
Rodrigo Motta

Hair designer, Expert K e especialista em reflexos saudáveis
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Muitas mulheres têm dúvidas para descobrir quando é o momento certo de cortar o cabelo. Em geral, os cabeleireiros indicam que a frequência média para ir ao salão de beleza e cortar as pontinhas é de 6 a 8 semanas. No entanto, isso pode variar de pessoa para pessoa, já que o tipo de cabelo e do estado do corte são alguns fatores que influenciam nessa decisão. Mesmo assim, se você quer saber se é a hora certa de cortar o cabelo, confira 5 dicas para analisar a saúde dos fios que funcionam para todas as mulheres e que vão te ajudar a encontrar a frequência ideal.
Veja também: 6 motivos para cortar as pontas do cabelo com frequência
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
1) Faz mais de seis meses desde que você cortou o cabelo pela última vez
Se faz mais de seis meses desde que você cortou o cabelo pela última vez, seus fios provavelmente estão exigindo um corte. Com o tempo, o excesso de danos mecânicos, causados por hábitos como esfregar a toalha para secar o cabelo e dormir com os fios molhados tendem a danificar o cabelo pouco a pouco, fazendo com que ele perca saúde e vitalidade. Isso provoca o surgimento de alguns sintomas desagradáveis e que normalmente incomodam as mulheres, como a aparência espigada e a opacidade.
Para quem passa por muitos processos químicos, é essencial visitar o salão de beleza com frequência, tanto para cortar quanto para tratar o cabelo, já que eles facilitam o surgimento de danos no cabelo. Até quem tem o cabelo livre de químicas não deve ultrapassar o período de 6 meses para visitar o salão novamente, já que esse tempo é suficiente para que a saúde capilar fique prejudicada. Por isso, se você já está há meio ano sem visitar o salão de beleza, chegou a hora de dar um retoque no visual e garantir que o cabelo fique mais saudável.
2) Se seu cabelo está com muitas pontas duplas, é hora de cortar o cabelo
As pontas duplas são um dos principais sinais que indicam que você precisa cortar as pontinhas e revitalizar a saúde capilar. Elas consistem em bifurcações nas extremidades do cabelo e normalmente indicam que ele está ressecado. O principal problema que elas trazem para a saúde dos fios é deixá-los mais frágeis e propensos à quebra. Assim, mesmo para quem está deixando o cabelo crescer, investir em cortes periódicos é essencial para mantê-lo saudável, já que a prática vai evitar que as pontas duplas "subam" pelo comprimento do cabelo e prejudiquem a aparência das madeixas.
Além disso, apesar de não ajudar os cabelos a crescer mais rápido, os cortes fazem com que os fios cresçam mais fortes e bonitos, já que os cabelos longos são normalmente mais propensos a danos, como explica o hairstylist e expert Kérastase, Rodrigo Motta: "Cabelos longos tendem a criar mais atrito entre as hastes, principalmente para quem está sempre em movimento ou pega muito vento durante o dia, isso ao longo do tempo fragiliza a estrutura do fio". Se você está deixando o cabelo crescer, não deixe de fazer cortes periódicos para evitar as pontas duplas e lavar o cabelo com o shampoo e o condicionador da linha Resistance Extensioniste, de Kérastase, que foi formulada especificamente para ajudar o cabelo a crescer até 4cm em 3 meses, reduzindo a quebra e fortalecendo o fio da raiz às pontas.
3) O embaraço e o excesso de nós indicam que os fios estão precisando de um corte
O seu cabelo está com muitos nós e o processo de desembaraçar é doloroso e demora muito tempo? Ir ao salão para cortar as pontas pode reverter esse quadro. Isso porque as pontas secas e sem corte embolam com facilidade e facilitam a quebra no momento de pentear. Por isso, a tentativa de desembaraçá-los com escova ou pente só vai agravar ainda mais as pontas duplas e deixar os fios com uma aparência seca e sem vida. Para amenizar esse quadro, você pode investir em um bom leave-in hidratante, como o Óleo Relax, que além de conter óleo de shorea e de palma, que facilitam o desembaraço, também dão mais brilho aos fios e têm ação anti-frizz. Mesmo assim, não deixe de visitar o seu hairstylist de confiança regularmente e mantenha uma rotina de hidratação capilar.
4) Seu cabelo está sem corte e falta movimento aos fios
Se você não consegue mais enxergar o último corte que fez no cabelo, significa que está na hora de ir ao salão para fazer a manutenção e deixar os fios mais bonitos e dar um up no visual. Dependendo do tipo de corte, a manutenção precisa ser ainda mais frequente. Quem tem o cabelo curto, como o corte pixie, por exemplo, deve visitar o salão com uma frequência maior, geralmente a cada 4 semanas, já que ele tende a perder forma com muita facilidade.
Outro motivo que colabora para que você precise cortar o cabelo é a falta de movimento dos fios, que acontece quando o cabelo fica pesado e parece que nenhum dos produtos que você está usando estão funcionando para trazer de volta a vivacidade dos fios. Com as cacheadas, esse sinal é muito evidente, já que os cachos perdem a definição e é difícil trazê-la de volta. Para trazer de volta esse movimento natural, vá ao salão com regularidade para cortar o cabelo e invista em um bom finalizador, como o Mousse Bouffante, que vai encorpar o fio e trazer mais textura, ajudando a manter um volume controlado e a preservar o movimento natural das madeixas.
5) Sua rotina de cuidados está dando mais trabalho do que você pode lidar no dia a dia? Invista em um corte para reverter essa situação
A rotina de cuidados com o cabelo é fundamental para manter a saúde dos fios e fazer com que as mulheres sintam os cabelos mais bonitos e cheios de vida. No entanto, quando ela começa a dar mais trabalho do que você pode lidar no dia a dia, é sinal de que o cabelo precisa de uma manutenção no salão de beleza para fazer com que a rotina volte a ser prazerosa e prática. Além do trabalho para desembaraçar, outras etapas do processo, como a lavagem e a finalização, podem estar sendo ainda mais difíceis, já que, quando o cabelo não está saudável, ele normalmente fica mais poroso, deixando de absorver os produtos como deveria. Para evitar que isso aconteça, não deixe de visitar o seu hairstylist para fazer um corte e garantir um cabelo muito mais saudável.
Publicado por: Maria Antonia Rocha, Sexta-feira 27 de dezembro de 2019 - 12h54
Mais Cortes de cabelo

Franja longa cortina: 5 motivos para apostar no corte de cabelo que é tendência

Corte chanel de bico: 4 motivos para adotar o cabelo bob alongado na frente

Cortes de cabelo médio para 2021: 4 modelos para adotar e se apaixonar
Últimas matérias

Hidratação para cabelo fino: como deixar os fios macios e brilhosos sem pesar

Cortar o cabelo não faz ele crescer: conheça o segredo para preservar o comprimento sem aparar as pontas

Vai adotar o cabelo loiro pela primeira vez? Veja 4 tonalidades para fazer luzes nos fios escuros

Como dar vida aos cabelos: conquiste brilho, maciez e movimento com 7 dicas de expert

Cabelo loiro danificado: como fazer reconstrução capilar em casa para tratar fios com luzes ou descoloração

Cabelo cinza em 2021: grisalho ou colorido, o visual promete brilhar no novo ano