
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Depois de colorir o cabelo, é preciso adaptar a rotina de cuidados com as madeixas para tratar e preservar a nova cor. O que muitas pessoas não sabem é que preparar os fios antes da coloração também é muito importante para prolongar sua durabilidade e preservar a saúde da fibra capilar. Se for realizar a mudança em um salão de beleza, o cabeleireiro saberá como preservar ao máximo a integridade e a maciez do fio, mas mesmo assim é importante chegar com as madeixas preparadas. Desde os tratamentos realizados para fortalecer o fio até a escolha da cor a ser adotada, cada etapa pode influenciar no resultado e, consequentemente, na sua satisfação. Para te ajudar, reunimos 5 dicas certeiras para preparar o cabelo para a coloração, independente da tonalidade escolhida. Confira!
Veja também: como preparar o cabelo antes de ficar loira!
1) É preciso lavar o cabelo antes da coloração?
Muitas pessoas acreditam que deixar o cabelo oleoso antes de colorir é o ideal para proteger o fio, mas não é exatamente o ideal. Um pouco de oleosidade natural é importante para manter o fio hidratado e proteger o couro cabeludo, mas o excesso de sebo e resíduos pode acabar atrapalhando a homogeneidade da cor. A recomendação da maior parte dos experts é lavar o cabelo de 24 a 36 horas antes da coloração; dessa forma, a oleosidade estará equilibrada na hora da mudança de visual. Use um shampoo antirresíduos para remover todas as impurezas que possam atrapalhar o resultado da nova tonalidade. Uma boa opção é o Pure Resource, de L'Oréal Professionnel, que realiza uma limpeza completa sem ressecar a fibra e combina com todos os tipos de fios.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) Separe boas fotos de referência para mostrar ao cabeleireiro
Explicar a cor que você deseja nem sempre é suficiente para que o cabeleireiro entenda exatamente o que você busca; afinal, o mesmo termo pode significar coisas diferentes para cada pessoa. Levar fotos para o profissional usar como inspiração é a melhor forma de garantir que vocês dois estejam na mesma página quanto às referências. No entanto, há alguns critérios para escolher uma foto que funcione. "A gente sempre tem que buscar referência de pessoas que parecem com a gente", afirma a hairstylist Brunna Fabrício, embaixadora L'Oréal Professionnel. "Tenho muitas clientes que me dão referências de mulheres maravilhosas mas que não têm nada a ver com elas - o tipo de cabelo, a espessura, a cor, a quantidade, até o formato de rosto. É importante sempre procurar pessoas parecidas com você para não gerar frustração" explica a expert. Dê preferência a imagens com boa iluminação e sem filtro para ter uma visão clara e realista da cor.
3) Um cabelo hidratado vai responder melhor à coloração
A hidratação é a responsável pela aparência brilhosa e pelo toque sedoso dos cabelos. Sem ela, os fios ficam ressecados e não transmitem toda a beleza da cor adotada. Além disso, a fibra desidratada também tende a reter menos os pigmentos, desbotando com mais facilidade. Por isso, é fundamental os fios estarem tratados e nutridos antes de realizar a coloração. A máscara Nutrifier, de L'Oréal Professionnel, é ideal para todos os tipos de cabelo porque é leve e eficaz, hidratando sem pesar e retendo a umidade no interior do fio graças à presença de glycerol na fórmula. Utilize pelo menos uma vez por semana no mês anterior à transformação e perceba a diferença de uma cor mais homogênea e radiante, com toque macio e durabilidade prolongada.
4) Fortaleça o cabelo com tratamentos que preparem a fibra para a cor
Outro cuidado importante antes de colorir o cabelo é se certificar de que ele esteja forte, especialmente se for clarear os fios com uma descoloração parcial ou global - que são processos que sensibilizam mais a fibra. Uma estrutura resistente vai evitar que o fio se parta ao entrar em contato com a química da coloração, além de reduzir a formação de pontas duplas. Além disso, quando não está danificada, a fibra capilar consegue reter melhor a hidratação e os pigmentos em seu interior, o que faz com que a tonalidade adotada dure mais tempo. Para preparar os cabelos antes da mudança de cor, a linha Inforcer , de L'Oréal Professionnel, tem sido uma das mais recomendadas pelos experts. A fórmula conta com dois ativos fortalecedores, biotina e vitamina b6, que vão reduzir a quebra e preservar a integridade do fio durante todo o processo, além de deixar as madeixas mais macias e brilhosas sem pesar.
5) O teste de mecha pode fazer toda a diferença na coloração
O teste de mecha é uma etapa fundamental do atendimento da maior parte dos cabeleireiros coloristas. O processo consiste em testar a cor desejada ou a descoloração em alguns fios para observar como o cabelo reage e como fica o resultado. Se der tudo certo, o próximo passo é replicar o procedimento no restante do cabelo. Se a cor não ficar como era esperado, o profissional pode ajustar a nuance para consertar ao aplicar no resto dos fios. Se a mecha ficar muito elástica, manchar ou quebrar, significa que as madeixas não estão preparadas para aguentar a mudança. Nesse caso, a recomendação é esperar mais algumas semanas enquanto trata, fortalece e nutre o cabelo até ele estar apto a ser colorido com mais segurança.
Publicado por: Barbara Gonçalves, Quarta-feira 04 de dezembro de 2019 - 14h06
Mais O Poder da Cor

Free hands: tudo sobre a técnica que cria luzes no cabelo à mão livre para um iluminado natural

Tons de ruivo: 5 nuances que são tendência para o outono e inverno 2021

Morena iluminada com raiz esfumada: 10 fotos da coloração que cria luzes no cabelo com efeito natural
Últimas matérias

Free hands: tudo sobre a técnica que cria luzes no cabelo à mão livre para um iluminado natural

Cabelo oleoso: saiba como o pré-shampoo de limpeza profunda controla a oleosidade e aprenda a usar

Trança em cabelo cacheado: 5 inspirações elegantes + dicas para dar brilho ao penteado

Hidratação para cabelos secos: saiba como fazer e qual produto escolher para devolver brilho e maciez

Como fazer o cabelo crescer e evitar pontas afinadas: 5 dicas para manter os fios sadios sem ter que cortar

Quer ter cabelos longos? Saiba 5 motivos para inserir a ampola na sua rotina capilar