Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Saber como fazer o cabelo crescer sem ficar com pontas afinadas pode ser um desafio para quem sente que os fios sempre quebram antes de chegarem ao comprimento desejado. Por serem a parte mais antiga da fibra, as extremidades costumam acumular grande parte dos danos do dia a dia, o que faz com que fiquem mais ralas e minguadas com o passar do tempo. Em alguns casos, as pontas não conseguem mais absorver todos os nutrientes necessários para se manterem resistentes e se partem, atrapalhando o processo de crescimento. Para te ajudar a reverter essa situação e conquistar o comprimento dos sonhos sem ter que cortar as pontas, reunimos 5 dicas valiosas para inserir na sua rotina. Confira!
Leia também: 7 hábitos para incluir na rotina e estimular o crescimento capilar
1) Conquiste cabelos longos e saudáveis usando produtos fortalecedores no banho
Uma das primeiras medidas que você pode adotar para deixar o cabelo crescer sem ficar com pontas afinadas é investir em fórmulas fortalecedoras para usar durante o banho. Esse tipo de produto ajuda a repor os nutrientes de que o cabelo precisa para se manter resistente, forte e íntegro, o que colabora para diminuir a quebra e manter uma aparência sadia e densa das pontas por mais tempo.
Apostar em itens com tecnologia de preenchimento, por exemplo, é uma ótima opção para recuperar e preservar a saúde da região sem precisar enfrentar a tesoura. É o caso de Pro Longer, o lançamento de L'Oréal Professionnel que repara as áreas mais danificadas das extremidades do cabelo e aumenta seu volume e espessura. Comece aplicando o shampoo da coleção, que limpa gentilmente ao mesmo tempo em que penetra profundamente na fibra para preenchê-la com aminoácidos e reduzir as pontas duplas. Para um tratamento intenso, uma vez por semana aposte na ampola de preenchimento de pontas ralas para devolver densidade às extremidades e fortalecer as madeixas por completo.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) Tratamento preenchedor de pontas fortalece o cabelo e estimula o crescimento
As ampolas preenchedoras de pontas são produtos fortalecedores que oferecem um tratamento profundo e concentrado às extremidades. Perfeitas para quem quer deixar o cabelo crescer sem ter que cortar as pontas com frequência, elas ajudam a reparar a saúde da região de dentro para fora, diminuindo a necessidade de retirar a parte danificada. Assim, as ampolas não só recuperam a aparência volumosa e macia dos fios como também protegem contra a formação de novos danos, pontas duplas e afinamento capilar, dando a resistência necessária à fibra para crescer sem quebrar. A fórmula de Pro Longer conta com uma tecnologia exclusiva que penetra no núcleo do fio para densificar as pontas e deixá-las muito mais sedosas, maleáveis e brilhosas. Lembre-se de conversar com seu cabeleireiro de confiança para estabelecer a frequência ideal de aplicação no seu caso e tratar o cabelo comprido de forma individualizada.
3) A hidratação semana com máscara é essencial para o crescimento capilar
Quem busca dicas do que fazer para o cabelo crescer tem que estar disposta a investir mais tempo no tratamento dos fios. Para ter cabelos compridos e saudáveis, a hidratação semanal com uma máscara capilar é um cuidado que não pode faltar na rotina, pois proporciona aquela dose de hidratação profunda que a fibra capilar necessita para repor água e outros nutrientes perdidos no dia a dia. Com uma máscara voltada para o crescimento capilar e preenchimento de pontas ralas, o tratamento fica ainda mais completo, conferindo mais força aos fios. A máscara renovadora de comprimento Pro Longer é enriquecida com aminoácidos que revitalizam a aparência dos cabelos longos, além de hidratar e dar mais densidade ao comprimento e às pontas.
Como usar: aplique o produto nos cabelos limpos e úmidos e deixe agir de 3 a 5 minutos. Na sequência, enxágue e finalize com o leave-in.
4) Para fazer o cabelo crescer sem ter que cortar, reduza a exposição ao calor no dia a dia
