
Rafael Bertolucci

É um dos profissionais referência em loiros e mechas no país e em desenvolver técnicas de corte e cor.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Se você sempre quis saber tudo sobre como fazer cronograma capilar, essa matéria é perfeita para você. A rotina de tratamento consiste em intercalar hidratação, nutrição e reconstrução para suprir as diferentes necessidades do fio e deixar o cabelo mais saudável da raiz às pontas. Para obter os melhores resultados, é preciso estabelecer a frequência correta para cada tratamento e investir nos produtos certos, entre outros detalhes que fazem toda diferença na jornada de transformação das madeixas. Pensando nisso, reunimos 5 dúvidas comuns sobre cronograma capilar para te ajudar a conquistar e manter o cabelo sedoso, forte e brilhante como nunca. Confira!
Leia também: 5 erros que podem estar fazendo o cronograma capilar não funcionar
1) Como funciona o cronograma capilar?
Conforme o termo foi ganhando popularidade, "como funciona o cronograma capilar" se tornou uma das dúvidas mais comuns sobre o tema. De forma geral, o cronograma consiste em uma rotina de tratamentos que devem ser intercalados para recuperar a saúde da fibra. A proposta é revezar entre o uso de máscaras de hidratação, nutrição e reconstrução para repor os diferentes ativos e substâncias de que o fio precisa para se manter íntegro, resistente e macio. O que faz o hábito ser tão eficaz é a reposição constante de propriedades essenciais para a estrutura capilar, que são perdidas diariamente por causa da poluição, dos raios solares, do uso de ferramentas de calor e da realização de química no cabelo - seja coloração, descoloração ou alisamento. Cada etapa da rotina complementa as demais e oferece a solução ideal para problemas como ressecamento, quebra e opacidade, então a combinação das fórmulas consegue revitalizar a saúde e aparência dos fios por completo.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) Qual é a melhor forma de identificar as necessidades do cabelo para montar um cronograma capilar adequado?
Para montar um cronograma capilar personalizado, é essencial descobrir quais são as principais necessidades dos seus fios. É essa característica que vai determinar a frequência de cada tratamento na sua rotina. O diagnóstico capilar no salão de beleza é a ferramenta mais indicada para descobrir do que o cabelo precisa, já que o cabeleireiro vai analisar fatores como histórico de químicas, a porosidade, o estado das pontas e rotina de cuidados atual. No entanto, você também pode interpretar alguns sinais que aparecem nas madeixas para descobrir quais são suas carências mais urgentes. Excesso de frizz, por exemplo, é um problema que indica que o cabelo requer aplicações mais frequentes de uma máscara de nutrição para se tornar menos sensível à umidade, que é a principal causa dos fios arrepiados.
Uma boa dica nesse caso é fazer um teste caseiro de porosidade e observar o comportamento das mechas. Coloque um fio limpo em um copo transparente cheio de água: caso ele boie, significa que as madeixas estão precisando de uma boa dose de hidratação. Se ele afundar, é provável que você precisa urgentemente de uma reposição de proteínas. Mas se o fio não boiar e nem afundar, a nutrição capilar deve ser a prioridade no seu cronograma. A partir disso, você pode montar a sua rotina dando destaque ao tratamento mais urgente, que deve ser feito em lavagens intercaladas. Os demais podem ser organizados durante o resto dos dias, com intervalos de pelo menos 48h entre um e outro.
3) Durante o cronograma capilar, também preciso revezar os shampoos?
O cronograma capilar é feito com máscaras porque elas costumam ter fórmulas mais intensas, então revezar os shampoos para combinar com cada uma delas não é obrigatório. No entanto, o hábito pode te ajudar a potencializar os efeitos do tratamento. A explicação por trás disso é simples: os produtos de uma mesma linha são formulados com a mesma tecnologia e possuem ingredientes que se complementam, então são ainda mais potentes quanto usados juntos. Por isso, é interessante apostar em fórmulas diferentes ao longo da semana para garantir que os efeitos sejam ainda mais duradouros.
