
Michael Ribeiro

Hairstylist, visagista e ID Artist L'Oréal Professionnel
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Um dos mandamentos para ter cabelos sempre bonitos e saudáveis é ir ao salão de beleza para aparar os fios a cada 4 meses. Esse geralmente é o tempo máximo até que o cabelo comece a apresentar pontas duplas, que são o principal indicativo de que é hora de um novo corte. No entanto, cada vez mais mulheres buscam alternativas para remover essas pontas danificadas sem precisar tirar comprimento das madeixas, especialmente as que querem fazer o cabelo crescer mais rápido. Para isso, a melhor opção é realizar um corte bordado, uma técnica que conquista novos adeptos a cada dia. Reunimos tudo sobre o procedimento para te incentivar a marcar hoje mesmo um horário no salão. Confira!
Veja também: entenda a diferença entre corte em U e corte em V
Para que serve o corte bordado e quando ele é recomendado?
O principal objetivo do corte bordado, chamado de "hair dusting" em inglês, é tirar as pontas duplas e secas dos fios, que são mais visíveis quando os fios começam a apresentar "pontinhos" brancos ao longo do comprimento. Eles indicam que os cabelos estão ressecados ou danificados - seja pela coloração, pela descoloração, pelos alisamentos, pelo uso de secador e chapinha, pela exposição prolongada ao sol ou pelo tempo decorrido desde o último corte. "O que acontece é a retirada das pontas duplas que existem não só no final do cabelo, mas em todo o comprimento", conta o hairstylist Michael Ribeiro, ID Artist L'Oréal Professionnel. Esses são os casos mais comuns para a realização de um corte bordado, quando a pessoa quer corrigir esse aspecto sem diminuir o comprimento das madeixas. No entanto, muitas vezes os cabeleireiros combinam o corte tradicional com o bordado para realizar uma revitalização completa nos fios. Tudo pode variar de caso para caso, então converse com um profissional para decidir qual é o melhor procedimento para o seu caso.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Como o corte bordado é feito
O corte bordado não é feito na extremidade do cabelo como um todo, como acontece nos cortes de cabelo tradicionais. Nessa técnica, as pontas dos fios são cortadas individualmente para retirar somente a porção danificada e não alterar o comprimento das madeixas. Isso pode ser feito de duas formas; uma opção é o cabeleireiro pode utilizar uma maquina no formato de uma chapinha, que desliza ao longo das mechas e corta as pontas duplas. Outra opção é a técnica manual, em que o cabeleireiro apoia uma mecha entre o dedo indicador e o dedo do meio e corta cada ponta que destoa do restante. "O primeiro passo é dividir o cabelo em mechas e pentear cada uma delas, dessa forma as pontas vão se levantar. Com o manuseio preciso, cortamos só as que vão aparecer", explica Michael.
É importante que o cabelo esteja seco e limpo para fazer o corte bordado, uma vez que tanto a água quando a oleosidade podem "disfarçar" as pontas que precisam ser aparadas. No caso dos cabelos cacheados, é provável que o cabeleireiro faça uma escova primeiro nos fios para ver mais claramente onde estão as pontas duplas e para não prejudicar a forma dos cachos cortando a mecha de forma errada. Por causa desses detalhes, o processo só pode deve realizado por um profissional.
Saiba como fazer o corte de cabelo durar mais
O corte bordado elimina a maior parte das pontas duplas, mas se o cabelo não for muito bem cuidado após o procedimento, será preciso realizá-lo novamente em pouco tempo. Para prolongar a durabilidade do aspecto sedoso dos fios e preservar o comprimento sem ter que cortar ainda mais para recuperar a saúde, é fundamental usar bons produtos no dia a dia. A linha Absolut Repair Cortex Lipidium é bestseller de L'Oréal Professionnel e foi desenvolvida justamente para cuidar dos cabelos danificados e com tendência à formação de ponta dupla. O shampoo e o condicionador são indicados para tratar os fios fragilizados, enquanto a máscara realiza uma reparação mais profunda nas madeixas ainda mais sensibilizadas. Desde o primeiro uso a coleção devolve a maciez, o brilho e a maleabilidade aos fios, então é ideal para manter seu cabelo saudável e radiante até a próxima visita ao salão de beleza.
Publicado por: Barbara Gonçalves, Sexta-feira 23 de novembro de 2018 - 17h34
Mais Cortes de cabelo

Vai cortar o cabelo cacheado? 4 coisas para manter em mente na hora de mudar o visual

15 fotos de corte bob para cabelo fino que vão te inspirar a adotar o visual

Qual corte fazer para deixar o cabelo crescer? Confira as melhores opções
Últimas matérias

Vai cortar o cabelo cacheado? 4 coisas para manter em mente na hora de mudar o visual

Como usar bobes no cabelo para dar volume e movimento aos fios

Ombré hair loiro mel: tudo sobre o cabelo com mechas que promete brilhar no verão

15 fotos de corte bob para cabelo fino que vão te inspirar a adotar o visual

Os melhores serviços para cabeleireiros oferecerem às clientes durante o verão

6 penteados de noiva para casamento no verão que vão te conquistar