Outra precaução que você pode tomar para conquistar cabelos compridos sem pontas afinadas e ralas é reduzir o uso de calor no dia a dia. Ferramentas como secador, chapinha e babyliss podem fazer com que as extremidades fiquem minguadas a longo prazo porque retiram a oleosidade natural que funciona como uma camada protetora, fazendo com que o cabelo fique danificado, quebradiço e enfraquecido com facilidade. O mesmo vale para os banhos com água quente: por mais que sejam uma ótima opção para relaxar, eles devem ser reservados para os dias em que você não for lavar a cabeça, porque a alta temperatura pode ressecar a fibra e impulsionar o surgimento de pontas duplas.
Dê preferência à água morna ou quente durante as lavagens e sempre use um bom protetor térmico antes de estilizar as madeixas com aparelhos de calor. O leave-in de Pro Longer é uma aposta certeira nesse caso: além de oferecer proteção até 230°C, ele ainda ajuda a encorpar as pontas, facilita o desembaraço e confere 24h de ação antifrizz. O resultado é um cabelo longo com toque sedoso, volumoso e macio da raiz às pontas.
5) Evitar atrito ao pentear pode diminuir pontas afinadas e te ajudar a conquistar um cabelo longo e saudável
Quando o assunto é deixar o cabelo crescer sem ficar com pontas afinadas, evitar o atrito é fundamental. Durante a escovação, os fios tendem a ficar mais elásticos e propensos à quebra por conta da tração entre a fibra e o pente. Caso você tenha o hábito de pentear com muita força, por exemplo, pode ser que as mechas estejam se partindo e não atinjam o comprimento que você deseja. Com isso, as pontas também tendem a ficar mais ralas e perder densidade, prejudicando a saúde das madeixas de forma geral. "Às vezes a mulher diz que o cabelo não cresce, mas a verdade é que ele cresce na raiz, mas vai afinando, pulverizando e quebrando, então não aumenta de comprimento nas pontas", explica a hairstylist Brunna Fabricio. Além de usar um bom leave-in para facilitar a escovação, faça movimentos suaves para desembaraçar com cuidado. Comece retirando todos os nós das pontas com cuidado e só depois suba para o comprimento, e então passe a escova pelo cabelo inteiro no final. Seguindo esse cuidado durante o manuseio dos fios, você evita quebra e pontas afinadas, além de desfrutar de mais maciez e toque sedoso.
Dica extra: A alimentação faz o cabelo crescer com mais força e resistência
A alimentação também é um dos fatores que podem te ajudar a fazer o cabelo crescer saudável, denso e sem pontas ralas. Muitas das substâncias que compõem a estrutura capilar são adquiridas através da comida. Quando não estamos consumindo quantidades adequadas de alguma proteína ou vitamina, por exemplo, o corpo entende que precisa redirecionar energia para outras funções vitais do organismo, o que tende a deixar a fibra enfraquecida e quebradiça. A longo prazo, as pontas podem ficar ainda mais afetadas e apresentar sintomas como ressecamento e perda de volume. Por isso, se o seu objetivo é preservar o comprimento que já conquistou sem ter que cortar com tanta frequência, monte um cardápio balanceado com o auxílio de um nutricionista para garantir a ingestão de todos os nutrientes de que o cabelo precisa para se manter saudável. Consumir no mínimo 2 litros de água diariamente também ajuda a manter o couro cabeludo equilibrado e os fios hidratados, o que estimula o crescimento capilar contínuo.
Encontre um salão de beleza perto de você!
Matéria publicada em: 17/08/2020
Atualizada em: 13/04/2021
Publicado por: Maria Antonia Rocha, Terça-feira 13 de abril de 2021 - 11h48
Mais Cabelo longo

Long bob curto, médio e longo: veja as diferenças e escolha o corte de cabelo ideal para você

10 dicas de cabeleireiros para o cabelo crescer mais rápido

Extreme Length de cara nova! Veja o que muda na linha para crescimento capilar, de Redken
Últimas matérias

4 tons de loiro que combinam com o inverno 2022

Cabelo poroso: o que é, causas comuns e como tratar os fios em casa

Quais as tendências de cores de cabelo em 2022? Cabeleireiro revela nuances que estão em alta

Cabelo dourado: loiro, ruivo, marrom e outras nuances para apostar

Ondas no cabelo com pegada retrô: veja truque para fazer o penteado

Long bob curto, médio e longo: veja as diferenças e escolha o corte de cabelo ideal para você