
Ale de Souza

https://www.instagram.com/aledesouza1970
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
O óleo de cabelo é um item fundamental no kit de beleza de qualquer mulher, mesmo nas de cabelos curtos. O produto ajuda a nutrir, tratar e finalizar madeixas de todos os tipos. No entanto, quem tem cabelo curto por sentir uma certa dificuldade na hora de aplicar o produto. De uma forma geral, a indicação dos experts é usar óleo somente no comprimento e nas pontas. "Essa é a área mais danificada do cabelo. Aplicar o produto na raiz é um erro porque o nosso couro cabeludo já tem uma oleosidade natural" explica Ale de Souza, hairstylist, beauty artist e embaixador Kérastase. Mas nos cabelos curtos, como fica essa regra? O que muda na quantidade usada e na forma de aplicá-la? Respondemos essas e outras dúvidas com 3 dicas certeiras para usar óleo em cabelos com cortes curtos. Confira!
Veja também: 5 dúvidas sobre como usar óleo no cabelo sem erro!
1) Aplicar óleo no cabelo curto da forma certa
Saber como aplicar o óleo no cabelo faz toda a diferença no resultado do tratamento. Como a principal função do óleo é nutrir o cabelo - e, a partir disso, controlar o frizz e realçar o brilho -, é importante que ele seja usado nas áreas que são mais carentes de nutrientes: o comprimento e as pontas, independentemente de os fios serem curtos, médios ou longos. "É necessário tomar cuidado para esse produto ficar o mais longe possível da raiz para não deixar oleosa" conta Ale. "A dica é colocar um pump na palma da mão, esfregar bem para aquecer o produto e aplicar só na parte mais solta" ensina o expert.
Para não ter erro, comece sempre de baixo (da ponta) para cima (a raiz) e utilize bem pouco produto; você sempre pode acrescentar mais se for necessário. Se quiser, balance a cabeça para observar onde os fios se soltam mais do couro cabeludo, e distribua o produto nessa região. Os óleos podem ser usados tanto nos cabelos úmidos quanto nos secos, então experimente as duas opções para escolher sua favorita.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) Escolher o melhor tipo de óleo para o seu cabelo
Escolher o tipo de óleo certo para o seu cabelo é outro detalhe que faz toda a diferença no resultado da aplicação. Apesar de todos os óleos terem ação nutritiva, os benefícios de cada fórmula variam de acordo com a finalidade do produto. "A minha dica é consultar um cabeleireiro profissional, que vai fazer uma análise do fio e indicar o melhor produto baseado nisso" afirma Ale. O expert recomenda os óleos da linha Elixir Ultime, de Kérastase, que oferecem máximo poder de tratamento sem pesar na fibra.
L'Huile Originale é uma fórmula voltada para cabelos médios a grossos, que oferece proteção térmica até 230°C, ação antifrizz por até 96h e redução de quebra para os fios. L'Huile Légère é uma opção para quem tem cabelo fino e curto, então precisa de uma fórmula leve. Seu formato bifásico permite que os fios sejam nutridos sem peso e realça o brilho e a amciez da fibra por tempo prolongado. Como tem aplicador em spray, ele é mais fácil de distribuir por comprimentos curtos. Já L'Huile Rose tem uma composição especial para cabelos coloridos, tratando a saúde da fibra para reduzir o desbotamento. Além do poder nutritivo, ele também tem proteção térmica até 230°C e ajuda a realçar a luminosidade da cor para que ela fique bonita e intensa por mais tempo.
3) Usar a quantidade certa de óleo nos cabelos
Outro quesito fundamental na aplicação de óleo no cabelo curto é a quantidade. Como esses fios tem comprimento reduzido, eles não precisam do mesmo volume de produto que os fios mais longos. Por isso, é sempre melhor começar com apenas algumas gotas e acrescentar mais conforme considerar necessário. No entanto, é importante lembrar que o comprimento não é o único fator que determina a quantidade de óleo a ser usada.
A quantidade de cabelo, por exemplo, pode afetar essa decisão: cabelos finos não precisam de tanto óleo, enquanto quem tem muito cabelo pode precisar usar um pouco mais. Outra questão é o modelo do corte: o cabelo com corte bob curto pode exigir mais óleo do que os fios no estilo pixie cut, também conhecido como "joãozinho". Quem tem cabelo cacheado ou crespo geralmente usa mais óleo porque a fibra tem uma tendência natural ao ressecamento então precisa de mais nutrição. Para não errar, sempre conte com a orientação do seu cabeleireiro para encontrar o método perfeito.
Visite um salão de beleza para cuidar dos fios com um profissional!
Publicado por: Barbara Gonçalves, Sexta-feira 08 de março de 2019 - 11h41
Mais Tratamento de cabelo

Hidratação para cabelo fino: como deixar os fios macios e brilhosos sem pesar

Cortar o cabelo não faz ele crescer: conheça o segredo para preservar o comprimento sem aparar as pontas

Como dar vida aos cabelos: conquiste brilho, maciez e movimento com 7 dicas de expert
Últimas matérias

Hidratação para cabelo fino: como deixar os fios macios e brilhosos sem pesar

Cortar o cabelo não faz ele crescer: conheça o segredo para preservar o comprimento sem aparar as pontas

Vai adotar o cabelo loiro pela primeira vez? Veja 4 tonalidades para fazer luzes nos fios escuros

Como dar vida aos cabelos: conquiste brilho, maciez e movimento com 7 dicas de expert

Cabelo loiro danificado: como fazer reconstrução capilar em casa para tratar fios com luzes ou descoloração

Cabelo cinza em 2021: grisalho ou colorido, o visual promete brilhar no novo ano