
Guinah Salles
Hairstylist e proprietário do Salon Guinah Salles
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
A naturalidade está cada vez mais em pauta quando o assunto são cabelos, com formas e texturas autênticas ganhando destaque e se tornando preferência do público feminino. No entanto, conseguir isso se torna mais difícil se você costumava alisar suas madeixas, sendo necessário reaprender a lidar com os fios em sua forma original. Segundo Guinah Salles, a transição capilar é um processo que muda a vida da mulher de maneira geral, indo muito além da aparência. O Segredos de Salão conversou com o profissional e esclareceu as 8 dúvidas mais frequentes sobre o assunto. Confira!
1) O que é a transição capilar?
Muitas mulheres já ouviram falar sobre o processo, mas não sabem exatamente do que se trata. "A transição capilar nada mais é do que aquele período entre parar de fazer alisamentos nos fios e esperar que ele volte totalmente à sua textura natural", explicou.
2) Quanto tempo dura a transição, em média?
Segundo Guinah, esse número pode variar em cada caso, uma vez que o crescimento dos fios é diferente de pessoa para pessoa. "Se o cabelo crescer 1 centímetro por mês, que é a média, toda a transição pode acontecer de 24 a 36 meses", contou, destacando que esse é um período que exige muita paciência e dedicação da mulher.
3) É realmente preciso cortar o cabelo?
De acordo com o expert, retirar a parte alisada - o famoso big chop - não é obrigatório, mas ajuda para que o processo seja mais rápido. "Sempre indico que as clientes realizem a mudança, já que cortar as madeixas com química deixa o cabelo mais leve e saudável, o que fortalece a fibra capilar e agiliza o crescimento", pontuou.
4) Existe algum corte especifico que precisa ser feito?
"Não existe um modelo obrigatório, no entanto, é bom que seja feito no ângulo de 45º para evitar uma diferença muito grande entre o comprimento e as pontas", sugeriu, explicando que, dessa maneira, os fios crescerão por igual e sem afinamento, com densidade.
5) Como devo finalizar o cabelo durante a transição?
Guinah destaca que esse é um período de mudanças, de reaprender a cuidar dos fios. "Para isso, aposte em bons finalizadores e teste diferentes stylings até encontrar um que funcione bem para a nova forma de seu cabelo", sugeriu, indicando o uso de escovas e chapinhas caso você tenha optado por não cortar as madeixas e a diferença entre raiz e comprimento incomode.
6) É preciso diminuir as lavagens dos fios nesse período?
De acordo com o profissional, diminuir a frequência de lavagens durante a transição capilar pode ser benéfico para a saúde do cabelo. "Isso vai ajudar a manter os cachos definidos e fazer com que os fios ganhem mais forma", explicou, recomendando o uso de produtos de styling que amenizam a oleosidade na raiz, como o shampoo seco, caso ela esteja muito oleosa.
7) O frizz pode aparecer durante o processo? Como acabar com ele?
O expert conta que é comum o aumento do frizz durante a transição capilar, uma vez que o cabelo não está acostumado a ficar em sua forma natural. "Invista em bons finalizadores até que os fios voltem a ficar 'comportados'. Os três produtos da linha Dual Stylers: Liss & Pump-up, Sleek & Swing e Bouncy & Tender, e a geleia Scruff Me são minhas principais indicações por terem alto poder de fixação", sugeriu.
8) Quais produtos posso usar no novo cabelo que está nascendo? Pode ser os mesmos dos fios com química?
De acordo com Guinah, o cabelo precisa de cuidados adequados enquanto passa pela transição para que a cutícula se mantenha selada e as formas mais definidas. "Uma ótima opção é aderir à light poo, técnica que preza pelo uso de shampoos sem sulfato e outros produtos com agentes leves em sua fórmula, que não comprometam a saúde capilar", concluiu.
Publicado por: Juliana Hansen, Terça-feira 24 de maio de 2016 - 17h38
Mais Tratamento de cabelo

O que fazer quando o cabelo está caindo muito? Saiba 4 formas de controlar a queda

Cabelo poroso: o que é, causas comuns e como tratar os fios em casa

10 dicas de cabeleireiros para o cabelo crescer mais rápido
Últimas matérias

Penteados para festa junina: 6 opções moderninhas e fáceis de fazer

Conheça os poderes dos ácidos lático e tartárico para cabelos com coloração

Cabelo curto iluminado: 5 combinações de cor e corte que vão te conquistar

O que fazer quando o cabelo está caindo muito? Saiba 4 formas de controlar a queda

Finalização de cabelo cacheado: 3 truques de cabeleireira para definir os cachos

4 tons de loiro que combinam com o inverno 2022