Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Se você tem percebido o cabelo elástico, frágil e quebradiço, é hora de elaborar uma rotina de tratamento para recuperar sua saúde e força.
Esse aspecto emborrachado e quebradiço dos fios surge principalmente quando eles perdem massa capilar, o que é muito comum depois de procedimentos químicos como alisamento e descoloração, que alteram a estrutura da fibra e diminuem sua capacidade de reter proteínas e nutrientes.
Por conta disso, os fios ficam mais ralos, propensos à quebra e não retornam ao seu formato original com facilidade. A boa notícia é que o quadro tem solução! Reunimos o que fazer e o que evitar durante o tratamento para cabelos danificados para conseguir fios maleáveis e resistentes novamente. Confira!
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Fazer: reconstrução capilar com bons produtos para recuperar o cabelo danificado em casa
A reconstrução capilar para cabelo danificado é o tratamento mais indicado para reverter o aspecto elástico e quebradiço dos fios. Seu principal objetivo é repor proteínas para recuperar a massa da estrutura capilar, fazendo com que o cabelo fique forte, denso e não arrebente com tanta facilidade. Para incluir o ritual na sua rotina, o mais indicado é investir em produtos reconstrutores em todas as etapas da rotina.
O shampoo e condicionador da coleção Absolut Repair Gold Quinoa + Protein , de L'Oréal Professionnel, são ótimas opções para usar na dia a dia. Enriquecidos com proteína vegetal e extrato de quinoa dourada, eles oferecem reparação de danos profunda ao mesmo tempo em que trazem de volta a aparência macia e brilhante das madeixas, protegendo-as de danos futuros.
Evitar: uso excessivo de secador e chapinha para não piorar o cabelo elástico
O cabelo elástico é um quadro que pode se agravar muito com o uso frequente de ferramentas de calor. Secador, chapinha e babyliss emitem temperaturas muito altas que podem causar danos e favorecer a perda de massa capilar. Se você é adepta desses aparelhos, experimente reduzir a frequência de uso durante a semana, dando preferência a deixar o cabelo secar naturalmente.
Quando optar por usar uma ferramenta de styling, não deixe de aplicar um bom protetor térmico primeiro para diminuir o impacto do calor. Nossa recomendação é o leave-in 10-em-1 de Absolut Repair Gold Quinoa + Protein. Além de formar um filme isolante que reduz danos, ele também oferece ação antifrizz, selagem de pontas duplas e outros sete benefícios incríveis.
Fazer: reconstrução capilar profunda no salão de beleza
Quando o assunto é cuidar do cabelo danificado e recuperar seu brilho, maciez e força, o tratamento no salão é indispensável. Tão importante quanto o uso de bons produtos em casa, fazer reconstrução capilar com um cabeleireiro é a melhor forma de atender todas as necessidades do fio e deixá-lo saudável por completo. Só um profissional conseguirá fazer um diagnóstico capilar detalhado para entender os danos que o cabelo sofreu, e então usar produtos exclusivos para devolver massa e resistência da raiz às pontas.
Evitar: retoques frequentes na química enquanto o cabelo danificado estiver se recuperando
Se o seu objetivo é recuperar a força do cabelo elástico, um dos hábitos que você precisa riscar da sua lista é retocar a química com frequência.
Depois que o fio passa por um processo como descoloração ou progressiva no salão, ele precisa de manutenção em casa para recuperar sua estrutura. No entanto, continuar fazendo retoques antes de dar o tempo necessário para que as madeixas se reestruturem tende a piorar os danos, agravando ainda mais a quebra e o ressecamento.
Por isso, se seu cabelo está elástico, tente pausar as químicas por alguns meses enquanto continua caprichando na reconstrução capilar para deixar os fios preparados para o próximo procedimento no futuro.
Fazer: use máscara de tratamento com mais frequência durante a semana
Usar máscara de reconstrução capilar com mais frequência no dia a dia com certeza é um hábito muito benéfico para recuperar cabelo elástico e danificado. Esse tipo de produto conta com um aporte maior de nutrientes quando comparado ao condicionador, então consegue oferecer reparação profunda e reconstruir as partes mais sensibilizadas da fibra.
A coleção Absolut Repair Gold Quinoa + Protein oferece duas opções para diferentes necessidades: a máscara tradicional é perfeita para fios grossos a médios, enquanto a fórmula dourada é mais indicada para cuidar de cabelos finos. "A fórmula leve das máscaras da coleção une a tecnologia da Gold Quinoa e da Proteína do trigo, que juntas refletem muito brilho e intensificam a nutrição do fio sem pesar, além de deixarem a fibra muito mais saudável, fortificada e macia", recomenda Brunna Fabricio, embaixadora L'Oréal Professionnel.
Evitar: não cause atrito entre os fios para evitar quebra no cabelo danificado
O atrito também é um dos fatores que podem estar impedindo o cabelo elástico de se recuperar completamente. Alguns hábitos do dia a dia, como escovar os fios com muita força para retirar os nós e esfregar as madeixas na hora da secagem, promovem uma tração que deixa a fibra mais propensa a quebrar.
Para evitar que isso aconteça, vale a pena tomar alguns cuidados. O primeiro deles é apostar no creme de pentear para facilitar a escovação e deixar os fios mais maleáveis e suaves. Também é importante desembaraçar o cabelo por etapas, começando pelas pontas e subindo gradativamente pelo comprimento até chegar na raiz. Assim, você evita que os nós se embolem e não precisa fazer tanta força para removê-los.
Na hora de retirar o excesso de umidade da fibra, dê preferência a uma tolha de microfibra ou camisa de algodão. Esses tipos de tecido são mais leves e não provocam tanta fricção. Por isso, além de preservarem a saúde capilar e evitar que o cabelo elástico arrebente, eles também são ótimas opções para evitar o surgimento de frizz.
Publicado por: Maria Antonia Rocha, Sexta-feira 11 de dezembro de 2020 - 17h30
Mais Cabelos danificados

Cabelo poroso: o que é, causas comuns e como tratar os fios em casa

Cabelo quebradiço e fino: saiba como tratar com os produtos corretos em casa

Para que serve o óleo de rícino? 5 dúvidas e respostas sobre o uso no cabelo
Últimas matérias

O que fazer quando o cabelo está caindo muito? Saiba 4 formas de controlar a queda

Finalização de cabelo cacheado: 3 truques de cabeleireira para definir os cachos

4 tons de loiro que combinam com o inverno 2022

Cabelo poroso: o que é, causas comuns e como tratar os fios em casa

Quais as tendências de cores de cabelo em 2022? Cabeleireiro revela nuances que estão em alta

Cabelo dourado: loiro, ruivo, marrom e outras nuances para apostar