
Lucas Possetti

Hair Colorist & Stylist
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Com a tendência de cortes de cabelo com franja, surge a dúvida: "Franja combina comigo?" A resposta é sim, já que todos os formatos de rosto podem aderir a alguma versão de franja! No entanto, para um melhor resultado e harmonização do visual, vale procurar por franjas que combinem com o seu formato de rosto e tipo de cabelo. Além disso, é uma boa ideia buscar por tendências de franjas e que elas tenham a frequência de manutenção que seja de acordo com a sua disponibilidade.
Nessa matéria, reunimos 4 dicas para te ajudar a descobrir se franja combina com você. Confira!
Leia também: Do mullet à franja cortina: 3 cortes de cabelo que estão em alta nas redes sociais
1. Fique por dentro das tendências de franja para escolher a sua
Para saber se franja combina com você, a primeira dica é buscar por tendências de franja que chamem a sua atenção. Depois de encontrar alguma versão de franja que você goste, o próximo passo é saber se ela combina com o seu formato de rosto. Para começar, listamos as principais tendências de franja da temporada para que você encontre uma que te agrade. Confira os tipos de franjas:
Franja reta: esse modelo de franja é geralmente feito na altura da sobrancelha, conferindo um visual bem marcado e clássico. Para suavizar o acabamento, é possível pedir ao hairstylist para fazer um leve repicamento nas pontas.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Franja desfiada: com um grande leque de opções, há diversos tipos de franja desfiada para apostar. A franja cortina, também conhecida como curtain bangs, é uma tendência de franja desfiada. Esse modelo de franja desfiada é dividido ao meio criando um efeito "cortininha". Ela pode ser feita no comprimento curto, médio ou longo e em todos os tipos de cabelo - desde franja cortina nos cabelos lisos e ondulados até curtain bangs em cabelos cacheados e crespos.
Franja arredondada: a franja meia-lua ou arredondada é caracterizada pela parte do centro mais curta do que os cantos. Geralmente, esse modelo de franja é cortado para garantir volume nos fios e com as pontas repicadas para suavizar o visual.
Franja longa: esse modelo de franja tem o comprimento entre a altura dos olhos e o queixo, o que o torna versátil para diversos cortes de cabelo e comprimentos. A franja longa pode ser usada em cortes de cabelos médios e longos para preservar o comprimento dos fios e também em cortes curtos para dar ainda mais estilo ao visual.
2. Leve em consideração o formato do seu rosto para encontrar a franja perfeita
Descobrir quais franjas valorizam cada formato de rosto é uma ótima maneira de encontrar a franja que mais combina com você. Confira algumas opções de franja para cada formato de rosto:
Rosto redondo: esse formato de rosto tem as linhas do comprimento e da largura do rosto com as mesmas proporções, com ângulos arredondados e poucos definidos. A franja desfiada é uma ótima opção de franja para o rosto redondo, já que desvia a atenção do rosto, como a franja cortina média e longa desfiada. A franja longa também é uma boa opção quando feita com cuidado para não ressaltar as bochechas do rosto redondo.
Rosto quadrado: o rosto quadrado também tem as mesmas proporções de linhas do comprimento e largura do rosto, mas, ao contrário do rosto redondo, tem ângulos retos e pontudos. Assim como no rosto redondo, a franja desfiada é altamente indicada para o rosto quadrado, já que o repicamento vai desviar a atenção dos ângulos faciais, como a franja cortina curta desfiada. A franja arredondada, também chamada de meia-lua, também é uma boa opção para esse formato de rosto por salientar as maçãs do rosto. A franja longa também combina com rostos quadrados com cortes de cabelo abaixo da linha do ombro.
Rosto oval: esse formato de rosto é mais alongado do que os outros formatos por conta da proporção da linha do comprimento e da largura. A franja reta é uma ótima escolha de franja para esse formato de rosto, já que traz a atenção do maxilar para os olhos. A franja arredondada também é uma boa opção para o rosto oval por salientar as maçãs do rosto. Assim como no rosto quadrado, a franja longa também deve ser usada em cortes de cabelos médios e abaixo do ombro no rosto oval. Esse formato de rosto também combina com a franja cortina curta e média desfiada.
3. Franja com ou sem volume? Decida qual efeito você deseja
Um dos critérios para descobrir se a franja combina com você é decidir se ela deve ser volumosa ou não. Os tipos de franja desfiadas são perfeitas em cabelos cacheados e crespos por distribuir o volume do cabelo, enquanto modelos com acabamento mais retos tendem a deixar os fios mais pesados - ideal para cabelos lisos com pouco volume. Mas tudo depende do acabamento do corte e do seu tipo de fio, então converse com o seu hairstylist de confiança para encontrar a opção que mais te agrada de acordo com o volume dos fios.
Para finalizar a franja com menos volume, você pode fazer optar pelo uso de uma chapinha para estilizar os fios - isso se você espera por uma franja lisa. Agora, se você deseja mais volume e um ar mais natural, utilize o secador para secar a franja. No entanto, antes de usar qualquer ferramenta térmica, lembre-se de aplicar um leave-in com proteção térmica. A nossa sugestão é o leave-in finalizador Fluidifier, de L'Oréal Professionnel, que protege os até 240º, reduz o frizz e promove brilho nos fios. "Se a cliente quer uma escova lisa, ele dá fixação sem ficar aquele cabelo colado na cabeça. Se a cliente quer um babyliss, também consigo fazer um babyliss com ele. E a cliente tem que ter algum tipo de proteção térmica, ensino muito isso", conta Lucas Possetti, hairstylist de L'Oréal Professionnel.
4. Franja exige manutenção frequente no salão de beleza
Outro fator para levar em conta na hora de decidir apostar ou não em uma franja é avaliar a frequência de manutenção. Se você não tiver disponibilidade de visitar um salão de beleza para manter a franja com periodicidade, aposte em estilos mais longos - como a franja cortina longa e a franja lateral longa - para que a manutenção seja feita com menos frequência do que franjas mais curtas.
Encontre um salão de beleza perto de você para apostar em uma franja!
Publicado por: Carolina Gandra, Segunda-feira 27 de setembro de 2021 - 08h26
Mais Tendências

Ondas no cabelo com pegada retrô: veja truque para fazer o penteado

Long bob curto, médio e longo: veja as diferenças e escolha o corte de cabelo ideal para você

7 tendências de cortes para outono/inverno, segundo experts
Últimas matérias

Ondas no cabelo com pegada retrô: veja truque para fazer o penteado

Long bob curto, médio e longo: veja as diferenças e escolha o corte de cabelo ideal para você

10 dicas de cabeleireiros para o cabelo crescer mais rápido

Como cuidar do cabelo no frio: 6 dicas para lavar, tratar e finalizar os fios no outono e inverno

Castanho médio acinzentado, natural ou dourado? Veja a diferença entre as nuances e saiba em qual apostar

8 passos para um cabelo castanho brilhante e sem reflexos avermelhados