
Luciano Boy

Hairstylist, Balayage especialist e Consultor Visagista
Luciano Boy Beauty Co.

https://www.instagram.com/lucianoboy/
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Saber como tratar queda de cabelo feminino é o primeiro passo para lidar com o problema de uma vez por todas. Por mais que seja natural para o organismo perder cerca de 100 fios por dia, um aumento expressivo nessa quantidade pode ser um sinal de que algo não anda bem na saúde capilar. Entender as causas da queda de cabelo em mulheres faz toda a diferença para revertê-la de forma adequada e segura. Assim, você tem a certeza de estar investindo em um tratamento completo destinado especialmente ao seu caso, aumentando as chances de eficácia. Para além disso, também vale a pena seguir algumas outras dicas para reforçar a fibra capilar e deixar os fios mais resistentes. Reunimos abaixo 4 dicas indispensáveis para reverter a queda desde a raiz em casa. Confira!
Leia também: 6 possíveis causas para a queda de cabelo
Quais são as causas da queda de cabelo em mulheres?
Quando o assunto é queda de cabelo, as causas para o problema podem variar bastante entre homens e mulheres. De forma geral, os motivos que explicam os fios caindo incluem desequilíbrio hormonal, deficiência nutricional, estresse e influência genética. A perda de cabelo por estresse, inclusive, pode estar relacionada à sequelas de doenças virais graves, que afetam não apenas o sistema imunológico mas também o estado emocional. "Atualmente as mulheres sofrem com altos níveis de stress, nutrição inadequada e alterações hormonais frequentes, que comprometem a capacidade do organismo de manter estabilidade na produção celular", explica Luciano Boy, hairstylist e expert K Plus.
No entanto, enquanto a queda masculina normalmente é associada com irregularidades na produção de testosterona, nas mulheres as causas podem ser mais variadas, e os fios não caem tão rápido e com tanta intensidade. Segundo o hairstylist, como consequência as fibras ficam mais fracas porque a pele que reveste o couro cabeludo recebe menos nutrientes, elas sofrem alterações em sua estrutura durante a sua produção. "As cutículas, camada externa que protege a fibra, ficam finas e porosas, deixando a fibra mais vulnerável a agressões externas. Além disso, ocorre o enrijecimento do colágeno na derme que reduz a circulação sanguínea e compromete a nutrição dos folículos capilares, desencadeando a queda dos cabelos", explica o expert.
Outra característica que diferencia os dois quadros é que as mulheres costumam ser mais propensas a sofrer com a queda associada à quebra. Ela acontece pelo excesso de danos, uma situação que é mais comum por causa dos hábitos do dia a dia. Mas, lembre-se, também, de que também é essencial buscar avaliação profissional para adequar o tratamento de acordo com as causas específicas do quadro no seu caso.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
1) Aposte em um tratamento para queda de cabelo desde o couro cabeludo
Uma das melhores formas de tratar queda de cabelo feminino é apostar em dermocosméticos super concentrados que agem diretamente na raiz. Esse tipo de fórmula consegue atuar na região específica em que ocorre o ciclo de renovação capilar e estimular a microcirculação, fazendo com que os fios já nasçam mais fortes, resistentes à quebra e bem ancorados ao couro cabeludo.
Uma boa dica é investir nas ampolas fortificantes da coleção Genesis, de Kérastase. Desenvolvida através de ativos poderosos como o aminexil 1.5%, a raiz de gengibre e a flor de edelweiss, a fórmula faz a retenção da fibra no couro cabeludo e reduz a queda desde a raiz após seis semanas de uso contínuo. Por isso, as ampolas são indicadas para uso pontual durante períodos de queda intensa. A aplicação deve ser feita diariamente, pela manhã ou antes de dormir, no couro cabeludo seco. Não é necessário enxaguar.
Outra boa aposta da coleção Genesis é o sérum fortificante que reforça a barreira protetora do couro cabeludo, reduz irritações na região e aumenta a resiliência da fibra capilar graças a sua fórmula enriquecida com cafeína, além do aminexil e da raiz de gengibre. O uso diário por seis semanas durante períodos de queda intensa não só previne que o problema volte a acontecer como também dá todas as condições necessárias para um crescimento contínuo e saudável. Pela manhã ou antes de dormir, distribua quatro doses no couro cabeludo seco e massageie suavemente. Não enxague.
"Genesis pode ser usado frequentemente para quem necessita de mais energia para os cabelos enfraquecidos. Ela garante purificação perfeita contra agentes externos, sebo, poluição, suor, e fornece nutrição, energia e antioxidantes para que o metabolismo celular do couro cabeludo funcione harmonicamente, ou melhor, para que a homeostase ocorra e gere fios melhores e mais resistentes", recomenda o expert K Plus Luciano Boy.
2) Use shampoo e condicionador fortificantes para complementar o tratamento contra queda de cabelo
Para além dos produtos para queda de cabelo focados na raiz, também vale a pena usar fórmulas com foco em fortalecimento capilar nas outras etapas da rotina de beleza. Afinal, tão importante quanto cuidar do couro cabeludo é garantir que o comprimento e pontas estejam fortes o suficiente para se manterem saudáveis sem quebrar.
