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O Instagram é uma ótima plataforma para cabeleireiros e demais profissionais da beleza divulgarem seus trabalhos, conquistarem novos clientes e atraírem atenção das marcas. Para isso, é importante que seu perfil no site esteja atualizado e otimizado para que funcione a seu favor e te ajude a alcançar seus objetivos. Desde o tipo de foto postada até as informações na bio, tudo pode contribuir ou atrapalhar sua jornada para o sucesso, então é fundamental ficar atento aos detalhes. Reunimos 5 dicas que vão te ajudar a atrair e fidelizar clientes com seu perfil na rede social. Confira!
Veja também: 7 erros que você NÃO pode cometer no Instagram!
1) O nome e a bio do Instagram de um cabeleireiro são ferramentas valiosas
O nome que aparece seu perfil no Instagram precisa ser claro e simples; caracteres especiais, espaços em excesso entre as letras e apelidos informais podem dificultar a busca de quem recebeu uma recomendação do seu trabalho e está tentando encontrar o perfil. A bio também precisa ser precisa e direta, reunindo as informações essenciais para quem se interessar no seu perfil: o salão onde você trabalha, suas áreas de especialidade e um e-mail ou telefone para contato são essenciais. Se estiver disponível para atendimento a domicílio ou viagens a trabalho, pode ser legal especificar também. Deixe esses dados bem claros e organizados para que os visitantes do seu perfil não tenham dúvida sobre como e para que podem te encontrar.
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2) As fotos do seu perfil precisam valorizar seu trabalho
O seu perfil no Instagram é onde seus clientes atuais e futuros podem conhecer melhor seu trabalho, então precisa refletir o melhor que você pode oferecer. "As dicas principais são tirar fotos sempre em ambientes limpos, focar sempre na foto e produzir cabelos lindos, com bastante brilho", conta a hairstylist Brunna Fabrício, embaixadora L'Oréal Professionnel. Uma boa iluminação é fundamental para mostrar bem a coloração, as luzes, os corte ou o penteado criado por você, então aproveite a luz natural ou posicione sua cliente em um local bem iluminado dentro do salão. O ângulo também pode ajudar, fotos de costas ou de lado muitas vezes são melhores do que registros frontais porque deixam o cabelo mais à mostra. Além disso, tome muito cuidado com o fundo das fotos: quanto mais bagunça ou informações estiverem atrás do cliente fotografado, mais esses elementos vão desviar a atenção do cabelo. Prefira paredes lisas ou de madeira, decorações simples e o mínimo de interferência possível.
3) Cuidado ao editar suas fotos para postar
Para que os cabelos sejam o foco da atenção nas fotos, é preciso ter cuidado na hora de editá-las. Evite usar bordas brancas, adesivos coloridos ou outros elementos que desviem a atenção da foto. Em fotos de coloração e mechas, o ideal é não usar filtros, porque eles podem alterar a percepção da cor e criar expectativas irreais em quem etá visualizando, além de não fazerem jus ao resultado real. Em fotos de penteados ou cortes, um filtro suave não costuma atrapalhar, mas tome cuidado para que haja harmonia entre as imagens; um filtro diferente em cada uma pode deixar seu perfil confuso. Recursos como embaçar o fundo da foto podem ser legais para variar no visual das fotos, mas não são suficientes para esconder um fundo bagunçado ou uma luz ao contrário; a foto precisa estar boa para que a edição seja a mais simples possível.
4) Use os recursos da postagem a ser favor
Ao postar uma foto ou vídeo no Instagram, a imagem é apenas uma parte da publicação; há muitos outros recursos que podem ser explorados para aumentar o alcance e a performance daquele registro. A primeira dica é colocar uma localização: do salão em que você trabalha, do shopping onde ele fica, da cidade onde você está atendendo, você decide. Vale a pena alternar essa localização para que as pessoas frequentando a região conheçam seu trabalho. Outro recurso importante é a marcação de outros perfis; aproveite para marcar o perfil do salão ou da rede de salões onde você trabalha e as marcas dos produtos que usou na construção do look. Assim, você aumenta as chances de ter sua foto repostada por um perfil maior. Além disso, não se esqueça de usar algumas hashtags para identificar o post - o nome da cor, o tipo de corte, a ocasião do penteado e hashtags populares sobre o tema são sempre boas pedidas, mas evite ultrapassar o limite de 15.
5) Use os stories e os destaques para mostrar mais da sua personalidade
Os stories são as postagens que só duram 24h no perfil, e que podem ser fixadas nos destaques, logo abaixo da bio. Eles são uma ótima ferramenta para mostrar um pouco do seu dia a dia no trabalho, dar algumas dicas de produtos para seguidores, fazer tutoriais rápidos e compartilhar trechos de treinamentos e eventos da indústria da beleza. No entanto, eles também podem ser úteis para demonstrar um pouco da sua personalidade e da sua vida pessoal, desde que com equilíbrio; assim, você cria laços mais próximos com seus seguidores e clientes. "Eu gosto de pincelar um pouco da minha vida porque as pessoas querem saber também o que a gente gosta, o que a gente faz, o que a gente acha, mas tomo cuidado para não me expôr demais porque isso pode ser perigoso", conta Brunna. "A partir do momento que o Instagram é ligado à sua profissão, você tem que ter um pouco mais de cautela, porque é isso que garante o seu sustento" afirma. Por isso, ela reforça que o equilíbrio é a palavra chave, tanto no pessoal quanto no profissional.
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Publicado por: Barbara Gonçalves, Sexta-feira 07 de junho de 2019 - 10h40
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