
Jô Nascimento

Especialista em coloração, já recebeu o prêmio da Revista Cabelos e Cia como melhor colorista e também como melhor salão.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Está sentindo seu couro cabeludo sensível após a química? A realização de procedimentos químicos nos cabelos é uma das principais causas da sensibilidade na região. Por conta das substâncias fortes presentes na composição dos produtos, o procedimento pode acabar deixando couros cabeludos sensíveis mais irritados e doloridos. "O couro cabeludo é uma pele como qualquer outra do nosso corpo e precisa de cuidados especiais para a manutenção de sua saúde", comenta a hairstylist e embaixadora de L'Oréal Professionnel, Jô Nascimento. Para tratar o quadro e equilibrar a saúde da região, reunimos alguns cuidados que você precisa ter com o couro cabeludo sensibilizado para curar a raiz irritada. Confira!
Veja também: 6 sinais que seu cabelo está danificado pela química e como tratá-lo
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Consulte um especialista e realize um diagnóstico capilar
O primeiro passo para cuidar do couro cabeludo irritado é procurar um especialista, seja um médico dermatologista ou tricologista, para realizar um diagnóstico capilar e descobrir quais são as causas da irritação e sensibilidade na região. Só um profissional saberá analisar minuciosamente o seu couro cabeludo para prescrever o tratamento ideal, seja com produtos tópicos ou remédios, para aliviar a irritação da região. Além disso, ele também pode indicar uma rotina de cuidados para evitar que o problema volte a te incomodar, bem como métodos paliativos para reduzir a dor e sensibilidade da região durante o tratamento.
Interrompa a realização dos procedimentos químicos durante o tratamento
Uma atitude imprescindível que deve ser tomada logo que você perceber que seu couro cabeludo está sensível e irritado é suspender a realização das químicas e de qualquer procedimento que afete a saúde da região. Esse intervalo deve durar até o couro cabeludo voltar ao seu equilíbrio normal e, mesmo assim, é importante manter uma distância segura da raiz dos cabelos para não provocar uma nova irritação. Uma boa dica é consultar o seu cabeleireiro para descobrir novas alternativas de procedimentos que não sejam nocivos para o couro cabeludo.
Utilize um shampoo específico para suavizar o couro cabeludo sensível
Para auxiliar o tratamento indicado pelo profissional e reequilibrar a saúde do couro cabeludo, é importante utilizar um shampoo específico com ação calmante quando for lavar os cabelos. Nossa dica é o shampoo Sensi Balance, de L'Oréal Professionnel, que promove uma limpeza suave e livre de irritação no couro cabeludo. Sua fórmula é composta por Sorbitol, uma substância que alivia o incômodo e coceira da irritação, e vitamina B3, que possui ação anti-inflamatória e hidratante, que ajuda a reequilibrar a região, reduzindo a irritação e a sensibilidade do couro cabeludo.
Evite lavar o cabelo com água quente para prevenir irritações
Para a expert, a lavagem dos cabelos com água muito quente também é um fator que influencia na saúde do couro cabeludo, provocando a irritação da região já sensibilizada. Para evitar que o quadro piore, o ideal é buscar lavar os cabelos apenas com temperaturas mais brandas para evitar que a situação piore e se transforme em uma irritação crônica. Também é importante evitar utilizar shampoos com fórmulas muito adstringentes para não ressecar o couro cabeludo e intensificar a irritabilidade da região.
Evite utilizar ferramentas de calor por um tempo
Durante o tratamento do couro cabeludo sensível, procure reduzir o uso de ferramentas de cabelo para evitar afetar a irritação da região. A incidência direta do calor do secador pode provocar a piora do quadro de sensibilidade e acabar deixando o couro cabeludo ainda mais irritadiço. Por isso, sempre que precisa secar os cabelos com a ferramenta, utilize o secador no modo morno ou frio e evite direcionar o ar diretamente para o couro cabeludo. Também é importante evitar usar penteados que puxam demais os fios, como coques e rabos de cavalo muito altos e polidos.
Visite um salão de beleza para tratar os cabelos com um profissional!
Publicado por: Fernanda Oliveira, Quarta-feira 07 de agosto de 2019 - 18h50
Mais Dicas de experts

Hidratação capilar com ácido hialurônico: tudo sobre o ingrediente que vai revitalizar seus fios

Cabelo danificado, elástico e quebradiço: 5 dicas para salvar seus fios

Hidratação para cabelo fino: como deixar os fios macios e brilhosos sem pesar
Últimas matérias

Hidratação capilar com ácido hialurônico: tudo sobre o ingrediente que vai revitalizar seus fios

Cor de cabelo castanho médio: tudo sobre o tom escuro e natural que vai te conquistar

Cabelo danificado, elástico e quebradiço: 5 dicas para salvar seus fios

Como fazer ondas no cabelo: 3 técnicas para experimentar no verão

Hidratação para cabelo fino: como deixar os fios macios e brilhosos sem pesar

Cortar o cabelo não faz ele crescer: conheça o segredo para preservar o comprimento sem aparar as pontas