
Sandro Dessou

Hairstylist com foco em noivas, mechas e cortes exclusivos
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
O coque nó - também chamado de knot bun ou top knot - é um penteado simples e muito versátil, que pode ser adaptado de diferentes formas para combinar com estilos e ocasiões variadas. A proposta do visual é torcer os fios na hora de prendê-los para criar um nó com o cabelo, mas usando grampos e elásticos para prender a ponta. Assim, o resultado fica despojado porém bem firme. Cabelos curtos, médios e longos podem experimentar esse tipo de styling, e há um modelo perfeito para combinar com cada comprimento. Reunimos algumas ideias para te inspirar a fazer um coque nó essa semana. Confira!
Veja também: 43 modelos de coque despojado para te inspirar!
Penteado para cabelos curtos: como fazer um coque semipreso sem os fios soltarem
Ao contrário do que muitos pensam, quem tem cabelo curto pode sim fazer coque. O segredo é trabalhar com os fios mais compridos do corte, que geralmente dicam na parte de cima. Sendo assim, o modelo semipreso, que deixa a parte de baixo solta e também é chamado de half bun, é a melhor pedida. A princípio a ideia é juntar a porção de cima em um meio rabo de cavalo, enrolar a ponta até montar o coque e prender. No entanto, pode ser que os fios mais curtos ao redor do rosto fiquem soltando ao serem esticados para trás para formar o coque.
Uma boa dica para evitar esse efeito é fazer uma ou duas tranças embutidas na parte da frente, que vão manter os fios menores presos e arrumados. O detalhe ainda confere um toque extra de estilo e textura ao visual, tornando-o muito mais charmoso. Outro cuidado que faz toda a diferença é finalizar o styling com um spray fixador. "Sou fanático pelo spray Infinium, de L'Oréal Professionnel, para fazer penteados porque ele é muito versátil" conta o hairstylist Sandro Dessou. "A gente consegue tanto deixar um cabelo duro de laquê, como se falava antigamente, como também posso deixar ele leve e maleável" afirma. Borrife de longe sobre os fios para garantir máxima fixação e durabilidade.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Coque baixo: o low chignon na altura da nuca é o melhor modelo para cabelo médio
O coque baixo, também conhecido com chignon, é um penteado muito sofisticado e atemporal. Na versão esticada ou desalinhada, ele combina com qualquer tipo de ocasião ou estação. "Eu aposto muito nesse chignon soltinho e levemente desmanchado", conta Sandro. "Ele fica com cara de cabelo clássico mas com a leveza de um cabelo descontraído" afirma. Outro ponto positivo do modelo é que ele funciona bem para cabelos curtos e médios porque prende eles na altura da nuca, então não fica com fios menores escapando do elástico, como muitas vezes acontece em coques mais altos. Para dar boa fixação ao styling, use grampos na mesma cor do cabelo e elásticos firmes, e finalize com o spray Infinium para que nenhum fio saia do lugar.
Top knot: quem tem cabelo longo pode experimentar o coque alto
Os cabelos longos oferecem muita versatilidade quando o assunto é fazer coque porque podem ser torcidos, enrolados e presos de várias formas. No quesito coque nó, o modelo mais famoso é o top knot, feito no alto da cabeça com acabamento bem polido e esticado. O penteado é perfeito para alongar o pescoço e conferir um toque moderno ao visual sem comprometer a elegância, então é uma boa opção para casamentos e festas. Para recriá-lo, comece fazendo um rabo de cavalo na altura da coroa da cabeça ou mais para frente. Isso vai proporcionar mais sustentação ao cabelo para que não desmanche por causa do peso dos fios. Em seguida, torça o comprimento como uma corta e enrole ao redor do elástico do rabo até formar um coque. Use grampos da mesma cor dos fios para fixar o coque conforme vai construindo e garantir mais estabilidade ao styling. Aplique um pouco da pasta fibrosa WEB, de L'Oréal Professionnel, nas laterais, na nuca e logo acima da testa para pentear bem os fios para trás e garantir um acabamento polido e alinhado. Um pouco de spray fixador arremata o visual com máxima durabilidade.
Os coques duplos conferem um toque divertido ao visual
O coque é um penteado tradicionalmente associado a looks mais clássicos e maduros, mas também pode ser muito despojado e atual. Uma maneira de apostar no coque nó com um perfil mais descontraído é optando pelo coque duplo, um modelo que faz sucesso entre as mulheres de estilo mais jovial e alternativo. O modelo pode ser feito dividindo o cabelo na metade e fazendo dois coques no alto da cabeça ou na altura da nuca, para ter um acabamento mais discreto e acomodar melhor cabelos médios. Outra opção é apostar na versão semipresa do styling, em que a parte de baixo fica solta e a de cima forma os coques. Essa versão é mais versátil porque pode ser feita em cabelos curtos, médios ou longos então é perfeita para renovar o visual com uma dose extra de estilo.
Publicado por: Barbara Gonçalves, Quarta-feira 06 de março de 2019 - 18h44
Mais Penteados

Como fazer ondas no cabelo: 3 técnicas para experimentar no verão

Penteados estilo anos 90: 5 modelos simples e estilosos que são tendência novamente

Penteados para cabelo longo: 25 modelos fáceis para copiar em casa
Últimas matérias

Hidratação capilar com ácido hialurônico: tudo sobre o ingrediente que vai revitalizar seus fios

Cor de cabelo castanho médio: tudo sobre o tom escuro e natural que vai te conquistar

Cabelo danificado, elástico e quebradiço: 5 dicas para salvar seus fios

Como fazer ondas no cabelo: 3 técnicas para experimentar no verão

Hidratação para cabelo fino: como deixar os fios macios e brilhosos sem pesar

Cortar o cabelo não faz ele crescer: conheça o segredo para preservar o comprimento sem aparar as pontas