
Jô Nascimento

Especialista em coloração, já recebeu o prêmio da Revista Cabelos e Cia como melhor colorista e também como melhor salão.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Quem tem cabelo com frizz costuma ter dificuldade de cuidar dos fios no dia a dia para conseguir deixá-los alinhados e macios. Além de usar bons produtos no dia a dia para tratar e finalizar os fios, é muito importante escolher um bom corte de cabelo para dar mais disciplina e movimento aos fios. O segredo é apostar em um modelo que simplifique o dia a dia e trabalhe a favor do frizz, suavizando sua aparência, em vez de buscar um corte que exija muita estilização para controlar os fios arrepiados. Reunimos algumas dicas para te ajudar a encontrar o modelo perfeito. Confira!
Leia mais: 7 erros que podem estar causando frizz no cabelo!
O melhor corte para cabelo com frizz é o que torna a rotina mais prática
O corte de cabelo perfeito pode sim ajudar a diminuir a aparência do frizz, mas para isso o segredo é usá-lo a seu favor. "Cada vez mais mulheres estão abrindo mão de químicas e optando por uma transição para o visual natural, mas elas também não aceitam um cabelo cheio de frizz, então tenho que entender essa cliente e achar junto com ela as ferramentas" afirma a hairstylist Jô Nascimento , embaixadora L'Oréal Professionnel. De uma forma geral, quanto mais inteiro for o corte, mais o frizz chama atenção, porque o contraste entre os fios alinhados e os arrepiados ficará mais visível, especialmente no caso dos cabelos lisos.
Por isso, o ideal é optar por um corte em camadas longas, de forma que preserve o peso do cabelo para evitar que ele arme mas crie um movimento para tornar o frizz menos perceptível. A ideia é fazê-lo parecer intencional, criando um acabamento moderno e despojado. Um long bob com pontas repicadas é uma boa opção, assim como um cabelo longo com camadas com balanço. "Eu acho que quanto mais você valorizar o formato natural do cabelo, melhor, e o corte é a ferramenta que vai facilitar isso, porque se o cabelo é um pouco indisciplinado, você com o trabalho das camadas invisíveis pode trazer mais naturalidade, mais conforto, mais praticidade para esse look" explica Jô.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Saiba o que evitar na hora de adotar um novo corte nos cabelos com frizz
Assim como alguns cortes suavizam a aparência do frizz, outros não favorecem muito o visual. Se você quer ter fios mais pesados e polidos, é bom evitar modelos muito desfiados e cortes feitos com navalha, que vão afinar as mechas e fazer com que fiquem mais leves e arrepiadas. Se estiver pensando em adotar uma franja, evite modelos muito curtos, na linha da sobrancelha ou acima, porque a tendência é que fiquem mais armadas e desalinhadas. Em vez disso, comece sempre com um modelo de franja longa, na altura da boca ou logo abaixo das maçãs do rosto. Observe como o cabelo reage ao longo dos dias e, se quiser, volte ao salão para encurtar gradualmente até ficar satisfeita com o resultado. Assim, você evita se arrepender de uma mudança radical.
Como finalizar o corte de cabelo para diminuir o frizz
A finalização do cabelo com frizz faz toda a diferença para valorizar o corte e reduzir a aparência dos fios arrepiados. Nesse momento, não existe um método melhor ou pior, tudo depende do resultado que você deseja. Se optou por um corte repicado e quer aproveitar o frizz para criar um visual messy hair propositalmente desalinhado, nossa dica é borrifar o spray Beach Waves, de L'Oréal Professionnel, nas madeixas ainda úmidas. "É o produto que eu não vivo sem porque ele confere naturalidade, você consegue dar uma textura ao fio sem deixá-lo pesado e sem parecer que está usando produto" conta Jô. Essa é uma ótima opção para quem tem algumas ondas no cabelo e tem o hábito de lutar contra isso. Por que não abraçar esse aspecto e valorizá-lo? O spray texturizante vai definir melhor as ondas e tornar o frizz menos perceptível. Só evite pentear o cabelo depois de seco para não deixar os fios arrepiados e armados novamente.
Prefere fazer uma escova em casa para garantir o acabamento polido dos seus sonhos e valorizar o novo corte? Alguns segredos ajudam a diminuir o frizz. A primeira dica é aplicar um bom leave-in para preparar as madeixas. O creme Liss Control, de L'Oréal Professionnel, é perfeito para oferecer proteção térmica e alinhamento impecável para cabelos médios a grossos. Prefere uma fórmula mais leve? O óleo Liss Unlimited, da mesma marca, pode ser usado antes e depois da escova e confere proteção térmica, controle de frizz e máximo brilho.
Distribua uma pequena quantidade do produto escolhido pelos cabelos molhados e ligue o secador. Movimente-o direcionando os jatos de ar de cima para baixo, para não arrepiar os fios, e balance por todo o contorno da cabeça para retirar o excesso de água. Quando os fios estiverem 70% secos, divida-os em seções e use uma escova redonda para alisar cada mecha individualmente. Assim, você não apenas torna o processo de secagem mais rápido como garante um resultado mais alinhado e brilhoso. Finalize com algumas gotinhas de óleo e pronto, aproveite seu novo visual!
Publicado por: Barbara Gonçalves, Segunda-feira 15 de abril de 2019 - 14h48
Mais Cortes de cabelo

Long bob em 2021: como adotar o corte de cabelo médio mais famoso do mundo esse ano

Cabelo loiro com franja: 25 ideias que vão te inspirar a clarear e cortar os fios

Cabelo cacheado com corte médio: 3 modelos perfeitos para renovar o visual
Últimas matérias

5 dúvidas sobre hidratação capilar: aprenda a cuidar do cabelo ressecado em casa

Long bob em 2021: como adotar o corte de cabelo médio mais famoso do mundo esse ano

Cabelo queimado de sol com luzes: como adotar as mechas loiras com aspecto natural

Cabelo danificado e com quebra: como cuidar dos fios enfraquecidos em casa

Rabo de cavalo estiloso: 3 penteados fáceis de fazer que estão em alta em 2021

Cabelo platinado com luzes: as mechas loiras descoloridas vão te conquistar nessa temporada