
Jô Nascimento

Especialista em coloração, já recebeu o prêmio da Revista Cabelos e Cia como melhor colorista e também como melhor salão.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
O couro cabeludo sensível é um problema que gera muito desconforto, já que qualquer alteração nessa região pode causar vermelhidão, irritação e dor. "O couro cabeludo é uma pele como qualquer outra do nosso corpo e precisa de uma atenção especial para a manutenção da sua saúde", explica a hairstylist Jô Nascimento , embaixadora L'Oréal Professionnel. Por isso, investigar o que pode estar provocando a situação é fundamental não só para aliviar a irritação, como também para garantir que os fios se mantenham saudáveis e fortes. Pensando nisso, reunimos tudo que você precisa saber sobre a sensibilidade no couro cabeludo: o que pode ser, como tratar e as melhores dicas para acalmar o incômodo. Confira!
Leia também: saiba por que o couro cabeludo fica dolorido e como cuidar da região
Couro cabeludo sensível: o que pode estar causando o problema?
Identificar as causas do couro cabeludo sensível é o primeiro passo para restaurar seu equilíbrio e saúde. Existem muitos fatores que podem desencadear o desconforto, principalmente se você tem a pele um pouco mais delicada naturalmente. Além da genética e da influência da saúde emocional, alergia a algum produto usado no dia a dia e exposição excessiva aos raios solares também podem deixar o couro cabeludo inflamado e dolorido. Quem tem o costume de fazer alisamento, coloração e descoloração com frequência pode sentir a região um pouco mais frágil, já que a composição dos produtos usados na química pode causar inflamação se forem aplicados muito próximos ao couro ou sem os cuidados certos. Da mesma forma, o acúmulo de resíduos e excesso de oleosidade na raiz tende a desequilibrar a região e deixá-la mais dolorida, principalmente se o quadro se agravar ao ponto de causar caspa e deixar o couro cabeludo descamando.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Como tratar a sensibilidade no couro cabeludo e restaurar o equilíbrio da região
O melhor tratamento para couro cabeludo sensível é aquele que leva em consideração as necessidades da região e as causas por trás do problema. Por isso, é muito importante agendar uma consulta com dermatologista ou tricologista para avaliar o seu caso, já que somente um profissional será capaz de analisar o couro detalhadamente para prescrever o tratamento adequado, seja através de remédios ou produtos tópicos. Para auxiliar o processo de recuperação e aliviar o desconforto, você pode apostar em um shampoo de uso diário desenvolvido especialmente para esse tipo de quadro. Sensi Balance, de L'Oréal Professionnel, é uma boa opção porque tem uma fórmula calmante, que elimina impurezas e limpa delicadamente para deixar o couro cabeludo equilibrado e saudável. Com sorbitol e vitaminas B3 e PP em sua composição, ele traz uma sensação refrescante e estimula a hidratação, além de ter ação anti-inflamatória e anti-irritação. Concentre o shampoo no couro cabeludo com os fios molhados, evitando esfregar o produto pelo comprimento e pontas. Depois, massageie gentilmente até formar espuma e enxágue com água abundante.
Dicas para acalmar o couro cabeludo sensível e aliviar a irritação no dia a dia
Além de seguir o tratamento para couro cabeludo sensível prescrito por um expert, você também pode tomar algumas precauções para aliviar a irritação no dia a dia e prevenir seu retorno. A primeira dica é evitar o uso de ferramentas de calor, como secador e chapinha, em temperaturas altas e muito próximas à raiz. Quando for usá-las, mantenha uma distância segura do couro cabeludo. Nas lavagens, a água quente pode desequilibrar a pele da região e causar ressecamento, então o mais indicado é optar por uma temperatura amena, de morna a fria.
Ainda durante o banho, enxágue bem todos os produtos e evite aplicar fórmulas muito oleosas na raiz, já que isso pode acumular resíduos na região e causar alergias. Por fim, se perceber que a área está dolorida, é importante interromper os retoques das químicas para não agravar ainda mais a situação. Esse intervalo deve durar até que o problema esteja controlado e o couro cabeludo se torne saudável novamente, sempre de acordo com as orientações de um expert. Com esses truques, você garante que a pele da raiz se renove, recuperando seu equilíbrio e aliviando os desconfortos diários.
Publicado por: Maria Antonia Rocha, Terça-feira 14 de julho de 2020 - 09h10
Mais Tratamento de cabelo

Como dar vida aos cabelos: conquiste brilho, maciez e movimento com 7 dicas de expert

Cabelo loiro danificado: como fazer reconstrução capilar em casa para tratar fios com luzes ou descoloração

Quer fazer o cabelo crescer? 5 mitos para deixar de acreditar e dicas de expert para ter fios longos
Últimas matérias

Vai adotar o cabelo loiro pela primeira vez? Veja 4 tonalidades para fazer luzes nos fios escuros

Como dar vida aos cabelos: conquiste brilho, maciez e movimento com 7 dicas de expert

Cabelo loiro danificado: como fazer reconstrução capilar em casa para tratar fios com luzes ou descoloração

Cabelo cinza em 2021: grisalho ou colorido, o visual promete brilhar no novo ano

Cabelo ruivo acobreado intenso é a aposta perfeita para quem quer renovar o visual em 2021

Franja longa cortina: 5 motivos para apostar no corte de cabelo que é tendência