
Marceli Nakashima

Hairstylist especialista em corte, cor e alongamento
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Cuidar do cabelo misto no dia a dia pode ser um desafio porque a raiz oleosa e as pontas secas têm necessidades diferentes. A melhor forma de tratar esse tipo de fio é montar uma rotina equilibrada, dando uma atenção especial à cada região da fibra para garantir que as mechas fiquem hidratadas, macias e brilhantes em todo o seu comprimento, sem acúmulo de sebo nem carência de nutrientes. Para te ajudar nessa missão, reunimos 5 dicas valiosas para cuidar do cabelo misto em casa e conquistar madeixas mais saudáveis. Confira!
Veja também: os melhores penteados para disfarçar o cabelo com raiz oleosa
1) Pentear o cabelo misto é uma forma de distribuir a oleosidade no comprimento e pontas
Muitas pessoas não sabem, mas o hábito de pentear o cabelo faz muito mais do que desatar nós. Ainda que desembaraçar os fios seja importante para evitar que eles embolem e quebrem, outro benefício da escovação para o cabelo misto é que ela ajuda a distribuir a oleosidade que fica concentrada na raiz pelo comprimento e pontas. Por isso, consegue equilibrar um pouco a diferença entre as regiões e ainda garante mais brilho e maciez às pontas secas. Além disso, você também pode aproveitar para massagear o couro cabeludo e estimular o fluxo sanguíneo na região, o que vai ajudar a preservar a saúde das madeixas. Para inserir essa prática na sua rotina com mais frequência, é essencial escovar as mechas do jeito certo. No caso dos cabelos ondulados, cacheados e secos, o ideal é desembaraçar os fios ainda molhados para não atrapalhar a definição. Comece sempre pelas pontas, desatando os nós da região, e suba em direção ao comprimentos aos poucos, fazendo movimentos suaves. Ao chegar na raiz, é só deslizar diretamente até as pontas sem perigo de provocar quebra.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) O cabelo com raiz oleosa e ponta seca pode se beneficiar muito do shampoo seco
Para controlar o acúmulo de oleosidade na raiz do cabelo misto, um dos itens coringas que você precisa ter à mão é o shampoo seco. O produto funciona absorvendo o excesso de sebo para deixar os fios com a aparência limpa, equilibrada e saudável sem que seja preciso lavar todo dia. Dessa forma, você evita que a higienização em excesso acabe ressecando ainda mais as pontas do cabelo, mas também previne o efeito rebote, que acontece quando o organismo entende que precisa produzir ainda mais oleosidade para compensar o que foi perdido durante o banho. Para fornecer os melhores resultados, o shampoo seco pode ser usado entre as lavagens quando você sentir que as mechas começaram a ficar mais pesadas na raiz. Espirre com uma distância de 15 cm entre os fios e a embalagem e massageie com as mãos para espalhar.
3) Cortar as pontas do cabelo misto pode ajudar a equilibrar a oleosidade
Adotar um corte de cabelo curto ou médio pode te ajudar a lidar com a raiz oleosa e a ponta seca mais facilmente. Quanto maior o cabelo, mais difícil é para a oleosidade produzida no couro cabeludo se distribuir pelo comprimento e pelas pontas, fazendo com que ela fique acumulada na raiz. Com um comprimento menor, essa camada hidrolipídica se espalha com mais facilidade, então deixa os fios mais hidratados naturalmente. Além disso, as pontas são a região mais antiga do cabelo, o que significa que elas acumulam a maior parte dos danos causados por química, ferramentas de calor e raios ultravioleta. Por isso, também é comum que elas se tornem porosas com o passar do tempo e não consigam absorver e reter a hidratação. Com um novo corte, você remove a parte mais danificada e ainda conquista mais saúde para a fibra como um todo.
4) Como lavar o cabelo com raiz oleosa e ponta seca corretamente
Lavar o cabelo corretamente é um dos hábitos mais importantes na rotina de cuidados de qualquer tipo de fio, especialmente os mistos. Por conta da diferença entre a raiz oleosa e ponta seca, cada parte das madeixas precisa de uma atenção especial durante o banho para garantir que as necessidades da fibra estejam equilibradas. Na raiz, você deve use um shampoo específico para controle de oleosidade como o Bain Divalent , de Kérastase, que regula a produção de sebo sem causar ressecamento. Massageie somente pelo couro cabeludo e enxágua abundantemente com água fria ou morna.
No comprimento e nas pontas, a principal necessidade é a hidratação, então aposte em um condicionador como o da coleção Elixir Ultime, de Kératase, para proporcionar reposição de nutrientes, brilho intenso e toque sedoso, além de selar as cutículas para garantir que a hidratação tenha maior durabilidade. Massageie mecha a mecha sem encostar diretamente na raiz e em seguida enxágue até remover todos os resíduos. Dessa forma, você proporciona a cada área do cabelo o cuidado de que ela precisa e aos poucos restaura o equilíbrio da raiz às pontas.
5) Use um leave-in nas pontas do cabelo misto para hidratar sem pesar
Usar um leave-in de ação nutritiva nas pontas secas do cabelo misto é uma boa forma de completar a rotina de tratamento e proporcionar mais brilho e maciez aos fios sem pesar na raiz. Os produtos em óleo são ótimas pedidas nesse caso por conta da sua consistência fluida e facilmente absorvida, mas lembre-se de não aplicá-lo próximo ao couro cabeludo. O L'Huile Originale, da linha Elixir Ultime de Kérastase, combina a ação de cinco óleos essenciais enriquecidos com vitaminas e antioxidantes para proporcionar brilho, força, nutrição intensa e proteção contra agressores externos. "O óleo de Elixir Ultime tem uma textura refinada que penetra melhor nos cabelos e evita o pesar dos fios", afirma a hairstylist Marceli Nakashima. "Para aplicar, menos é mais! Evite exagerar na dosagem; se precisar, reaplique o produto, porém sempre em quantidades pequenas", ensina a expert.
Publicado por: Maria Antonia Rocha, Sexta-feira 24 de julho de 2020 - 15h39
Mais Tratamento de cabelo

Metais podem deixar o cabelo quebrado e com coloração indesejada. Saiba evitar esses danos

6 melhores máscaras de nutrição para revitalizar cabelos ressecados

5 segredos para tratar cabelo quebrado rapidamente
Últimas matérias

9 penteados para cabelos cacheados ideais para o trabalho

Cabelo acaju: púrpura, acobreado, dourado e mais nuances para inspirar

Aprenda 5 dicas para tirar o frizz do cabelo loiro

Balayage no cabelo preto: dicas de nuances, técnicas e como evitar reflexos avermelhados

Corte de cabelo no ombro: reto ou repicado? Saiba escolher o perfeito para você

Loiro dourado: 45 fotos da cor de cabelo mais pedida dos salões