
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
O cabelo danificado se torna cada vez mais comum com o número crescente de pessoas realizando químicas, descolorindo os fios e utilizando secador e chapinha diariamente. Quando você expõe a fibra a processos como esses, é fundamental usar bons produtos, respeitar os limites do fio e visitar o cabeleireiro regularmente para manter o cabelo saudável mesmo com todas as mudanças de visual. Se não seguir esses hábitos, a tendência é que os fios fiquem enfraquecidos. "Para recuperar a saúde das madeixas, o importante é você entender qual é o tipo de dano que seu cabelo sofreu, se ele é reparável e quais são os tratamentos indicados" afirma o hairstylist Bruno Viana , embaixador L'Oréal Professionnel. Você sabe identificar quando seu cabelo está danificado? Reunimos 5 sinais clássicos do cabelo danificado e dicas de expert para tratar o quadro!
Veja também: como saber se é hora de procurar um salão de beleza para tratar o cabelo danificado!
1) O cabelo danificado costuma ter toque áspero e pouco movimento
Um dos sinais mais comuns de que o cabelo está danificado é o toque áspero. Você pode identificá-lo passando as mãos pelos fios desembaraçados e percebendo que os dedos não deslizam tão facilmente, há uma textura que parece grossa e irregular ao longo da fibra. Isso geralmente é consequência de um ressecamento no fio, que perde parte da camada hidrolipídica que geralmente o envolve para garantir proteção e hidratação. Quando está com a estrutura danificada, o fio não consegue mais reter a mesma hidratação e acaba ficando com as cutículas mais irregulares, sem toque macio nem movimento.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) Cabelo opaco é um sinal comum de ressecamento
Outro efeito provocado pela redução da camada hidrolipídica e o surgimento de falhas nas cutículas protetoras do fio é o visual do cabelo opaco. Como a fibra danificada tem mais dificuldade de reter a hidratação no seu interior, os fios acabam ficando com um aspecto sem brilho e sem vida mesmo quando são escovados. O uso de finalizadores ajuda, mas é o tratamento de reparação de danos e a reposição de nutrientes que vão retomar a saúde e, consequentemente, o acabamento brilhoso e sedoso das madeixas.
3) Pontas duplas e com muitos nós indicam fragilidade
O cabelo com pontas duplas indicada claramente que está danificado e com a saúde fragilizada. As pontas são a parte mais antiga do cabelo, especialmente nos cabelos longos, que cresceram ao longo de muitos anos. Elas já passaram por mais descolorações, colorações, alisamentos, exposições ao sol e usos de chapinha, babyliss e secador. Com o tempo, a tendência é que fiquem enfraquecidas e "abram" em pontas duplas, triplas ou até quadruplas. Isso significa que não apenas estão danificadas como também que têm uma chance maior de se partirem por conta da perda de força.
4) O cabelo com quebra está danificado e enfraquecido
Com ou sem pontas duplas, o cabelo danificado tem uma chance maior de quebrar porque costuma perder muita elasticidade. Por ter menos hidratação e ter a estrutura mais fraca, o fio não tem a mesma resistência quando é esticado - seja na hora de desembaraçar, de prender em um penteado ou até de lavar. Com esse enfraquecimento, a tendência é que ele se parta nos pontos mais frágeis. Muitas vezes, esse aumento na quebra é confundido com queda de cabelo, só que os quadros são diferentes: queda é quando o fio se solta desde a raiz, enquanto a quebra pode ocorrer em qualquer ponto do comprimento.
5) Frizz no cabelo pode ser um sinal de dano na fibra
Se você tem percebido o cabelo com mais frizz do que o normal, é provável que ele esteja com algum grau de dano. O frizz geralmente é consequência do cabelo mais sensível à umidade do ar, que não consegue reter sua hidratação e perdeu parte de sua proteção natural. É por isso os fios ficam arrepiados e rebeldes quando não estão saudáveis. O hábito de lavar a cabeça todo dia ou com mais frequência do que o necessário tende a agravar esse aspecto, já que está sempre retirando a camada hidrolipídica da fibra. O uso diário de secador e chapinha também piora o problema, já que danifica ainda mais os fios já sensibilizados.
