
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Entender como identificar e como trabalhar com o fundo de clareamento de cada cabelo é uma habilidade muito importante que todo especialista em coloração deve ter. É a partir do fundo de cor do cabelo da cliente que o profissional irá determinar quantos tons devem ser clareados ou escurecidos, qual a coloração correta a ser aplicada e qual a melhor técnica para alcançar o resultado desejado. Para os cabeleireiros entenderem melhor como identificar o fundo de clareamento e entregar um bom resultado através desse conhecimento, reunimos algumas dicas da hairstylist e embaixadora de L'Oréal Professionnel Vivi Siqueira. Confira!
Leia também: Colorista: 6 dicas para ser um cabeleireiro especialista em cabelo colorido
O que é o fundo de clareamento?
O fundo de clareamento consiste na cor revelada quando os fios passam pela descoloração. Ele é responsável por determinar a nuance e os reflexos que vão ser alcançados quando o cabelo recebe uma coloração. "O fundo de clareamento é a tela que a gente tem", diz a profissional. Esse fundo varia de acordo com a cor natural de cada cabelo, classificada a partir da escala de altura de tom. Por exemplo, cabelos muito escuros podem ter um fundo acobreado, avermelhado ou alaranjado. Saber identificar o fundo de clareamento do cabelo auxilia o colorista a chegar corretamente à coloração desejada pela cliente. "Ajuda muito a gente no dia a dia, na hora de escolher o tom certo a usar na cliente, principalmente na hora de fazer mecha" conta Vivi.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Estude a escala de altura de tom
Para determinar o fundo de clareamento do cabelo de sua cliente é necessário identificar a altura de tom primeiro. Os tons são organizados em uma escala com número de 1 ao 10 baseado na quantidade de pigmentos presentes na fibra capilar, com o número 1 indicando o cabelo preto, enquanto o número 10 corresponde ao loiro claríssimo. "Você precisa ter essa tabela dentro da sua cabeça, assim você não vai errar. É a partir dessa classificação que vamos identificar o fundo de cor, por exemplo: Cabelos entre 1 e 4 terão um fundo avermelhado, do 5 ao 7 serão alaranjados, e do 8 ao 10 vão abrir para o amarelo", explica a profissional.
Analise o fundo de clareamento para um coloração assertiva
Para uma coloração correta, é preciso analisar o fio e ter certeza de que alcançou o fundo de tom ideal. "O resultado da coloração é o fundo de clareamento mais a nuance aplicada" explica Vivi. Se a cliente deseja um loiro platinado, por exemplo, o cabelo precisa passar por uma descoloração intensa até abrir para um amarelo claríssimo, pois uma coloração de altura de tom 10 não ficará perceptível em uma base avermelhada ou alaranjada. A profissional também conta sobre a importância de optar por trabalhar com produtos de qualidade, desde o descolorante até a tintura. "Temos que conhecer o produto que a gente trabalha, como ele funciona, como ele abre".
Lembre-se de sempre fazer um diagnóstico capilar e um teste de mecha antes de realizar o processo de descoloração no cabelo das suas clientes. Dependendo do fundo de clareamento que deseja alcançar, pode ser necessário um clareamento muito intenso, o que resulta em fios muito danificados e fragilizados. É dever de todo cabeleireiro assegurar a saúde do cabelo e determinar se é possível realizar o procedimento naquele momento.
Saiba como devolver o fundo de clareamento
Além da descoloração, o fundo de clareamento também está presente no procedimento de coloração das clientes que querem escurecer os fios. Quando o cabelo está em um tom de loiro bem claro, deve ser feita a pré-pigmentação, técnica responsável recolocar pigmento no fio descolorido antes da aplicação de uma coloração mais escura. Para isso, são usadas nuances quentes, como acobreado e vermelho, mas ainda abaixo da tonalidade desejada. A pré-pigmentação confere durabilidade à cor mais escura, e evita que desbote facilmente.
Conheça a Loja Pro e encontre os produtos que você precisa para o seu salão!
Publicado por: Luiza Soares, Segunda-feira 14 de junho de 2021 - 11h00
Mais L'Oréal Professionnel

Shampoo para cabelo loiro: 6 opções para revitalizar a cor e cuidar dos fios

6 produtos de cabelo lançados no segundo semestre de 2022 que você vai amar!

4 tendências de cortes para cabelos cacheados longos
Últimas matérias

Qual a diferença entre cabelo cacheado e cabelo crespo? Especialista explica e dá dicas para cuidar dos fios

Shampoo para cabelo loiro: 6 opções para revitalizar a cor e cuidar dos fios

6 produtos de cabelo lançados no segundo semestre de 2022 que você vai amar!

Vitamina C dá brilho instantâneo aos cabelos loiros. Saiba como usar!

Cabelo loiro mel: 5 passos para cuidar em casa e manter a cor dos fios sempre luminosa

Oxidação do cabelo colorido: o que é o fenômeno e como proteger os fios do desbotamento