
Sandra Oliveira

Hairstylist especialista em mechas, cor e tratamento
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Repaginar o visual com uma nova cor de cabelo pode fazer muito bem para a autoestima, porém muitas pessoas têm receio de passar por uma mudança sem conseguir lidar com a manutenção que a coloração vai exigir. É verdade que uma nova tonalidade vai exigir alguns cuidados especiais no dia a dia, porém há muitas nuances e técnicas que têm boa durabilidade e vão oferecer mais praticidade à sua rotina sem comprometer a beleza e a saúde dos fios. Reunimos 5 opções para inspirar sua próxima transformação, confira!
Veja também: 5 truques para fazer a cor de cabelo durar mais tempo!
1) Aposte no cabelo com luzes estilo balayage caramelo para iluminar o visual
Fazer luzes no cabelo é a melhor aposta para quem quer adotar uma nova cor sem precisar de uma manutenção muito constante. A balayage é uma técnica de mechas feitas à mão livre que dá muita naturalidade ao visual e não precisa de tantos retoques, já que deixa a raiz natural. As luzes são criadas em alturas diferentes e com espessuras variadas, o que contribui para a leveza e a durabilidade do look. O importante é o cabeleireiro criar um efeito esfumado no início das mechas para evitar qualquer marcação. Quando à cor, caramelo é a pedida perfeita para adicionar pontos de luz tanto aos cabelos castanhos quanto aos ruivos e loiros escuros naturais. Por ser um tom neutro, nem quente nem frio, ele se adapta bem a qualquer pessoa e continua bonito até o dia de retocar.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) O cabelo castanho acobreado tem boa durabilidade e acrescenta charme ao visual
Os tons de castanho são ótimos para quem gosta de visuais duradouros porque não desbotam facilmente. O cabelo castanho acobreado é uma das melhores opções para renovar o visual com praticidade porque tem reflexos quentes, que combina com a base natural da maior parte dos cabelos - que costumam ser alaranjadas ou avermelhadas. Ao adotar uma cor muito acinzentada, a tendência é que com o tempo os reflexos naturais comecem a aparecer conforme os pigmentos se desgastam, mas se a coloração adotada for quente também, esse efeito não é tão perceptível. Por isso, o castanho acobreado é uma boa pedida para quem faz questão de uma nuance duradoura e atemporal.
3) O cabelo loiro com raiz esfumada e money piece é a versão mais prática dos fios claros
O cabelo loiro é o que mais exige manutenção porque o processo de descoloração deixa os fios mais sensíveis a danos e o contraste com a cor natural dos fios logo fica visível quando eles começam a crescer. No entanto, se sua vontade é clarear o cabelo de uma forma mais prática, a melhor opção é apostar na combinação da raiz esfumada com money piece. A raiz esfumada permite que você clareie o comprimento e as pontas do cabelo com luzes porém mantenha um ou dois dedos de comprimento na cor natural perto da raiz, o que vai deixar o crescimento dos fios mais imperceptível. Já a money piece é uma mecha mais clara feita em cada lado do rosto, que geralmente começa mais perto da raiz - ainda que seja levemente esfumada no início também. Com essas mechas mais marcadas na frente e a raiz escura no restante o cabelo, a cor vai se manter bonita por muito mais tempo sem precisar de retoques tão frequentes conforme as madeixas crescem.
4) Cabelo ruivo: o borgonha é a melhor aposta para garantir durabilidade
O cabelo ruivo é o que desbota mais facilmente porque os pigmentos vermelhos são naturalmente menores. Por isso, não costuma ser indicado para quem busca praticidade como prioridade na mudança de visual. No entanto, se seu sonho for ter fios avermelhados, a melhor opção é o cabelo borgonha. Por ser uma cor mais fechada e fria, esse tom de vermelho escuro tem uma durabilidade um pouco melhor e consegue se manter bonito por mais tempo. Mesmo assim, é importante cuidar bem dos cabelos no dia a dia para protegê-los do desbotamento. Primeiramente, evite lavar o cabelo todo dia, já que a água do chuveiro acelera o desgaste da coloração. Reduza para no máximo 3 ou 4 higienizações por semana e use sempre um shampoo próprio para cabelo colorido, como o Bain Chromatique, para cabelos pouco sensibilizados, ou Bain Chromatique Riche, para fios mais fragilizados, ambos de Kérastase. "O que mais gosto na linha é a cosmeticidade que oferece e a forma como devolve o aspecto de um fio tratamento mesmo aos cabelos danificados" conta a hairstylist e Expert K Sandra Oliveira. Prossiga com o uso do condicionador Fondant Chromatique , que oferece uma hidratação leve e duradoura, ou com uma das máscaras da linha, que estão disponíveis na versão para cabelo grosso e na versão para cabelo fino, se quiser um tratamento mais intensivo.
5) Opte pelo cabelo preto para garantir estilo e elegância ao visual
O termo "pretinho básico" não se refere apenas à praticidade do vestido preto; o cabelo preto também pode ser uma aposta certeira para estar sempre estilosa e elegante, independente das tendências de cada estação. Para quem já tem o cabelo escuro naturalmente, optar pela coloração preta é uma mudança simples mas que faz toda a diferença no visual. Para quem tem cabelos claros, o ideal é o cabeleireiro primeiro realizar uma pré-pigmentação antes de aplicar a coloração. Dessa forma, ele cria uma base para fixar melhor a cor, reduzir o desbotamento e, com isso, manter as madeixas impecáveis por tempo prolongado.
Publicado por: Barbara Gonçalves, Quarta-feira 08 de janeiro de 2020 - 17h21
Mais O Poder da Cor

Vai adotar o cabelo loiro pela primeira vez? Veja 4 tonalidades para fazer luzes nos fios escuros

Cabelo cinza em 2021: grisalho ou colorido, o visual promete brilhar no novo ano

Cabelo ruivo acobreado intenso é a aposta perfeita para quem quer renovar o visual em 2021
Últimas matérias

Cabelo danificado, elástico e quebradiço: 5 dicas para salvar seus fios

Como fazer ondas no cabelo: 3 técnicas para experimentar no verão

Hidratação para cabelo fino: como deixar os fios macios e brilhosos sem pesar

Cortar o cabelo não faz ele crescer: conheça o segredo para preservar o comprimento sem aparar as pontas

Vai adotar o cabelo loiro pela primeira vez? Veja 4 tonalidades para fazer luzes nos fios escuros

Como dar vida aos cabelos: conquiste brilho, maciez e movimento com 7 dicas de expert