
Dr. Thiago Bianco Leal
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Basta apenas uma pressão para sentir-se incomodada em uma determinada área do couro cabeludo? Você pode estar com o local sensibilizado. "Entre os fatores que geram agressões no couro cabeludo fazendo com que este fique dolorido, podemos destacar queimaduras por exposição solar, principalmente nas pessoas que apresentam transparência no couro cabeludo ou calvos", explicou o Dr. Thiago Bianco Leal, cirurgião com atuação focada em transplante folicular.
Atenção ao excesso de oleosidade
"Além disso, o excesso de oleosidade também é outro agente influenciador, fazendo com que o couro cabeludo fique mais sensível e dolorido, devido à dermatite seborreica (caspa). E pessoas com procedimentos químicos, como alisamentos ou relaxamentos também podem ter maior sensibilidade no couro cabeludo, pois alguns produtos podem causar desde um processo de inflamação simples até queimaduras graves, com danos irreversíveis", alertou o médico.
Acessórios: amigos e inimigos
"O uso de chapéu é essencial, principalmente na exposição solar e, para as pessoas calvas, sempre que sair de casa", explicou. No entanto, segundo Dr. Thiago, alguns acessórios podem incomodar e piorar a situação. "Capacetes, presilhas, prendedor de cabelo, tiaras, entre outros de uso frequente, podem causar uma pressão na cabeça, tornando o local dolorido", avaliou.
O que evitar para garantir a saúde do local
O secador muito quente pode acentuar tanto a caspa como a oleosidade. "Orientamos evitar o jato excessivamente quente e que ele fique a uma distância de cerca de 30cm do couro cabeludo", recomendou. "Para as pessoas com problemas muito intensos, orientamos usar secador com temperatura fria. Além disso, os métodos químicos e mecânicos de maneira geral, como alisamento, escova progressiva, chapinha, entre outros, devem ser evitados, pois podem acentuar o quadro de sensibilidade e da dermatite seborreica", completou.
Recomendação de hairstylist
De acordo com o cabeleireiro Arnaldo, do Atelier de Beauté Arnaldo Coiffeur, em Ipanema, no Rio de Janeiro, o shampoo Sensi Balance, da L'Oréal Professionnel, é indicado para quem possui couro cabeludo sensível. "Ele possui em sua fórmula o sorbitol, agente umectante e emoliente encontrado em frutas como ameixa, maçã e algas marinhas. Ele é um calmante dermo protetor que reduz as irritações e as sensações de desconforto, reidratando e restabelecendo a barreira natural do couro cabeludo", indicou.
Procure sempre um médico especialista
No entanto, de acordo com o Dr. Thiago, caso você sinta alguma dor e ela persista, o ideal é procurar um dermatologista. "Ele vai saber com precisão o tipo de agente causador dessa sensibilidade e indicar o tratamento ideal para o seu caso", recomendou. "Caso o problema não seja tratado, o cabelo pode enfraquecer, levando a uma possível queda ou perda total dos fios", alertou.
Publicado por: Alexandra Gurgel, Quarta-feira 09 de julho de 2014 - 12h10
Mais Tratamento de cabelo

5 segredos para tratar cabelo quebrado rapidamente

É melhor pintar o cabelo antes ou depois da progressiva?

Vai viajar? Veja 6 cuidados que você precisa ter com o cabelo na viagem
Últimas matérias

5 passos para acabar com o frizz do cabelo cacheado e crespo no inverno

5 segredos para tratar cabelo quebrado rapidamente

Cabelo curto castanho claro: 20 fotos de curtinhos até cortes no ombro

Corte de cabelo para rosto redondo: 7 tendências para curtos, médios e longos

Mechas inversas: 15 fotos e dicas de como fazer a técnica para escurecer o cabelo

Cabeleireiros dão 4 dicas para ter um salão de beleza de sucesso