fique atenta à quantidade de produto e à aplicação na hora da finalização para cabelo cacheado
A quantidade certa de produto a ser usado vai depender das suas preferências, mas o ideal é sempre começar com pouco e ir aumentando gradualmente até ficar satisfeita com o resultado. Se passar muito de uma vez só, o cabelo cacheado pode ficar pesado e com menos volume e definição, aí será preciso lavar a cabeça e recomeçar o styling. "Eu sempre indico não aplicar na raiz para não pesar o cabelo", explica a hairstylist Monique Adriane, que é Artista Redken. Por outro lado, se tiver muito cabelo e não usar uma quantidade suficiente de produto, pode ser que ele não tenha o efeito esperado e precise ser reaplicado para fixar melhor os cachos. "O que eu ensino para as minhas clientes é aplicar o produto no meio dos dedos e trabalhar com eles como se fossem pentes, definindo esses cachos e jogando para cima para acomodar eles um sobre o outro, não colando eles na cabeça", explica a expert.
4) Saiba como dormir sem amassar os cachos
Não quer ter que finalizar o cabelo todo dia? Para fazer os cachos durarem até a manhã seguinte com definição, volume e brilho, é preciso protegê-los durante a noite. Usar uma fronha de cetim é o ideal para diminuir o atrito entre os fios e o travesseiro, mas uma touca de cetim também pode cumprir essa função. Outra dica importante é prender o cabelo da forma certa para que não embole durante a noite. Uma boa opção é o coque abacaxi, feito no alto da cabeça para que os cachos não sejam amassados em nenhum momento da noite. Na manhã seguinte é só soltar o penteado e ajeitar com as mãos.
5) O cabelo não está mais definindo como antes? O problema pode ser o acúmulo de resíduos
Se o seu cabelo costumava segurar bem a finalização mas agora não responde da mesma forma aos produtos e perde o caimento rapidamente, o problema pode estar na limpeza. Quando resíduos de finalizador ficam acumulados na fibra capilar, ela não consegue mais absorver os ativos dos novos produtos que são aplicados e acaba não retendo a forma. Nesses casos, o ideal é usar um shampoo de limpeza intensiva para o cabelo reter melhor o produto de styling e a finalização durar mais tempo. Uma boa dica é Clean Maniac, de Redken, que tem tecnologia micelar então limpa sem ressecar a fibra. Você pode alterná-lo com o shampoo de costume ou usar somente de vez em quando, conforme houver necessidade.
Visite um salão de beleza para cuidar dos cabelos com um expert!
Publicado por: Barbara Gonçalves, Quinta-feira 10 de outubro de 2019 - 19h37
Mais Cabelos cacheados

9 penteados para cabelos cacheados ideais para o trabalho

5 passos para acabar com o frizz do cabelo cacheado e crespo no inverno

Wolf cut em cabelo cacheado: 13 inspirações e dicas para finalizar os cachos
Últimas matérias

Cabelo curto com luzes platinadas: veja 20 inspirações

Como fazer hidratação no cabelo antes da escova? 4 segredos para evitar danos do secador

9 penteados para cabelos cacheados ideais para o trabalho

Cabelo acaju: púrpura, acobreado, dourado e mais nuances para inspirar

Aprenda 5 dicas para tirar o frizz do cabelo loiro

Balayage no cabelo preto: dicas de nuances, técnicas e como evitar reflexos avermelhados