Nas datas agendadas para a nutrição, por exemplo, o shampoo e máscara da coleção Nutrifier, de L'Oréal Professionnel são uma ótima escolha. Enquanto o primeiro é enriquecido com óleo de côco e limpa suavemente sem ressecar, a segunda promove nutrição intensa e duradoura através do glycerol. Para os dias de reconstrução, nossa dica é investir nos itens de Absolut Repair Gold Quinoa + Protein, que é rica em extrato de gold quinoa e proteína do trigo para reparar danos, reestruturar profundamente e devolver resistência ao fio. Por fim, a hidratação capilar pode ser ainda mais efetiva com o shampoo e máscara Inforcer, uma das queridinhas do hairstylist Rafael Bertolucci . "A linha conta com biotina e vitamina b6 para deixar o cabelo mais forte, sedoso e altamente nutrido", conta o expert e embaixador da marca. O uso contínuo vai deixar as madeixas mais brilhosas, macias e fortes, com menos quebra e um ritmo de crescimento saudável.
4) Quantas vezes na semana preciso lavar a cabeça para fazer o cronograma capilar?
Quem está pensando em fazer o cronograma capilar também pode se perguntar quantas vezes por semana é preciso lavar a cabeça. A verdade é que não existe uma regra que funcione em todos os casos, já que isso depende de fatores como nível de oleosidade do couro cabeludo e tendência ao ressecamento. De forma geral, os experts recomendam evitar lavagens muito constantes para não deixar o cabelo ressecado e opaco, mas há quem precise de uma higienização mais frequente, então você pode conversar com seu cabeleireiro para entender o intervalo que mais funciona no seu caso. Independente do que for definido, o segredo por trás de um cronograma realmente eficaz não é necessariamente a quantidade de dias entre os tratamentos, mas a realização de rituais variados para proporcionar ativos diferentes aos fios e atender todas as suas necessidades. Por isso, você pode adaptá-lo à sua rotina de lavagens da forma que preferir.
5) Preciso usar máscara toda vez que lavo a cabeça para o cronograma capilar funcionar?
Quando estiver seguindo um cronograma capilar, não é necessário aplicar uma máscara toda vez que lavar o cabelo; tudo vai depender do estado atual de saúde dos fios e da frequência com que eles são higienizados. Quem tem o cabelo fino, por exemplo, pode sentir os fios muito pesados se usar o produto várias vezes por semana. Se esse for o seu caso, optar por um condicionador da mesma coleção é a melhor forma de preservar os efeitos do cronograma nos dias em que as madeixas precisarem de um tratamento mais leve. Para quem está lidando com cabelo danificado pelo excesso de química, pode ser uma boa opção lavar os fios apenas duas vezes por semana e apostar no produto em todas as lavagens para proporcionar um tratamento profundo e reestruturante em todas as camadas da fibra. Lembre-se de que, antes de começar a rotina, é muito importante conversar com seu cabeleireiro para tirar qualquer dúvida e garantir que o tratamento seja personalizado para o seu caso. Assim, você terá sempre os melhores resultados.
Publicado por: Maria Antonia Rocha, Quinta-feira 13 de agosto de 2020 - 09h05
Mais Tratamento de cabelo

Hidratação para cabelo com luzes: produtos e dicas para dar brilho e maciez às mechas loiras

Preenchimento de pontas ralas funciona? Saiba tudo sobre o tratamento para ter cabelos longos

Cabelos longos, fortes e sem quebra: conheça Extreme Length, nova linha de Redken
Últimas matérias

Cabelo vinho: o tom de vermelho escuro é perfeito para quem quer renovar o visual

Hidratação para cabelo com luzes: produtos e dicas para dar brilho e maciez às mechas loiras

Ombré hair platinado: 15 fotos do cabelo com luzes claras nas pontas para usar como inspiração

Preenchimento de pontas ralas funciona? Saiba tudo sobre o tratamento para ter cabelos longos

Cabelos longos, fortes e sem quebra: conheça Extreme Length, nova linha de Redken

Shampoo para cabelo com luzes: como escolher o melhor produto para cabelo com mechas