
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Para quem está lidando com pontas afinadas e quebra, fazer o cabelo danificado crescer é um grande desafio. Como as extremidades acumulam a maior parte dos danos que a fibra sofre com o passar do tempo, é natural que elas fiquem frágeis e arrebentem com facilidade, dificultando o crescimento capilar.
A boa notícia é que é possível recuperar a saúde dos fios por completo e fazer o cabelo crescer com mais força e vitalidade. Para isso, é importante mudar alguns hábitos na rotina e investir em produtos com foco em fortalecimento e reparação de danos. Quer saber tudo sobre o assunto? Confira nossas dicas!
Leia também: cabelos danificados demoram mais a crescer?
1) Para fazer o cabelo crescer, evite usar secador e chapinha no dia a dia
Quem está com o cabelo danificado sabe que a aparência ressecada e quebradiça pode ser um grande obstáculo para fazer os fios atingirem o comprimento desejado. O que muitas pessoas não sabem é que o uso excessivo de ferramentas de calor pode agravar ainda mais essa situação?
Secador, chapinha e babyliss são aparelhos que usam temperaturas muito altas, então deixam as cutículas da fibra arrepiadas e favorecem a perda de nutrientes, o que causa ressecamento e quebra. Para evitar que isso aconteça, tente reservar o uso dessas ferramentas para ocasiões especiais e sempre aplique um leave-in com proteção térmica para reduzir os impactos do calor sobre os fios.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) Evite fazer química no cabelo danificado para não agravar o problema
Se o seu objetivo é reparar o cabelo danificado e deixá-lo saudável novamente para que volte a crescer, evite retocar procedimentos químicos com muita frequência. Serviços como coloração, descoloração e alisamento podem deixar os fios sensibilizados e frágeis, especialmente se a fibra já estiver muito desgastada - o que tende a aumentar o risco de quebra e corte químico.
Se não tiver como interromper por muitos meses a realização dos procedimentos, experimente dar espaços maiores entre os retoques. Dessa forma, você tem tempo para caprichar nos tratamentos de reconstrução entre cada visita ao salão para permitir que a fibra se fortaleça antes de agendar um novo serviço.
3) Fortaleça o cabelo danificado com produtos nutritivos para fazê-lo crescer
Cabelos danificados normalmente apresentam alguns sintomas clássicos de que precisam de força. Além do ressecamento e do aspecto áspero e sem vida, os fios também podem ficar com as pontas afinadas, ralas e com perda de massa capilar.
Para reverter essa situação e fazer o cabelo crescer mais resistente da raiz às pontas, é preciso repor nutrientes que são perdidos diariamente por conta da ação de agressores externos, como ferramentas de calor, sol e poluição.
Por isso, vale a pena incluir bons produtos com ingredientes fortalecedores no seu dia a dia. A biotina, por exemplo, favorece a produção de queratina e ajuda a deixar o cabelo mais forte, íntegro e resistente para crescer com saúde e não se partir no meio do caminho. Para encontrar os melhores tratamentos para os seus fios, peça orientações ao seu cabeleireiro.
4) Cuide do cabelo danificado seguindo uma rotina contínua de tratamentos
A melhor forma de recuperar o cabelo danificado em casa para fazê-lo voltar a crescer é realizar tratamentos regularmente. Usar produtos fortalecedores deve fazer parte da rotina, e não ser um cuidado que só é realizado de vez em quando. É a constância no tratamento que garante resultados profundos e duradouros.
Uma forma de organizar a rotina de cuidados é montar um cronograma capilar. O ritual consiste em usar fórmulas de hidratação, nutrição e reconstrução de maneira intercalada durante o mês para reverter diferentes tipos de danos e dar ao fio todas as substâncias de que ele precisa para crescer saudável. Para atender às necessidades dos seus cabelos, vale a pena conversar com seu cabeleireiro de confiança, que poderá te indicar os melhores produtos e intervalos ideais para aplicar cada um.
5) Trate as pontas duplas para fazer o cabelo crescer mais rápido
Quando se fala em cabelo danificado, as pontas duplas são uma das principais vilãs. "Elas aparecem quando há um desgaste da camada lipídica e proteica das cutículas, o que torna o cabelo muito ressecado e quebradiço", explica o hairstylist Guilherme Araújo, artista Redken. Por conta disso, a fibra pode se partir facilmente, te impedindo de atingir o comprimento longo dos seus sonhos.
Para contornar o problema, o ideal é incluir os cuidados com as pontas do cabelo no seu ritual diário. Além de apostar em óleos capilares para ajudar a selar as pontas, também vale a pena apostar em produtos ricos em aminoácidos. Esses nutrientes não só fortalecem a estrutura capilar como também deixam as pontas mais encorpadas e densas, tornando-as mais resistentes a danos futuros.
Publicado por: Maria Antonia Rocha, Terça-feira 15 de dezembro de 2020 - 15h12
Mais Cabelos danificados

Como recuperar cabelos elásticos por descoloração? 4 dicas e produtos

Shampoo detox pode evitar cabelo quebrado e manchado. Saiba como usar

Reconstrução capilar profissional: o que é, como fazer e dicas de produtos
Últimas matérias

Qual a diferença entre cabelo cacheado e cabelo crespo? Especialista explica e dá dicas para cuidar dos fios

Shampoo para cabelo loiro: 6 opções para revitalizar a cor e cuidar dos fios

6 produtos de cabelo lançados no segundo semestre de 2022 que você vai amar!

Vitamina C dá brilho instantâneo aos cabelos loiros. Saiba como usar!

Cabelo loiro mel: 5 passos para cuidar em casa e manter a cor dos fios sempre luminosa

Oxidação do cabelo colorido: o que é o fenômeno e como proteger os fios do desbotamento