
Ramon Quinhones

Hairstylist especialista em penteados, noivas e orientais
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Para conquistar o cabelo macio, saudável e brilhoso dos seus sonhos, é importante conversar com um cabeleireiro para aprender sobre as necessidades das suas madeixas, os tipos de danos que elas têm e como cuidar da saúde da fibra capilar. Assim, fica mais fácil entender porque certos ingredientes oferecem resultados diferentes para os fios. Para tratar o cabelo danificado, muitos produtos voltados para reconstrução capilar mencionam creatina e ceramidas na embalagem como benefícios da composição. Você sabe o que são esses elementos? Reunimos algumas dicas simples para te ajudar a compreender como elas podem atuar na revitalização das madeixas. Confira!
Leia mais: guia completo da reconstrução capilar para tratar os cabelos danificados!
Reconstrução capilar: conheça o papel da creatina
O fio de cabelo é composto por proteínas. Quando é danificado, ele perde parte dessas proteínas e precisa de produtos que ajudem a repôr a massa interna - esse é o processo conhecido como reconstrução capilar. Um componente comum nas fórmulas voltadas para essa finalidade é a creatina, um composto de aminoácido que ajuda no fortalecimento dos fios. Apesar de também ser usada por via oral, como suplementação por alguns atletas profissionais, ela é incorporada à composição de certos produtos para cabelos porque evita a quebra e estimula o crescimento dos fios. A creatina é muito comparada à queratina, mas por ser uma molécula menor ela penetra mais facilmente na fibra capilar.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Como as ceramidas ajudam no tratamento do cabelo danificado
As ceramidas também são muito populares na composição de máscaras de cabelo porque são importantes para prolongar a durabilidade da hidratação. Como são lipídios (gorduras), elas ajudam a selar as cutículas do fio para evitar a perda de nutrientes. Assim, ela trata a porosidade da fibra capilar e evita tanto o ressecamento quanto o aparecimento de frizz. Apesar de as madeixas produzirem ceramidas naturalmente, a reposição pode ser necessária quando o cabelo está danificado e sensibilizado - seja por procedimentos químicos como coloração e alisamento, seja pelo uso frequente de ferramentas de calor como secador, chapinha e babyliss.
Cabelo danificado: o segredo para recuperar a saúde dos fios
A melhor maneira de tratar o enfraquecimento do cabelo danificado é repondo as proteínas associadas a queratina (KAPs) que foram perdidas. Para isso, o hairstylist e Expert K Ramon Quinhones recomenda a linha Résistance Thérapiste , de Kérastase. "As proteínas associadas à queratina mantêm as moléculas de queratina estáveis e a estrutura da fibra sólida. Um cabelo danificado vai perdendo KAPs e, por isso, entra em colapso. O que Thérapiste faz é reproduzir essa substância, mantendo o equilíbrio da fibra capilar" explica o expert. A tecnologia FIBRA-KAP presente na fórmula reativa essas sínteses, enquanto os aminoácidos fortalecem a estrutura e conferem maciez da raiz à ponta dos fios. A linha proporciona uma reconstrução completa às madeixas, oferecendo proteção antioxidante e textura revitalizada com longa durabilidade.
Marque um horário no salão de beleza para tratar o cabelo com um profissional!
Publicado por: Barbara Gonçalves, Sexta-feira 20 de julho de 2018 - 14h31
Mais Tratamento de cabelo

6 produtos de cabelo lançados no segundo semestre de 2022 que você vai amar!

Vitamina C dá brilho instantâneo aos cabelos loiros. Saiba como usar!

Cabelo loiro mel: 5 passos para cuidar em casa e manter a cor dos fios sempre luminosa
Últimas matérias

Qual a diferença entre cabelo cacheado e cabelo crespo? Especialista explica e dá dicas para cuidar dos fios

Shampoo para cabelo loiro: 6 opções para revitalizar a cor e cuidar dos fios

6 produtos de cabelo lançados no segundo semestre de 2022 que você vai amar!

Vitamina C dá brilho instantâneo aos cabelos loiros. Saiba como usar!

Cabelo loiro mel: 5 passos para cuidar em casa e manter a cor dos fios sempre luminosa

Oxidação do cabelo colorido: o que é o fenômeno e como proteger os fios do desbotamento