
Dermatologista aponta os principais problemas aparentes nas unhas e como eles indicam o estado de saúde da cliente

Dra. Daniela Pimentel
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Quem costuma ir ao salão para fazer as unhas toda semana e se mantém fiel à mesma manicure sabe que ela repara em todos os detalhes, seja uma manchinha, furinho, desnível... E, como boa profissional, faz de tudo para que sua cliente volte para casa satisfeita, sem aborrecimentos. No entanto, a boa vontade nem sempre leva à uma ação correta. "As alterações podem ser apenas localizadas, mas parte delas é um sinal relacionado à saúde. Por isso, ao identificar uma mudança, aconselho que a manicure recomende a quem está atendendo uma consulta com um dermatologista, que vai avaliar a lesão e prescrever tratamentos e cuidados adequados", indicou a Dra. Daniela Schmidt Pimentel, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Saiba quais são os problemas mais comuns que acometem as unhas
De acordo com a médica, os problemas mais comuns nas unhas, geralmente confundidos com algo apenas externo e estético são: achatamento, amarelamento, matriz branca e pontas avermelhadas, manchas marrons e brancas. No entanto, Daniela tranquilizou as beauty addicts que não se esquecem do compromisso com o salão. "Quem faz as unhas toda semana tem menos chance de ter um desses contratempos. Só devemos alertar para o fato de que sejam utilizados produtos de boa qualidade e que também a manipulação seja feita com extremo cuidado, para que não ocorra nenhum tipo de ferimento", aconselhou.
Conheça os principais problemas com as unhas, as causas e onde atuam
- Manchas brancas (leuconíquia) - "Possui várias formas: pode ser puntacta (a mais comum, com pontinhos), causada principalmente por microtraumas e uso de removedor de esmaltes; estriada (listras horizontais paralelas), comum nas que sofreram algum trauma; e total (a mais rara, pois acomete toda a unha), geralmente hereditária. Outras causas mais raras são: micoses e doenças inflamatórias (psoríase, alopécia areata e dermatites)", explicou a dermatologista, indicando as principais causas do problema. "A carência de zinco e a anemia. Além disso, a falta das vitaminas A, C e E, e dos oligoelementos, Biotina, Ferro e Selênio causam a perda da consistência da unha, levando à fragilidade ungueal (da unha)", completou.
- Manchas marrons ou pretas - "Indicam um melanoma, tipo grave de câncer de pele. O tratamento é feito conforme seu tipo, mas é recomendado uma consulta com o dermatologista o quanto antes para identificar a causa", alertou.
- Esbranquiçadas perto da cutícula (onicomadese) - "Pode estar relacionada à diversas patologias, tais como: pênfigos (doença de pele rara e grave) e penfigóides (doença autoimune), Síndrome de Lyell (necrólise epidérmica tóxica), Síndrome de Stevens-Johnson (forma branda da Síndrome de Lyell), Síndrome de Raynaud (redução do fluxo sanguíneo na pele), doenças hepáticas, renais, afecções neurogênicas e psicogênicas, entre outras", disse.
- Ponta vermelha (meio a meio) - A dital (ponta) avermelhada unida à matriz esbranquiçada pode significar insuficiência renal crônica. Nesse caso, é importante alertar a quem possui policitemia vera, pois pode ter a cor da unha alterada para um vermelho azulado", alertou.
- Amareladas e espessas (hiperqueratose subungueal ) - "Pode ser uma manifestação de diversas doenças, como: psoríase ungueal, doença de Darier (alteração da queratizinação), pitiríase rubra pilar (erupção na pele), síndrome das 20 unhas (elas não crescem, nem possuem cutículas), e a micose", explicou.
- Achatamentos / Depressões / Furinhos - "Podem estar relacionadas com doenças como psoríase, alopecia areata, dermatites e eczemas", disse.
O que fazer ao identificar uma alteração na unha?
Segundo Daniela, ao identificar uma modificação nas unhas deve-se marcar uma consulta com o dermatologista o quanto antes. "Também recomendo que não se aplique o esmalte sobre a lâmina ungueal (termo técnico para unha) durante o tratamento", apontou, garantindo que as donas de unhas saudáveis podem continuar com a sua rotina de beleza.
Publicado por: Alexandra Gurgel, Sexta-feira 11 de abril de 2014 - 19h10
Mais Unhas profissionais

Crescimento Radiante: aprenda o passo a passo e faça nas unhas de suas clientes

Bolinhas nas unhas? Saiba como fazer para o esmalte secar mais rápido

Spa dos pés: saiba os perigos desse serviço muito comum em salões de beleza
Últimas matérias

Como ficar ruiva iluminada? Expert dá o passo a passo para conquistar a nuance

Descobrimos o passo a passo para deixar a franja cortininha perfeita!

5 passos para acabar com o frizz do cabelo cacheado e crespo no inverno

5 segredos para tratar cabelo quebrado rapidamente

Cabelo curto castanho claro: 20 fotos de curtinhos até cortes no ombro

Corte de cabelo para rosto redondo: 7 tendências para curtos, médios e longos