
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Que a hidratação é fundamental para a saúde dos cabelos você provavelmente já sabe. Mas você sabe quando fazer o tratamento? Embora possa ser feita de uma a três vezes na semana, a frequência das hidratações pode variar de acordo com as necessidades de cada cabelo e sinais que as madeixas apresentam no dia a dia. Para saber quando lançar mão do tratamento, é importante analisar atentamente características como nível de brilho e textura para descobrir se os fios apresentam sinais de ressecamento e desidratação como os que listamos a seguir. Confira!
Leia também: 5 dúvidas sobre hidratação capilar: aprenda a cuidar do cabelo ressecado em casa
1. Se os cabelos estão opacos, é sinal de que eles precisam de hidratação
Percebeu seus cabelos opacos, sem luminosidade? Eles provavelmente precisam de hidratação. A perda de brilho é um dos sinais mais comuns de ressecamento e também costuma indicar que as cutículas estão mais abertas que o normal, portanto os fios estão absorvendo a luz em vez de refleti-la. Caso não consiga notar a diferença no nível de brilho dos cabelos apenas com a observação, experimente levar as pontas até a raiz do cabelo, que é a parte mais nova da fibra, e compare a diferença de luminosidade entre as duas partes.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2. Cabelos que embaraçam com facilidade também precisam ser hidratados
Outro sinal de que as cutículas do cabelo estão mais abertas que o normal e, consequentemente, os fios estão perdendo água, é quando eles formam nós ou embaraçam com facilidade. Nesses casos, a necessidade de hidratação fica perceptível pelo toque, ao acordar ou durante a estilização dos cabelos no dia a dia. Torna-se mais difícil passar os dedos ou o pente pelos fios.
3. Faça a hidratação capilar se você notar que os cabelos estão com pontas duplas
Cabelos que formam pontas duplas podem estar desidratados ou extremamente ressecados. Nesse estágio do ressecamento, os fios ficam mais frágeis e quebram com maior facilidade, formando as pontas espigadas e partidas. Embora seja um fenômeno mais comum em cabelos danificados por químicas ou ferramentas de calor, isso também pode acontecer com cabelos naturais. "Este fenômeno acontece com todos os tipos de cabelos, principalmente com os cacheados e ondulados. Os cabelos fragilizados são um pouco mais complexos, sendo que sua estrutura já começa a ficar danificada no córtex", comenta o hairstylist e artista Redken Emerson Eleoterio.
4. O toque áspero e falta de movimento são características do cabelo ressecado
Maciez, leveza e movimento são grandes benefícios da hidratação capilar. Cabelos ressecados ou desidratados carecem dessas características, ficando ásperos, sem vida e sem movimento. Esses são um dos sinais mais fáceis de notar apenas com a observação dos fios no dia a dia, já que é possível sentir a mudança na textura com o toque.
Para reverter essa situação é importante fazer uma hidratação profunda, com produtos profissionais, cuja fórmula aja no combate ao ressecamento. O hairstylist Emerson Eleoterio recomenda All Soft, de Redken, uma linha com óleo de argan para cabelos secos. "All Soft proporciona brilho, sedosidade e auxilia na reconstrução devido a sua combinação de proteínas e aminoácidos da seda. Seus componentes proporcionam leveza absoluta", garante.
Além do ritual de hidratação com shampoo, máscara de tratamento e condicionador, é importante incluir na rotina cuidados que evitem que os cabelos voltem a ficar ressecados. "Recomendo hidratação com máscara semanalmente, não dormir com os cabelos molhados e evitar uso constante de chapinhas. E não lavar o cabelo com água muito quente! Sempre morna para natural", destaca o cabeleireiro.
Publicado por: Amanda Cardoso, Segunda-feira 13 de setembro de 2021 - 12h21
Mais Dicas de experts

Aprenda 5 dicas para tirar o frizz do cabelo loiro

Metais podem deixar o cabelo quebrado e com coloração indesejada. Saiba evitar esses danos

6 melhores máscaras de nutrição para revitalizar cabelos ressecados
Últimas matérias

9 penteados para cabelos cacheados ideais para o trabalho

Cabelo acaju: púrpura, acobreado, dourado e mais nuances para inspirar

Aprenda 5 dicas para tirar o frizz do cabelo loiro

Balayage no cabelo preto: dicas de nuances, técnicas e como evitar reflexos avermelhados

Corte de cabelo no ombro: reto ou repicado? Saiba escolher o perfeito para você

Loiro dourado: 45 fotos da cor de cabelo mais pedida dos salões