Como tratar o cabelo danificado e recuperar a saúde dos fios
A boa notícia é que o cabelo danificado pode ser tratado. Na maior parte dos casos, uma rotina de cuidados com bons produtos e redução de danos consegue recuperar a força e a vitalidade dos fios. No entanto, primeiro é preciso saber o nível de dano da fibra; para isso, visite um salão de beleza e realize um diagnóstico capilar com um cabeleireiro. Ele terá indicações específicas para o seu caso e pode inclusive recomendar que você corte as pontas para eliminar a parte dos fios que não tem recuperação.
Quanto aos tratamentos, a primeira regra é que eles precisam ser contínuos; não basta realizar um ritual no salão ou usar uma máscara reparadora de vez em quando se os fios estão danificados. "A pessoa precisa que entender que uma vez que o cabelo foi danificado, todos os tratamentos terão efeito temporário, então o cuidado tem que ser constante, tem que ter uma manutenção" explica Bruno. Dois pilares ajudam nesse processo: seguir a rotina correta e usar os melhores produtos.
Linha Absolut Repair Gold Quinoa é ideal para tratar cabelos danificados
A escolha das linhas de tratamento para usar em casa vai depender da análise do cabeleireiro durante o diagnóstico e das recomendações para o seu caso. No entanto, uma coleção que conquista cada vez mais profissionais é Absolut Repair Gold Quinoa + Protein, de L'Oréal Professionnel, que combina o poder de reestruturação da gold quinoa com o troque sedoso da proteína do leite hidrolisada, que ajuda a prolongar a durabilidade da hidratação nos fios. A linha inclui um shampoo, um condicionador, uma máscara para cabelos finos e uma para cabelos médios/grossos, um creme termoativado para escovação, um sérum finalizador e um spray 10-em-1 que oferece 10 benefícios - como proteção térmica, selagem de pontas e proteção antifrizz. Com tantas opções, você pode personalizar seu kit optando apenas pelas fórmulas mais necessárias para os seus fios.
Outro cuidado fundamental é seguir uma rotina adequada para os cabelos danificados. Lavar a cabeça todo dia, por exemplo, é um hábito que pode ressecar os fios; por isso, a não ser que seu cabelo seja muito oleoso, tente intercalar os dias ou até dar um intervalo maior entre as lavagens para preservar a hidratação natural de que a fibra tanto precisa para se recuperar. Outro detalhe que merece atenção é a hora de usar a máscara. "Muitas pessoas esquecem de tirar o excesso de água e passam a máscara no cabelo encharcado, aí ele dá um efeito só condicionante, não oferece a reposição de massa de que a gente precisa realmente, e os princípios ativos não conseguem agir realmente no cabelo" explica Bruno. A dica é, após o enxágue do shampoo, retirar o excesso de água do cabelo com uma toalha e massagear um pouco de máscara somente no comprimento e nas pontas. Deixe agir pelo tempo indicado, enxágue abundantemente e prossiga com a rotina.
Visite um salão de beleza para tratar os cabelos com um expert!
Publicado por: Barbara Gonçalves, Terça-feira 26 de novembro de 2019 - 11h22
Mais Cabelos danificados

Como dar vida aos cabelos: conquiste brilho, maciez e movimento com 7 dicas de expert

Reconstrução capilar: o que fazer e o que evitar no tratamento para cabelo danificado

Como salvar o cabelo com pontas quebradiças em 5 passos
Últimas matérias

Vai adotar o cabelo loiro pela primeira vez? Veja 4 tonalidades para fazer luzes nos fios escuros

Como dar vida aos cabelos: conquiste brilho, maciez e movimento com 7 dicas de expert

Cabelo loiro danificado: como fazer reconstrução capilar em casa para tratar fios com luzes ou descoloração

Cabelo cinza em 2021: grisalho ou colorido, o visual promete brilhar no novo ano

Cabelo ruivo acobreado intenso é a aposta perfeita para quem quer renovar o visual em 2021

Franja longa cortina: 5 motivos para apostar no corte de cabelo que é tendência