
Barbara Rabelo

Hairstylist e Artista L’Oreal Professionnel
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
O corte bordado é uma técnica muito usada para eliminar com as pontas duplas no cabelo. Prático e eficaz, ele é uma ótima opção para remover a parte danificada do fio e recuperar o aspecto saudável e sedoso da fibra sem ter que encurtar as madeixas como um todo. Apesar de sua crescente popularidade, o corte bordado ainda provoca muitas dúvidas for se diferenciar da técnica tradicional, então reunimos abaixo respostas para 5 questionamentos comuns que vão te ajudar a decidir se o procedimento é a melhor aposta para o seu caso. Confira!
Veja também: 6 dicas certeiras para evitar pontas duplas!
1) Quais são os benefícios do corte bordado?
O principal benefício do corte bordado é que ele retira pontas duplas do cabelo sem que seja preciso diminuir o comprimento como um todo. Por isso, é muito indicado para quem quer deixar o cabelo crescer ou não tem vontade de mudar o modelo atual. Ao contrário da técnica tradicional, que consiste em aparar o cabelo na horizontal, o corte bordado é feito somente nos fios que estão com as pontas divididas e danificadas, retirando a parte antiga de cada um individualmente. Com isso, ele não apenas consegue restaurar a saúde de fios de diferentes comprimentos, que são comuns no cabelo em camadas, como também preserva o formato e o caimento originais sem uma mudança brusca.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) Para quem o corte bordado é indicado?
O corte bordado é indicado para quem quer retirar as pontas duplas que prejudicam a saúde a a aparência dos fios sem precisar encurtar o comprimento. Ele pode ser realizado em madeixas de todos os tipos, mas é indicada principalmente para quem tem cabelo comprido porque esses fios tendem a acumular mais danos ao longo dos anos que foram crescendo, então formam mais pontas duplas. "As pontas são a parte mais antiga do fio, especialmente nos cabelos longos, então normalmente sofrem mais com químicas e com o calor do secador", afirma a hairstylist Barbara Rabelo, artista L'Oréal Professionnel.
3) Como é feito o corte bordado?
O corte bordado pode ser feito de duas formas: com uma tesoura ou com uma máquina específica. Em ambos os casos, é preciso que o cabelo esteja seco para que as pontas duplas e esbranquiçadas fiquem mais visíveis. No procedimento feito com a máquina, o cabeleireiro vai separar mecha a mecha e deslizar o aparelho pelo comprimento dos fios de cima para baixo. Enquanto isso, a máquina vai atraindo e cortando as pontas dos fios de diferentes tamanhos. Quando o profissional usa a tesoura, ele apoia a mecha entre os dedos, criando uma curvatura leve que faz as pontas se destacarem. Depois é só ir aparando os fios com a tesoura enquanto desliza pelo comprimento e repetir o procedimento nas mechas seguintes.
4) Corte bordado no cabelo cacheado: é possível fazer?
Sim, o corte bordado pode ser feito no cabelo cacheado! Essa é inclusive uma ótima opção para quem quer deixar o cabelo crescer, já que leva mais tempo para ver a diferença no comprimento desses fios por conta da curvatura das mechas. No entanto, pode ser preciso fazer uma escova primeiro para que as pontas ressecadas fiquem mais visíveis na hora do corte. Tudo vai depender da técnica que o cabeleireiro considerar mais adequada para o seu caso, então não se esqueça de tirar todas as suas dúvidas com o profissional antes de começar o procedimento.
5) Como fazer o corte de cabelo durar mais tempo?
Após o corte bordado, o cabelo estará saudável e macio por todo o comprimento. Para preservar esse resultado pelo máximo de tempo possível, é preciso evitar danos que possam levar à formação de novas pontas duplas. Por isso, reduza o uso de secador, chapinha e babyliss no dia a dia, e quando for usar, aplique sempre um protetor térmico primeiro. O leave-in da linha Pro Longer , de L'Oréal Professionnel, é perfeito para isso porque, além de reduzir os danos causados pelo calor, a fórmula também ajuda a preencher as pontas para evitar o aspecto ralo e conferir uma aparência mais densa e encorpada à fibra.
Outro cuidado essencial é seguir uma rotina de tratamento no dia a dia com produtos fortalecedores e reparadores, que mantenham o cabelo nutrido, resistente e protegido. O shampoo, o condicionador e a máscara Pro Longer são ideais para o dia a dia porque vão evitar o surgimento de pontas ralas e manter a fibra espessa e sadia por tempo prolongado. Com o uso contínuo da coleção, não será mais preciso aparar os fios com tanta frequência.
Publicado por: Barbara Gonçalves, Quarta-feira 23 de setembro de 2020 - 10h20
Mais Cortes de cabelo

4 tendências de cortes para cabelos cacheados longos

30 transformações capilares incríveis para quem deseja mudar de visual

Cabelo cacheado curto: 25 cortes para experimentar e se apaixonar
Últimas matérias

Qual a diferença entre cabelo cacheado e cabelo crespo? Especialista explica e dá dicas para cuidar dos fios

Shampoo para cabelo loiro: 6 opções para revitalizar a cor e cuidar dos fios

6 produtos de cabelo lançados no segundo semestre de 2022 que você vai amar!

Vitamina C dá brilho instantâneo aos cabelos loiros. Saiba como usar!

Cabelo loiro mel: 5 passos para cuidar em casa e manter a cor dos fios sempre luminosa

Oxidação do cabelo colorido: o que é o fenômeno e como proteger os fios do desbotamento