
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Seguir um cronograma capilar para cabelos ruivos é essencial para manter a saúde dos fios após a coloração. A rotina de tratamento também pode auxiliar na preservação da cor, mantendo o vermelho brilhoso e livre de desbotamento por mais tempo.
Para isso, é necessário intercalar tratamentos reparadores, nutritivos e antioxidantes no dia a dia, apostando em produtos de qualidade profissional e alta tecnologia. Confira como montar e quais produtos usar no seu cronograma capilar para cabelos ruivos!
Leia também: 25 fotos de cabelo ruivo com corte curto para te inspirar a mudar o visual
1. A hidratação com ativos antioxidantes deve ser a base do cronograma capilar para ruivas
A hidratação é o tratamento base de qualquer cronograma capilar. Sua função é devolver água para a fibra capilar, um nutriente que é perdido facilmente no dia a dia e durante processos químicos como a coloração. E para no cronograma capilar para cabelos ruivos, é essencial usar uma máscara de hidratação específica para cabelos coloridos, enriquecida com antioxidantes que auxiliem na preservação dos pigmentos vermelhos.
O resveratrol, encontrado nas sementes e nas cascas de uva, é um exemplo de ativo com ação antioxidante presentes em produtos de alta tecnologia para cabelos coloridos, como a máscara da linha Vitamino Color, de L'Oréal Professionnel. "O antioxidante vai fazer com que a cor tenha durabilidade, que esse brilho e luminosidade da proposta se mantenham", comenta o hairstylist Cesar Augusto, embaixador da marca francesa.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2. Faça um tratamento nutritivo e antimetal semanalmente para evitar manchas no cabelo vermelho
A nutrição capilar, segunda etapa do cronograma, promove brilho, sedosidade e controle de frizz aos cabelos. O tratamento também pode ser um aliado na manutenção da cor, prevenindo a formação de manchas indesejadas que podem se formar devido à presença de metais, normalmente presentes na água encanada, no interior dos fios de cabelo. "A oxidação da cor também acontece pelo metais, pelo sol, pelo suor, por vários agentes", explica Cesar Augusto.
Para evitar esse problema e nutrir os fios em uma única etapa, o shampoo antimetal e a máscara antidepósito da linha Metal Detox são uma aposta certeira para compor o cronograma capilar para cabelos ruivos. "O Metal Detox tem uma partícula que chama glicoamina que neutraliza a molécula de metal. O cabelo fica mais forte e não temos aqueles resultados indesejados de cor", afirma o hairstylist e embaixador de L'Oréal Professionnel Rafael Bertolucci.
3. A reconstrução é o tratamento rico em proteínas para fortalecer os e restaurar danos da coloração
Cabelos que passam por processos de coloração podem ficar danificados. No caso dos cabelos ruivos, os danos podem ser maiores nos fios que precisaram ser descoloridos para alcançar um determinado tom de vermelho. O nível dos danos pode variar de acordo com os produtos usados, tipo de cabelo e a saúde dos fios antes do processo. Seja qual for o caso, a reconstrução capilar é a etapa do cronograma que vai fazer a restauração dos danos e recuperar a saúde dos fios.
As proteínas são os principais nutrientes encontrados nos tratamentos reconstrutores e tem como função estruturar e proteger a fibra capilar, promovendo maleabilidade e redução da quebra. Para essa etapa do cronograma capilar, o hairstylist e artista L'Oréal Professionnel Gabriel Deodato recomenda a máscara Absolut Repair Gold Quinoa + Protein, cuja fórmula é enriquecida com a proteína hidrolisada do trigo e quinoa dourada. Além disso, a linha conta com duas máscaras de tratamento: a máscara dourada para cabelos finos e a máscara tradicional para cabelos grossos. "Gold Quinoa é mais leve, e diferente de outros tratamentos de reconstrução. É eficaz em qualquer espessura de cabelo, contendo proteínas de trigo que agem na reconstrução dos fios", ressalta.
Quando fazer cada tratamento do cronograma capilar para cabelos ruivos
Conhecer os tratamentos e ter os produtos certos não é o suficiente: é preciso saber quando fazer cada um deles para ter resultados eficazes. De forma geral, recomenda-se que a hidratação e a nutrição sejam os principais tratamentos do cronograma, podendo ser feitos semanalmente, de uma a duas vezes por semana cada um, de acordo com a sua frequência de lavagens e necessidades do seu cabelo.
Já a reconstrução capilar, por ser um tratamento rico em proteínas, deve ser feito com menor frequência para não sobrecarregar os fios. Por isso, geralmente recomenda-se uma reconstrução a cada 15 dias para cabelos danificados e uma reconstrução por mês para cabelos saudáveis.
Veja um exemplo de tabela de cronograma capilar nesses moldes:
1ª semana: hidratação - nutrição - reconstrução
2ª semana: nutrição - hidratação - nutrição
3ª semana: hidratação - nutrição - hidratação
4ª semana: hidratação - nutrição - reconstrução
A melhor forma de montar um cronograma capilar para cabelos ruivos personalizado para as necessidades do seu cabelo é pedir orientação ao cabeleireiro no momento da transformação. "Após a coloração, a primeira atitude que a gente deve tomar é conversar com o profissional para que se possa começar o home care nesse cabelo", recomenda César Augusto.
Publicado por: Amanda Cardoso, Quarta-feira 01 de dezembro de 2021 - 09h10
Mais Dicas de experts

Aprenda 5 dicas para tirar o frizz do cabelo loiro

Metais podem deixar o cabelo quebrado e com coloração indesejada. Saiba evitar esses danos

6 melhores máscaras de nutrição para revitalizar cabelos ressecados
Últimas matérias

Aprenda 5 dicas para tirar o frizz do cabelo loiro

Balayage no cabelo preto: dicas de nuances, técnicas e como evitar reflexos avermelhados

Corte de cabelo no ombro: reto ou repicado? Saiba escolher o perfeito para você

Loiro dourado: 45 fotos da cor de cabelo mais pedida dos salões

Metais podem deixar o cabelo quebrado e com coloração indesejada. Saiba evitar esses danos

Penteados para formatura: 5 ideias da moda para usar em cabelos curtos, médios e longos