Nossa sugestão é higienizar e hidratar o cabelo com queda utilizando Genesis. Para quem tem os cabelos finos ou oleosos, a rotina ideal é começar com o Bain Hydra-Fortifiant para promover uma limpeza suave e retirar impurezas e oleosidade excessiva. Em seguida, parta para o Fondant Renforçateur, um condicionador que proporciona hidratação leve e facilita o desembaraço, diminuindo as chances de quebra.
Já quem tem os fios secos ou grossos precisa de uma dose extra de nutrição na rotina para reverter o quadro de queda associada à quebra. Por isso, o mais indicado é usar o shampoo Bain Nutri-Fortifiant, cuja fórmula densa consegue limpar os fios sem ressecar ou agredir a fibra.
3) Proteja o cabelo com queda dos danos causados por ferramentas de calor
A queda de cabelo intensa e excessiva é um problema que normalmente acontece quando os fios estão mais enfraquecidos. É por isso que, em muitos casos, é comum notar que o problema vem associado à quebra, quando as madeixas arrebentam em determinado ponto do comprimento ou pontas. Para evitar que a fibra se torne ainda mais sensibilizada, o ideal é reduzir a exposição aos agressores externos que possam ressecá-la e danificá-la.
Por isso, a recomendação dos experts é espaçar o uso de ferramentas de calor em cabelos com queda. As altas temperaturas emitidas por secador, chapinha e modelador de cachos degradam a barreira de proteção natural dos fios, deixando-os mais propensos a arrebentar. Nossa sugestão é reservar o uso dos aparelhos apenas para ocasiões especiais, mas se você optar por usá-los no dia a dia, lembre-se de aplicar o leave-in Defénse Thermique para diminuir os impactos do calor até 230°C, selar cutículas e prevenir pontas duplas.
4) Use uma máscara capilar fortificante para fazer a manutenção do tratamento contra a queda de cabelo
A máscara é um produto essencial na rotina de cuidados capilares em geral, mas para cabelos com queda ela é ainda mais importante. Por ser um produto de uso regular, ela entra no cronograma capilar para fazer a manutenção do tratamento realizado com as ampolas e sérum fortificantes, ajudando a dar mais densidade aos fios.
A máscara Reconstituant , de Genesis, é perfeita para oferecer um aporte maior de nutrientes ao cabelo enfraquecido. A fórmula combina células estaminais de Edelweiss e raiz de gengibre para nutrir intensamente e fortalecer as áreas danificadas da fibra capilar, o que aumenta a resistência dos fios e previne a queda devido à quebra. Além disso, confere mais maciez e maleabilidade aos cabelos, deixando-os mais agradáveis ao toque e fáceis de pentear.
Com os cabelos lavados e secos com uma toalha, aplique a máscara e massageie pelo comprimento e pontas. Deixe agir por 5 minutos, emulsione e enxague abundantemente. Esse ritual pode ser feito de uma vez por semana ou na frequência indicada pelo seu cabeleireiro, levando em consideração o seu tipo de cabelo e o nível de danos.
Dica extra: mude a alimentação para manter a queda de cabelo sob controle
A saúde capilar começa de dentro para fora. Por isso, se o seu objetivo é manter a queda de cabelo sob controle, pode ser interessante fazer algumas mudanças no cardápio com o auxílio de um nutricionista. Alguns dos nutrientes que ingerimos através da alimentação, como aminoácidos, vitaminas, proteínas e lipídios, são essenciais para formar a estrutura capilar, dando força, hidratação e brilho às madeixas, então precisam estar presente na dieta.
Quando os nutrientes não estão sendo consumidos em quantidades adequadas, o organismo entende que precisa redirecioná-los para outras funções vitais do corpo, o que a longo prazo deixa o cabelo enfraquecido. Para evitar esse quadro, monte uma dieta balanceada com um especialista e inclua no dia a dia alimentos ricos em macro e micronutrientes variados.
Grãos integrais, carnes magras, folhas verdes e ovos são alguns exemplos de alimentos conhecidos por fornecer nutrientes que auxiliam no fortalecimento do cabelo. Unindo a boa alimentação com os tratamentos adequados, você melhora a resistência dos fios e ainda garante que eles tenham força suficiente para crescer regularmente.
Encontre um salão de beleza perto de você!
Matéria publicada em 21/01/2021
Atualizada em 09/08/2021
Publicado por: Amanda Cardoso, Segunda-feira 09 de agosto de 2021 - 16h57
Mais Queda de cabelo

O que fazer quando o cabelo está caindo muito? Saiba 4 formas de controlar a queda

Cabelo caindo só de passar a mão? Expert explica o que pode ser e como tratar

Queda de cabelo: o que pode ser? Guia completo de como evitar e tratar com produtos capilares
Últimas matérias

Cabelo curto com luzes platinadas: veja 20 inspirações

Como fazer hidratação no cabelo antes da escova? 4 segredos para evitar danos do secador

9 penteados para cabelos cacheados ideais para o trabalho

Cabelo acaju: púrpura, acobreado, dourado e mais nuances para inspirar

Aprenda 5 dicas para tirar o frizz do cabelo loiro

Balayage no cabelo preto: dicas de nuances, técnicas e como evitar reflexos avermelhados